WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia









junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
videos


Wagner contesta acusações, comprova que não atuou em favor do Master e pede anulação de busca e apreensão


O senador Jaques Wagner (PT-BA) apresentou, nesta segunda-feira (22), recurso ao Supremo Tribunal Federal contra a decisão que autorizou a busca e apreensão em duas residências em Brasília e em Salvador. Em documento apresentado por sua defesa ao STF, destaca que a medida se baseou na ideia de que teria atuado no Senado para beneficiar o Banco Master. O líder do governo reforça que isso não aconteceu e, por esse motivo, pede que a decisão seja anulada.

Conforme destaca, a única iniciativa de sua autoria sobre o tema foi a apresentação de uma emenda à MP 1106/2022, que tratava das regras do crédito consignado. O senador atuou para limitar os juros e proteger o consumidor, indo contra os interesses do Master. Em relação à PEC 65/2023, proposta que amplia a autonomia do Banco Central, o líder do governo não é o autor da chamada “Emenda Master” e se posicionou contra a proposta. O próprio relator, senador Plínio Valério (PSDB-AM), reforçou por meio de nota à imprensa jamais ter sido procurado pelo líder do governo para tratar do assunto.

Além disso, Wagner reforça a origem dos valores em dinheiro encontrados durante as buscas: parte veio de diárias pagas pelo Senado para viagens oficiais, publicamente declaradas, e outra foi adquirida de forma regular em instituição financeira, com todos os registros necessários. Como destaca no documento enviado ao STF, o próprio Ministério Público Federal já havia considerado prematura a apreensão desses bens.

O senador Jaques Wagner afirma confiar que o STF corrigirá os equívocos e reforça tranquilidade quanto à sua conduta.

Jerônimo Rodrigues entrega primeira estação do VLT de Salvador e marca avanço da nova mobilidade na capital baiana


O governador Jerônimo Rodrigues inaugurou, nesta quarta-feira (17), a Estação Calçada, a primeira entregue do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana. A obra representa um dos principais marcos do projeto de mobilidade em implantação pelo Governo do Estado na capital baiana e faz parte de um conjunto de investimentos voltados à conexão entre bairros, à redução do tempo de deslocamento e à integração com outros modais de transporte.

Com investimento de aproximadamente R$ 13 milhões, a Estação Calçada foi requalificada para integrar a nova estrutura do VLT. A intervenção contemplou cerca de 7,5 mil metros quadrados de área total, incluindo recuperação dos espaços de circulação, novas esquadrias em madeira e vidro com padrão semelhante ao original, piso em granito, plataformas de embarque e desembarque, catracas de acesso, paisagismo e iluminação cênica na fachada e no pátio central.

Jerônimo ressaltou que a recuperação da Estação Calçada recoloca no cotidiano da cidade um espaço que atravessa gerações e ajuda a contar a história de Salvador. Para o governador, a entrega também reafirma o compromisso do Estado com regiões que por muito tempo esperaram por investimentos estruturantes. “A Calçada não é apenas um ponto de passagem. Ela faz parte da vida de muita gente, da memória de quem pegou o trem, de quem trabalhou aqui, de quem viu o Subúrbio crescer a partir dessa estação. Hoje, esse lugar volta a olhar para o futuro, com dignidade, beleza e a força de uma obra que ajuda Salvador a se desenvolver sem esquecer de onde veio”, afirmou.

Próximas etapas

A entrega da Estação Calçada faz parte do Lote 1 do VLT, no trecho Calçada–Ilha de São João, que já alcançou mais de 64% de execução. Ao todo, o sistema terá cerca de 44 quilômetros de extensão, 50 paradas e integração física e operacional com o metrô em Águas Claras e no Bairro da Paz. A proposta é oferecer uma alternativa mais eficiente, confortável e sustentável para milhares de usuários do transporte público.

O VLT de Salvador e Região Metropolitana está dividido em três trechos, além da extensão Calçada–Comércio. O Trecho 1, entre Ilha de São João e Calçada, terá cerca de 17 quilômetros e 19 paradas. A extensão Calçada–Comércio, também vinculada ao Lote 1, terá aproximadamente 3,6 quilômetros e seis paradas, e está com cerca de 7% de execução. Essa etapa vai aproximar o sistema de áreas estratégicas do Centro Histórico e do Comércio, facilitando o acesso ao Mercado Modelo, ao Elevador Lacerda e a outros espaços de grande importância cultural, turística e econômica.

