:: 25/jun/2026 . 18:07
Luto! Bebeto Galvão lamenta falecimento de Raymundo Veloso, ex-deputado e ex-presidente da Câmara Municipal de Ilhéus

O pré-candidato a deputado federal Bebeto Galvão manifestou, com profunda tristeza, seu pesar pelo falecimento do advogado, ex-deputado federal, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, Raymundo Veloso, ocorrido nesta quinta-feira (25), aos 88 anos.
Em nota, Bebeto destacou a trajetória de Veloso dedicada à cidade e à política regional, bem como sua atuação na advocacia criminalista e no rádio. “Lembro de sua luta para trazer o IFBA a Ilhéus e de seu jeito simples de dizer que tudo devia ao povo. Defendeu os humildes, honrou a política e nunca se esqueceu de onde veio.”
A relação entre os dois políticos era marcada pelo respeito mútuo e pela atuação conjunta em defesa dos interesses da região. Entre suas principais realizações, Veloso destacava-se por ter viabilizado a implantação do Instituto Federal da Bahia (IFBA) em Ilhéus. Também foi o primeiro deputado a trazer a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados para o município com o objetivo de tratar da questão do cacau.
Bebeto estendeu sua solidariedade à esposa, filhas, netos e a todos que reconhecem em Veloso um autêntico servidor de Ilhéus. “Que sua memória seja sempre motivo de respeito e orgulho. Deus conforte o coração de todos”, declarou.
Ilhéus: Reabertura da Casa de Cultura Jorge Amado devolve ao público um dos símbolos da cidade

Revitalização recuperou condições de visitação e preservação de um dos principais patrimônios culturais do município
A Casa de Cultura Jorge Amado, um dos mais importantes patrimônios culturais de Ilhéus, será reaberta ao público no próximo dia 28, após passar por um processo de revitalização promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Referência para moradores, estudantes, pesquisadores e turistas que visitam a cidade em busca de conhecer a trajetória do escritor ilheense mais conhecido no mundo, o espaço volta a funcionar com melhores condições de visitação, preservação do acervo e realização de atividades culturais.
Segundo a secretária de Cultura, Anarleide Menezes, a atual gestão encontrou a Casa de Cultura Jorge Amado em condições precárias de conservação, com problemas estruturais, infiltrações, instalações elétricas comprometidas e ambientes inadequados para receber visitantes. A revitalização recuperou os espaços, promoveu a higienização do acervo e preparou o imóvel para voltar a receber o público com mais conforto e segurança.
A Casa de Cultura Jorge Amado passa a assumir também o papel de espaço de encontro para a literatura e a produção cultural local. A proposta é sediar rodas de conversa, conferências, encontros de escritores e atividades voltadas a estudantes, professores, pesquisadores e interessados na obra de Jorge Amado e na literatura regional.
A reabertura também contará com parcerias voltadas ao fortalecimento do setor literário, incluindo a participação da Academia de Letras de Ilhéus e de coletivos de escritores locais.
Para a gestão municipal, a revitalização representa um passo importante para valorizar a memória de Jorge Amado, fortalecer o turismo cultural e oferecer aos visitantes uma experiência mais completa sobre a história, a literatura e a identidade de Ilhéus.
- 1













