Luto! Bebeto Galvão lamenta falecimento de Raymundo Veloso, ex-deputado e ex-presidente da Câmara Municipal de Ilhéus

O pré-candidato a deputado federal Bebeto Galvão manifestou, com profunda tristeza, seu pesar pelo falecimento do advogado, ex-deputado federal, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, Raymundo Veloso, ocorrido nesta quinta-feira (25), aos 88 anos.
Em nota, Bebeto destacou a trajetória de Veloso dedicada à cidade e à política regional, bem como sua atuação na advocacia criminalista e no rádio. “Lembro de sua luta para trazer o IFBA a Ilhéus e de seu jeito simples de dizer que tudo devia ao povo. Defendeu os humildes, honrou a política e nunca se esqueceu de onde veio.”
A relação entre os dois políticos era marcada pelo respeito mútuo e pela atuação conjunta em defesa dos interesses da região. Entre suas principais realizações, Veloso destacava-se por ter viabilizado a implantação do Instituto Federal da Bahia (IFBA) em Ilhéus. Também foi o primeiro deputado a trazer a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados para o município com o objetivo de tratar da questão do cacau.
Bebeto estendeu sua solidariedade à esposa, filhas, netos e a todos que reconhecem em Veloso um autêntico servidor de Ilhéus. “Que sua memória seja sempre motivo de respeito e orgulho. Deus conforte o coração de todos”, declarou.
Ilhéus: Reabertura da Casa de Cultura Jorge Amado devolve ao público um dos símbolos da cidade

Revitalização recuperou condições de visitação e preservação de um dos principais patrimônios culturais do município
A Casa de Cultura Jorge Amado, um dos mais importantes patrimônios culturais de Ilhéus, será reaberta ao público no próximo dia 28, após passar por um processo de revitalização promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Referência para moradores, estudantes, pesquisadores e turistas que visitam a cidade em busca de conhecer a trajetória do escritor ilheense mais conhecido no mundo, o espaço volta a funcionar com melhores condições de visitação, preservação do acervo e realização de atividades culturais.
Segundo a secretária de Cultura, Anarleide Menezes, a atual gestão encontrou a Casa de Cultura Jorge Amado em condições precárias de conservação, com problemas estruturais, infiltrações, instalações elétricas comprometidas e ambientes inadequados para receber visitantes. A revitalização recuperou os espaços, promoveu a higienização do acervo e preparou o imóvel para voltar a receber o público com mais conforto e segurança.
A Casa de Cultura Jorge Amado passa a assumir também o papel de espaço de encontro para a literatura e a produção cultural local. A proposta é sediar rodas de conversa, conferências, encontros de escritores e atividades voltadas a estudantes, professores, pesquisadores e interessados na obra de Jorge Amado e na literatura regional.
A reabertura também contará com parcerias voltadas ao fortalecimento do setor literário, incluindo a participação da Academia de Letras de Ilhéus e de coletivos de escritores locais.
Para a gestão municipal, a revitalização representa um passo importante para valorizar a memória de Jorge Amado, fortalecer o turismo cultural e oferecer aos visitantes uma experiência mais completa sobre a história, a literatura e a identidade de Ilhéus.
Wagner contesta acusações, comprova que não atuou em favor do Master e pede anulação de busca e apreensão

O senador Jaques Wagner (PT-BA) apresentou, nesta segunda-feira (22), recurso ao Supremo Tribunal Federal contra a decisão que autorizou a busca e apreensão em duas residências em Brasília e em Salvador. Em documento apresentado por sua defesa ao STF, destaca que a medida se baseou na ideia de que teria atuado no Senado para beneficiar o Banco Master. O líder do governo reforça que isso não aconteceu e, por esse motivo, pede que a decisão seja anulada.
Conforme destaca, a única iniciativa de sua autoria sobre o tema foi a apresentação de uma emenda à MP 1106/2022, que tratava das regras do crédito consignado. O senador atuou para limitar os juros e proteger o consumidor, indo contra os interesses do Master. Em relação à PEC 65/2023, proposta que amplia a autonomia do Banco Central, o líder do governo não é o autor da chamada “Emenda Master” e se posicionou contra a proposta. O próprio relator, senador Plínio Valério (PSDB-AM), reforçou por meio de nota à imprensa jamais ter sido procurado pelo líder do governo para tratar do assunto.
Além disso, Wagner reforça a origem dos valores em dinheiro encontrados durante as buscas: parte veio de diárias pagas pelo Senado para viagens oficiais, publicamente declaradas, e outra foi adquirida de forma regular em instituição financeira, com todos os registros necessários. Como destaca no documento enviado ao STF, o próprio Ministério Público Federal já havia considerado prematura a apreensão desses bens.
O senador Jaques Wagner afirma confiar que o STF corrigirá os equívocos e reforça tranquilidade quanto à sua conduta.
Jerônimo Rodrigues entrega primeira estação do VLT de Salvador e marca avanço da nova mobilidade na capital baiana