O Trecho 2, entre Paripe e Águas Claras, terá cerca de nove quilômetros e oito paradas. A obra já se aproxima de 47% de execução. Em Águas Claras, o VLT será integrado ao metrô, ao terminal rodoviário e à Nova Rodoviária, consolidando uma nova centralidade de transporte na capital.

Já o Trecho 3, entre Águas Claras e Piatã, terá aproximadamente 10,5 quilômetros e nove paradas. Essa etapa está em fase inicial, com quase 3% de execução, e prevê integração ao Sistema Metroviário Salvador–Lauro de Freitas na estação Bairro da Paz.

Infraestrutura urbana e novos espaços públicos

Os impactos do VLT vão além da mobilidade. Na extensão Calçada–Comércio, o projeto prevê intervenções para enfrentar alagamentos históricos na região da Calçada, Águas de Meninos e Comércio, beneficiando moradores, trabalhadores, comerciantes e usuários do transporte público. As obras reforçam o papel do empreendimento na requalificação de áreas estratégicas da capital.

O investimento na requalificação da Estação Calçada é de aproximadamente R$ 13 milhões. Segundo o presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, a intervenção restaurou o prédio histórico, preservou elementos arquitetônicos originais e integrou o equipamento à nova estrutura do VLT.

“A Estação Calçada foi requalificada para atender novas funções, sem perder sua identidade histórica. A intervenção envolveu a adequação dos espaços para novos usos, com áreas de circulação, acessibilidade, além da requalificação do pátio central como espaço de convivência. É muito gratificante ver um patrimônio tão importante para a memória ferroviária da Bahia ganhar nova vida e se preparar para integrar o futuro sistema do VLT”, explicou.

A estrutura reúne áreas comerciais, salas de apoio e espaços operacionais, além de prever, no pavimento superior, um memorial ferroviário, reforçando a integração entre mobilidade, patrimônio histórico, cultura e convivência urbana. O pátio central, um dos principais espaços da estação, recebeu bancos de madeira, jardineiras, reutilização de postes antigos e elementos artísticos que dialogam com a identidade cultural da Bahia, como um mural inspirado em Oxalá, além de esculturas que representam os quatro elementos da natureza: água, fogo, terra e ar.

No Subúrbio Ferroviário, o projeto também está associado a ações de urbanização, lazer e convivência. Entre elas está a implantação do Skatepark do Subúrbio, na orla de Praia Grande, com cerca de 5 mil metros quadrados e pistas voltadas às modalidades Park e Street. O conjunto de intervenções inclui ainda pavimentação do calçadão, ampliação de áreas verdes, nova iluminação pública e melhorias de acesso à praia.

Política: Bebeto Galvão visita presidente da CODEBA e celebra ampliação da estrutura do Moinho de Ilhéus


A reativação do Moinho de Trigo do Porto de Ilhéus ganhou novo impulso com o anúncio da ampliação de sua infraestrutura e a chegada dos equipamentos que integrarão o sistema de moagem. O investimento, da ordem de R$ 120 milhões, é resultado de um esforço político que teve no pré-candidato a deputado federal, Bebeto Galvão, um de seus principais articuladores.

Na última segunda-feira (15), Bebeto se reuniu com o presidente da CODEBA, Antonio Gobbo, para tratar de melhorias para a área portuária de Ilhéus, incluindo o Moinho. Na ocasião, ele parabenizou o trabalho de Gobbo à frente da Companhia, destacando o crescimento de 16% registrado pelo terminal em 2025.

Entretanto, desde 2023, Bebeto tem promovido encontros estratégicos para viabilizar o projeto. Ainda como vice-prefeito de Ilhéus, liderou as tratativas com representantes do Governo da Bahia, executivos do Grupo Maratá e diretores da CODEBA para alinhar as bases da retomada. Em maio daquele ano, levou o tema ao então ministro Márcio França, tratando também da dragagem do terminal e da construção do Porto Sul.

“Com o governo Lula, a nossa região ganha empregos, investimentos e logística fortalecida”, ressaltou Bebeto. A ampliação inclui a construção de seis novos silos e a recuperação do prédio original. As obras mobilizam 110 trabalhadores, com potencial de gerar R$ 229 milhões em receita operacional em cinco anos.

O Moinho de Ilhéus se consolida como peça-chave do novo hub logístico do sul da Bahia, integrado ao Novo PAC. O vereador Maurício Galvão, ex-gerente do Porto de Ilhéus, é autor da “Lei do Moinho”, aprovada pela Câmara Municipal em abril deste ano. A norma cria zona específica para as operações portuárias na cidade e organiza o uso do solo, evitando conflitos com outras atividades econômicas e residenciais e garantindo mais segurança para moradores e trabalhadores.

Prefeita de Macarani agradece entrega de Policlínica proposta no PGP passado: “Só a gente sabe a alegria”

A prefeita de Macarani e presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Médio Sudoeste da Bahia (COTEMESB), Selma Souto (PSD), afirmou, neste domingo (14), integrar com muito orgulho o time do trabalho e do grupo liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues. Presente no PGP realizado em Itapetinga, a gestora municipal agradeceu a entrega da Policlínica do Médio Sudoeste.

“É muito fácil, Jerônimo, estar aqui, porque aqui tem o senhor com muito serviço prestado. Hoje, com a nossa Policlínica, que foi um pedido no PGP passado, hoje, com o Hospital de base, que é a divindade Só a gente sabe a alegria que é, a 45 quilômetros de Macarani”, destacou a prefeita, ao reforçar a defesa da reeleição do pré-candidato do PT ao Governo da Bahia: “Estamos todos juntos, de mãos dadas”.

Educação: Estudantes de colégio estadual de Itabuna marcam presença em olimpíadas nacionais de Robótica e Matemática

Fotos Adelson Menezes

Nesta semana, estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Valdelice Soares Pinheiro, no município de Itabuna, mostraram suas habilidades em Ciências, Tecnologia e Robótica na etapa teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Inscrito no Nível 5 da competição e formado por 19 alunos do Ensino Médio, o grupo está sendo orientado pelo professor de Química da unidade, Adelson Menezes.

Fotos Adelson Menezes

Realizada pela Robocup Brasil, em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a OBR é uma competição multidisciplinar. O objetivo é aproximar tanto o público que nunca teve contato com a temática, quanto as escolas que já integram a robótica educacional, buscando inspirar os jovens a seguir carreiras científico-tecnológicas. As atividades incluem competições práticas com robôs e provas teóricas aplicadas em todo o país.

 

O professor Adelson destacou o engajamento dos estudantes. “Desde antes da Olimpíada Brasileira de Foguetes, nos reunimos semanalmente para reforçar o aprendizado nas disciplinas envolvidas nas competições”, afirmou o orientador. Ele contou, ainda, que, no mesmo dia, os alunos realizaram a prova da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP). Para dar mais energia para o grupo, ele mesmo preparou um kit com lanche especial, distribuído durante o exame teórico.

A fase prática da OBR acontecerá entre os dias 11 e 13 de agosto. Para essa etapa, a equipe já trabalha na montagem dos robôs e dos sistemas de automação, discutindo cada etapa do projeto e desenvolvendo a linguagem de programação.

Olimpíada Brasileira de Matemática

Simultaneamente, o grupo de Robótica e os demais estudantes da escola participaram da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O projeto nacional é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). As provas de ambas as competições foram aplicadas na mesma data.

Criada em 2005 para estimular o estudo da Matemática e identificar talentos na área, a OBMEP contribui para a melhoria da Educação Básica; incentiva o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas; e promove a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Os medalhistas da OBMEP são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica, realizado por meio de uma rede nacional de professores em polos espalhados pelo país. Já a OBR premia os vencedores com classificações para eventos internacionais e bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de vagas em instituições públicas de ensino e minicursos.

Política: Rui destaca visão municipalista de Lula e Jerônimo em anúncio de novos investimentos para municípios baianos

Ex-ministro da Casa Civil afirmou que o presidente orientou a construção de um Novo PAC capaz de alcançar o maior número possível de cidades brasileiras_Foto: Diego Mascarenhas

O ex-ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta quinta-feira (11) que os novos investimentos anunciados pelo governador Jerônimo Rodrigues para municípios baianos refletem a prioridade dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva às cidades brasileiras. A declaração foi feita durante evento no Parque de Exposições, em Salvador, que reuniu centenas de prefeitos e gestores municipais, além dos senadores Jaques Wagner e Otto Alencar.

Responsável pela coordenação do Novo PAC no governo federal, Rui afirmou que Lula determinou, ainda em 2023, que o programa fosse estruturado para beneficiar o maior número possível de municípios do país. Segundo ele, essa orientação resultou em um volume de investimentos sem precedentes na história recente do Brasil, alcançando 99% dos municípios brasileiros.