O governador Jerônimo Rodrigues inaugurou, nesta quarta-feira (17), a Estação Calçada, a primeira entregue do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana. A obra representa um dos principais marcos do projeto de mobilidade em implantação pelo Governo do Estado na capital baiana e faz parte de um conjunto de investimentos voltados à conexão entre bairros, à redução do tempo de deslocamento e à integração com outros modais de transporte.
Com investimento de aproximadamente R$ 13 milhões, a Estação Calçada foi requalificada para integrar a nova estrutura do VLT. A intervenção contemplou cerca de 7,5 mil metros quadrados de área total, incluindo recuperação dos espaços de circulação, novas esquadrias em madeira e vidro com padrão semelhante ao original, piso em granito, plataformas de embarque e desembarque, catracas de acesso, paisagismo e iluminação cênica na fachada e no pátio central.
Jerônimo ressaltou que a recuperação da Estação Calçada recoloca no cotidiano da cidade um espaço que atravessa gerações e ajuda a contar a história de Salvador. Para o governador, a entrega também reafirma o compromisso do Estado com regiões que por muito tempo esperaram por investimentos estruturantes. “A Calçada não é apenas um ponto de passagem. Ela faz parte da vida de muita gente, da memória de quem pegou o trem, de quem trabalhou aqui, de quem viu o Subúrbio crescer a partir dessa estação. Hoje, esse lugar volta a olhar para o futuro, com dignidade, beleza e a força de uma obra que ajuda Salvador a se desenvolver sem esquecer de onde veio”, afirmou.
Próximas etapas
A entrega da Estação Calçada faz parte do Lote 1 do VLT, no trecho Calçada–Ilha de São João, que já alcançou mais de 64% de execução. Ao todo, o sistema terá cerca de 44 quilômetros de extensão, 50 paradas e integração física e operacional com o metrô em Águas Claras e no Bairro da Paz. A proposta é oferecer uma alternativa mais eficiente, confortável e sustentável para milhares de usuários do transporte público.
O VLT de Salvador e Região Metropolitana está dividido em três trechos, além da extensão Calçada–Comércio. O Trecho 1, entre Ilha de São João e Calçada, terá cerca de 17 quilômetros e 19 paradas. A extensão Calçada–Comércio, também vinculada ao Lote 1, terá aproximadamente 3,6 quilômetros e seis paradas, e está com cerca de 7% de execução. Essa etapa vai aproximar o sistema de áreas estratégicas do Centro Histórico e do Comércio, facilitando o acesso ao Mercado Modelo, ao Elevador Lacerda e a outros espaços de grande importância cultural, turística e econômica.
O Trecho 2, entre Paripe e Águas Claras, terá cerca de nove quilômetros e oito paradas. A obra já se aproxima de 47% de execução. Em Águas Claras, o VLT será integrado ao metrô, ao terminal rodoviário e à Nova Rodoviária, consolidando uma nova centralidade de transporte na capital.
Já o Trecho 3, entre Águas Claras e Piatã, terá aproximadamente 10,5 quilômetros e nove paradas. Essa etapa está em fase inicial, com quase 3% de execução, e prevê integração ao Sistema Metroviário Salvador–Lauro de Freitas na estação Bairro da Paz.
Infraestrutura urbana e novos espaços públicos
Os impactos do VLT vão além da mobilidade. Na extensão Calçada–Comércio, o projeto prevê intervenções para enfrentar alagamentos históricos na região da Calçada, Águas de Meninos e Comércio, beneficiando moradores, trabalhadores, comerciantes e usuários do transporte público. As obras reforçam o papel do empreendimento na requalificação de áreas estratégicas da capital.
O investimento na requalificação da Estação Calçada é de aproximadamente R$ 13 milhões. Segundo o presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, a intervenção restaurou o prédio histórico, preservou elementos arquitetônicos originais e integrou o equipamento à nova estrutura do VLT.
“A Estação Calçada foi requalificada para atender novas funções, sem perder sua identidade histórica. A intervenção envolveu a adequação dos espaços para novos usos, com áreas de circulação, acessibilidade, além da requalificação do pátio central como espaço de convivência. É muito gratificante ver um patrimônio tão importante para a memória ferroviária da Bahia ganhar nova vida e se preparar para integrar o futuro sistema do VLT”, explicou.
A estrutura reúne áreas comerciais, salas de apoio e espaços operacionais, além de prever, no pavimento superior, um memorial ferroviário, reforçando a integração entre mobilidade, patrimônio histórico, cultura e convivência urbana. O pátio central, um dos principais espaços da estação, recebeu bancos de madeira, jardineiras, reutilização de postes antigos e elementos artísticos que dialogam com a identidade cultural da Bahia, como um mural inspirado em Oxalá, além de esculturas que representam os quatro elementos da natureza: água, fogo, terra e ar.
No Subúrbio Ferroviário, o projeto também está associado a ações de urbanização, lazer e convivência. Entre elas está a implantação do Skatepark do Subúrbio, na orla de Praia Grande, com cerca de 5 mil metros quadrados e pistas voltadas às modalidades Park e Street. O conjunto de intervenções inclui ainda pavimentação do calçadão, ampliação de áreas verdes, nova iluminação pública e melhorias de acesso à praia.
Política: Bebeto Galvão visita presidente da CODEBA e celebra ampliação da estrutura do Moinho de Ilhéus