“Não existe, na história do Brasil, nenhum presidente mais municipalista do que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula me chamou, em 2023, para montar o PAC e disse: ‘Rui, monte uma estratégia para alcançar o maior número possível de municípios’. Quando fazemos um balanço do PAC, conseguimos verificar que 99% dos municípios brasileiros receberam alguma ação do programa”, afirmou.

Rui também criticou a ausência, segundo ele, de programas federais voltados à apresentação de projetos por prefeituras entre 2016 e 2022. “Durante dois mandatos de dois presidentes, nenhum prefeito foi convidado a apresentar propostas. Nenhuma vez”, disse.

Ao defender a parceria entre União, estado e municípios, Rui afirmou que a valorização das cidades é uma marca dos governos liderados por Lula e também da trajetória administrativa construída na Bahia por Jaques Wagner, por ele próprio e por Jerônimo Rodrigues.

“Nós aprendemos com aquele que é o mestre da política brasileira, o nosso presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Aprendemos a reconhecer a importância de fazer parcerias com os municípios, de estender a mão aos prefeitos e prefeitas”, declarou, antes de pedir uma salva de palmas das centenas de gestores municipais presentes ao presidente da República.

Durante o evento, o governo estadual autorizou obras e anunciou ações nas áreas de educação, saúde, desenvolvimento rural, abastecimento de água e infraestrutura. Segundo o governo, as medidas têm como objetivo ampliar investimentos e melhorar serviços para a população.

Política: “A oposição que diz que os prefeitos não têm força vai perder mais uma vez”, dispara prefeito de Ituaçu durante anúncio de investimentos do Governo do Estado

O prefeito de Ituaçu (BA), Phellipe Brito (PSD), afirmou nesta quinta-feira (11) que a oposição voltará a ser derrotada nas urnas e rebateu críticas feitas por ACM Neto aos gestores municipais. “Estou com Jerônimo, como estive na eleição passada e, neste ano, a vitória será em primeiro turno, de Jerônimo e de Lula. A oposição diz que os prefeitos não têm força, não têm acesso ao povo. Por isso, vai perder mais uma vez”, declarou.

O gestor também afirmou que enquanto a oposição não tem projetos para apresentar, o Governo do Estado segue realizando entregas que impactam diretamente a vida da população. “Nós temos entregas constantes, escolas que antes só se via em filmes. Nós estamos juntos com um time que tem compromisso, enquanto o lado de lá não tem o que mostrar e só fica falando”, disse durante anúncio de investimentos para 200 cidades baianas realizado no Parque de Exposições, em Salvador.

Phellipe Brito destacou os avanços em educação e acesso à água no município, atribuídos à parceria com o governo estadual. Entre as ações citadas está a entrega do Centro Educacional Anísio Honório da Silva, inaugurado em novembro do ano passado. Com investimento de R$ 14,5 milhões, a unidade conta com laboratórios, quadra coberta, piscina olímpica, biblioteca e outras estruturas modernas.

“A história que a oposição faz é de falácias. Eles estiveram no poder e não fizeram. Depois de Wagner, Rui e Jerônimo, a realidade é outra. Em Ituaçu, temos escolas com teatro, cantina, piscina, além de obras de água encanada na casa do povo, pavimentação asfáltica, chegando também na zona rural”, afirmou.

Micareta de Una 2026: Cão de Raça anuncia ausência na avenida e agradece apoio dos foliões

A Diretoria do Bloco e Camarote Cão de Raça anunciou oficialmente que não participará da edição 2026 da Micareta de Una. O comunicado foi divulgado nesta quarta-feira nas redes sociais do grupo, surpreendendo foliões e admiradores da tradicional estrutura que há anos integra a festa.

Na nota, a diretoria afirma que a decisão foi tomada “com aperto no coração” e agradece o apoio recebido ao longo da trajetória do bloco. O texto destaca a importância dos foliões, parceiros, patrocinadores e colaboradores que ajudaram a consolidar o Cão de Raça como uma das marcas mais conhecidas da micareta unense.

Apesar da ausência neste ano, o comunicado traz uma mensagem de esperança para o público. “Nos vemos em breve”, diz a nota, indicando que a pausa não representa necessariamente o encerramento das atividades do bloco.