A reativação do Moinho de Trigo do Porto de Ilhéus ganhou novo impulso com o anúncio da ampliação de sua infraestrutura e a chegada dos equipamentos que integrarão o sistema de moagem. O investimento, da ordem de R$ 120 milhões, é resultado de um esforço político que teve no pré-candidato a deputado federal, Bebeto Galvão, um de seus principais articuladores.
Na última segunda-feira (15), Bebeto se reuniu com o presidente da CODEBA, Antonio Gobbo, para tratar de melhorias para a área portuária de Ilhéus, incluindo o Moinho. Na ocasião, ele parabenizou o trabalho de Gobbo à frente da Companhia, destacando o crescimento de 16% registrado pelo terminal em 2025.
Entretanto, desde 2023, Bebeto tem promovido encontros estratégicos para viabilizar o projeto. Ainda como vice-prefeito de Ilhéus, liderou as tratativas com representantes do Governo da Bahia, executivos do Grupo Maratá e diretores da CODEBA para alinhar as bases da retomada. Em maio daquele ano, levou o tema ao então ministro Márcio França, tratando também da dragagem do terminal e da construção do Porto Sul.
“Com o governo Lula, a nossa região ganha empregos, investimentos e logística fortalecida”, ressaltou Bebeto. A ampliação inclui a construção de seis novos silos e a recuperação do prédio original. As obras mobilizam 110 trabalhadores, com potencial de gerar R$ 229 milhões em receita operacional em cinco anos.
O Moinho de Ilhéus se consolida como peça-chave do novo hub logístico do sul da Bahia, integrado ao Novo PAC. O vereador Maurício Galvão, ex-gerente do Porto de Ilhéus, é autor da “Lei do Moinho”, aprovada pela Câmara Municipal em abril deste ano. A norma cria zona específica para as operações portuárias na cidade e organiza o uso do solo, evitando conflitos com outras atividades econômicas e residenciais e garantindo mais segurança para moradores e trabalhadores.
Prefeita de Macarani agradece entrega de Policlínica proposta no PGP passado: “Só a gente sabe a alegria”