A notícia gerou repercussão entre os frequentadores da Micareta de Una, que agora aguardam mais informações sobre os próximos passos do grupo e a possibilidade de retorno em futuras edições do evento.

Portal Leo Novais seguirá acompanhando os desdobramentos e trazendo novas informações sobre o assunto.

Eleições: Pesquisa mostra Lula à frente de Flávio Bolsonaro em cenários de primeiro e segundo turno

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou sua vantagem sobre o senador Flávio Bolsonaro (PL) na corrida presidencial e aparece liderando tanto os cenários de primeiro quanto de segundo turno. É o que aponta a nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (10).

No cenário de segundo turno entre os dois, Lula registra 44% das intenções de voto, contra 38% de Flávio Bolsonaro. O resultado representa uma ampliação da vantagem do petista em relação ao levantamento anterior, realizado em maio de 2026. Na ocasião, Lula aparecia com 42%, enquanto Flávio somava 41%, configurando um cenário de empate técnico.

De acordo com a pesquisa, Lula cresceu dois pontos percentuais desde o último levantamento, enquanto Flávio Bolsonaro oscilou negativamente três pontos, passando de 41% para 38%.

A pesquisa também avaliou a intenção de voto espontânea, modalidade em que os entrevistados respondem sem receber uma lista prévia de candidatos. Neste cenário, Lula lidera com 23% das citações, seguido por Flávio Bolsonaro, com 17%. A maioria dos entrevistados, porém, ainda demonstra indefinição: 56% afirmaram não saber em quem votar ou preferiram não responder.

Já no cenário estimulado de primeiro turno, Lula aparece com 39% das intenções de voto, contra 29% de Flávio Bolsonaro. Na sequência surgem Renan Santos (Missão) e Ronaldo Caiado (PDS), ambos com 3%. Aécio Neves (PSDB) e Romeu Zema (Novo) registram 2% cada. Augusto Cury (Avante), Joaquim Barbosa (DC) e Samara Martins (UP) aparecem com 1% das intenções de voto cada.

Segundo os dados do levantamento, Lula mantém maior vantagem entre eleitores de baixa renda, moradores da região Nordeste e beneficiários de programas sociais, grupos que historicamente compõem uma parcela importante de sua base eleitoral. Flávio Bolsonaro, por sua vez, concentra apoio principalmente entre eleitores identificados com a direita e o movimento bolsonarista.

A pesquisa também indica que a disputa permanece polarizada. Quando questionados sobre a possibilidade de mudança de voto até a eleição, 36% dos entrevistados afirmaram que ainda podem alterar sua escolha, enquanto 63% disseram que o voto já está definido.

Ainda segundo a análise divulgada, a queda de Flávio Bolsonaro nas intenções de voto ocorreu após a repercussão de áudios vazados envolvendo sua relação de proximidade com Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master.

O levantamento avaliou quatro cenários distintos de segundo turno, todos com a presença de Lula. No confronto direto contra Flávio Bolsonaro, o presidente aparece com vantagem de seis pontos percentuais, ficando à frente para além da margem de erro e consolidando, neste momento, a liderança na disputa presidencial.

A pesquisa Genial/Quaest reforça que, embora Lula lidere os cenários analisados, o quadro eleitoral ainda permanece aberto, especialmente diante do elevado percentual de eleitores indecisos e da parcela que admite poder mudar de voto até o pleito.

Ilhéus: Câmara promove segunda audiência pública para debater tarifa zero no transporte

A Câmara Municipal de Ilhéus (CMI) promove, na sexta-feira (12), às 9h, a segunda audiência pública para discutir a implantação da tarifa zero no transporte público do município. O objetivo é dar sequência aos debates sobre o tema, iniciados no mês passado.

A atividade é fruto do Requerimento nº 300/2026, aprovado pelo Plenário da CMI e de autoria do vereador Adilson José (PT). Segundo o edil, o novo encontro pretende ampliar as discussões sobre a viabilidade da concessão da gratuidade no acesso ao transporte público.

“A nova audiência pública visa ampliar a participação popular e contribuir para a construção de propostas voltadas à melhoria da mobilidade urbana no município”, justificou Adilson José.

A audiência pública acontece no plenário da Câmara (Rua Araújo Pinho, nº 19, Centro), com transmissão ao vivo pelo canal da TV Câmara de Ilhéus no YouTube (https://www.youtube.com/@camarailheus4494).





web