A prefeita de Macarani e presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Médio Sudoeste da Bahia (COTEMESB), Selma Souto (PSD), afirmou, neste domingo (14), integrar com muito orgulho o time do trabalho e do grupo liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues. Presente no PGP realizado em Itapetinga, a gestora municipal agradeceu a entrega da Policlínica do Médio Sudoeste.
“É muito fácil, Jerônimo, estar aqui, porque aqui tem o senhor com muito serviço prestado. Hoje, com a nossa Policlínica, que foi um pedido no PGP passado, hoje, com o Hospital de base, que é a divindade Só a gente sabe a alegria que é, a 45 quilômetros de Macarani”, destacou a prefeita, ao reforçar a defesa da reeleição do pré-candidato do PT ao Governo da Bahia: “Estamos todos juntos, de mãos dadas”.
Educação: Estudantes de colégio estadual de Itabuna marcam presença em olimpíadas nacionais de Robótica e Matemática

Fotos Adelson Menezes
Nesta semana, estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Valdelice Soares Pinheiro, no município de Itabuna, mostraram suas habilidades em Ciências, Tecnologia e Robótica na etapa teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Inscrito no Nível 5 da competição e formado por 19 alunos do Ensino Médio, o grupo está sendo orientado pelo professor de Química da unidade, Adelson Menezes.

Fotos Adelson Menezes
Realizada pela Robocup Brasil, em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a OBR é uma competição multidisciplinar. O objetivo é aproximar tanto o público que nunca teve contato com a temática, quanto as escolas que já integram a robótica educacional, buscando inspirar os jovens a seguir carreiras científico-tecnológicas. As atividades incluem competições práticas com robôs e provas teóricas aplicadas em todo o país.
O professor Adelson destacou o engajamento dos estudantes. “Desde antes da Olimpíada Brasileira de Foguetes, nos reunimos semanalmente para reforçar o aprendizado nas disciplinas envolvidas nas competições”, afirmou o orientador. Ele contou, ainda, que, no mesmo dia, os alunos realizaram a prova da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP). Para dar mais energia para o grupo, ele mesmo preparou um kit com lanche especial, distribuído durante o exame teórico.
A fase prática da OBR acontecerá entre os dias 11 e 13 de agosto. Para essa etapa, a equipe já trabalha na montagem dos robôs e dos sistemas de automação, discutindo cada etapa do projeto e desenvolvendo a linguagem de programação.
Olimpíada Brasileira de Matemática
Simultaneamente, o grupo de Robótica e os demais estudantes da escola participaram da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O projeto nacional é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). As provas de ambas as competições foram aplicadas na mesma data.
Criada em 2005 para estimular o estudo da Matemática e identificar talentos na área, a OBMEP contribui para a melhoria da Educação Básica; incentiva o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas; e promove a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
Os medalhistas da OBMEP são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica, realizado por meio de uma rede nacional de professores em polos espalhados pelo país. Já a OBR premia os vencedores com classificações para eventos internacionais e bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de vagas em instituições públicas de ensino e minicursos.
Política: Rui destaca visão municipalista de Lula e Jerônimo em anúncio de novos investimentos para municípios baianos

Ex-ministro da Casa Civil afirmou que o presidente orientou a construção de um Novo PAC capaz de alcançar o maior número possível de cidades brasileiras_Foto: Diego Mascarenhas
O ex-ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta quinta-feira (11) que os novos investimentos anunciados pelo governador Jerônimo Rodrigues para municípios baianos refletem a prioridade dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva às cidades brasileiras. A declaração foi feita durante evento no Parque de Exposições, em Salvador, que reuniu centenas de prefeitos e gestores municipais, além dos senadores Jaques Wagner e Otto Alencar.
Responsável pela coordenação do Novo PAC no governo federal, Rui afirmou que Lula determinou, ainda em 2023, que o programa fosse estruturado para beneficiar o maior número possível de municípios do país. Segundo ele, essa orientação resultou em um volume de investimentos sem precedentes na história recente do Brasil, alcançando 99% dos municípios brasileiros.
“Não existe, na história do Brasil, nenhum presidente mais municipalista do que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula me chamou, em 2023, para montar o PAC e disse: ‘Rui, monte uma estratégia para alcançar o maior número possível de municípios’. Quando fazemos um balanço do PAC, conseguimos verificar que 99% dos municípios brasileiros receberam alguma ação do programa”, afirmou.
Rui também criticou a ausência, segundo ele, de programas federais voltados à apresentação de projetos por prefeituras entre 2016 e 2022. “Durante dois mandatos de dois presidentes, nenhum prefeito foi convidado a apresentar propostas. Nenhuma vez”, disse.
Ao defender a parceria entre União, estado e municípios, Rui afirmou que a valorização das cidades é uma marca dos governos liderados por Lula e também da trajetória administrativa construída na Bahia por Jaques Wagner, por ele próprio e por Jerônimo Rodrigues.
“Nós aprendemos com aquele que é o mestre da política brasileira, o nosso presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Aprendemos a reconhecer a importância de fazer parcerias com os municípios, de estender a mão aos prefeitos e prefeitas”, declarou, antes de pedir uma salva de palmas das centenas de gestores municipais presentes ao presidente da República.
Durante o evento, o governo estadual autorizou obras e anunciou ações nas áreas de educação, saúde, desenvolvimento rural, abastecimento de água e infraestrutura. Segundo o governo, as medidas têm como objetivo ampliar investimentos e melhorar serviços para a população.
Política: “A oposição que diz que os prefeitos não têm força vai perder mais uma vez”, dispara prefeito de Ituaçu durante anúncio de investimentos do Governo do Estado

O prefeito de Ituaçu (BA), Phellipe Brito (PSD), afirmou nesta quinta-feira (11) que a oposição voltará a ser derrotada nas urnas e rebateu críticas feitas por ACM Neto aos gestores municipais. “Estou com Jerônimo, como estive na eleição passada e, neste ano, a vitória será em primeiro turno, de Jerônimo e de Lula. A oposição diz que os prefeitos não têm força, não têm acesso ao povo. Por isso, vai perder mais uma vez”, declarou.
O gestor também afirmou que enquanto a oposição não tem projetos para apresentar, o Governo do Estado segue realizando entregas que impactam diretamente a vida da população. “Nós temos entregas constantes, escolas que antes só se via em filmes. Nós estamos juntos com um time que tem compromisso, enquanto o lado de lá não tem o que mostrar e só fica falando”, disse durante anúncio de investimentos para 200 cidades baianas realizado no Parque de Exposições, em Salvador.
Phellipe Brito destacou os avanços em educação e acesso à água no município, atribuídos à parceria com o governo estadual. Entre as ações citadas está a entrega do Centro Educacional Anísio Honório da Silva, inaugurado em novembro do ano passado. Com investimento de R$ 14,5 milhões, a unidade conta com laboratórios, quadra coberta, piscina olímpica, biblioteca e outras estruturas modernas.
“A história que a oposição faz é de falácias. Eles estiveram no poder e não fizeram. Depois de Wagner, Rui e Jerônimo, a realidade é outra. Em Ituaçu, temos escolas com teatro, cantina, piscina, além de obras de água encanada na casa do povo, pavimentação asfáltica, chegando também na zona rural”, afirmou.
Micareta de Una 2026: Cão de Raça anuncia ausência na avenida e agradece apoio dos foliões

A Diretoria do Bloco e Camarote Cão de Raça anunciou oficialmente que não participará da edição 2026 da Micareta de Una. O comunicado foi divulgado nesta quarta-feira nas redes sociais do grupo, surpreendendo foliões e admiradores da tradicional estrutura que há anos integra a festa.
Na nota, a diretoria afirma que a decisão foi tomada “com aperto no coração” e agradece o apoio recebido ao longo da trajetória do bloco. O texto destaca a importância dos foliões, parceiros, patrocinadores e colaboradores que ajudaram a consolidar o Cão de Raça como uma das marcas mais conhecidas da micareta unense.
Apesar da ausência neste ano, o comunicado traz uma mensagem de esperança para o público. “Nos vemos em breve”, diz a nota, indicando que a pausa não representa necessariamente o encerramento das atividades do bloco.
A notícia gerou repercussão entre os frequentadores da Micareta de Una, que agora aguardam mais informações sobre os próximos passos do grupo e a possibilidade de retorno em futuras edições do evento.
Portal Leo Novais seguirá acompanhando os desdobramentos e trazendo novas informações sobre o assunto.













