:: ‘_destaque2’
Luto! Bebeto Galvão lamenta falecimento de Raymundo Veloso, ex-deputado e ex-presidente da Câmara Municipal de Ilhéus

O pré-candidato a deputado federal Bebeto Galvão manifestou, com profunda tristeza, seu pesar pelo falecimento do advogado, ex-deputado federal, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, Raymundo Veloso, ocorrido nesta quinta-feira (25), aos 88 anos.
Em nota, Bebeto destacou a trajetória de Veloso dedicada à cidade e à política regional, bem como sua atuação na advocacia criminalista e no rádio. “Lembro de sua luta para trazer o IFBA a Ilhéus e de seu jeito simples de dizer que tudo devia ao povo. Defendeu os humildes, honrou a política e nunca se esqueceu de onde veio.”
A relação entre os dois políticos era marcada pelo respeito mútuo e pela atuação conjunta em defesa dos interesses da região. Entre suas principais realizações, Veloso destacava-se por ter viabilizado a implantação do Instituto Federal da Bahia (IFBA) em Ilhéus. Também foi o primeiro deputado a trazer a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados para o município com o objetivo de tratar da questão do cacau.
Bebeto estendeu sua solidariedade à esposa, filhas, netos e a todos que reconhecem em Veloso um autêntico servidor de Ilhéus. “Que sua memória seja sempre motivo de respeito e orgulho. Deus conforte o coração de todos”, declarou.
Política: “A oposição que diz que os prefeitos não têm força vai perder mais uma vez”, dispara prefeito de Ituaçu durante anúncio de investimentos do Governo do Estado

O prefeito de Ituaçu (BA), Phellipe Brito (PSD), afirmou nesta quinta-feira (11) que a oposição voltará a ser derrotada nas urnas e rebateu críticas feitas por ACM Neto aos gestores municipais. “Estou com Jerônimo, como estive na eleição passada e, neste ano, a vitória será em primeiro turno, de Jerônimo e de Lula. A oposição diz que os prefeitos não têm força, não têm acesso ao povo. Por isso, vai perder mais uma vez”, declarou.
O gestor também afirmou que enquanto a oposição não tem projetos para apresentar, o Governo do Estado segue realizando entregas que impactam diretamente a vida da população. “Nós temos entregas constantes, escolas que antes só se via em filmes. Nós estamos juntos com um time que tem compromisso, enquanto o lado de lá não tem o que mostrar e só fica falando”, disse durante anúncio de investimentos para 200 cidades baianas realizado no Parque de Exposições, em Salvador.
Phellipe Brito destacou os avanços em educação e acesso à água no município, atribuídos à parceria com o governo estadual. Entre as ações citadas está a entrega do Centro Educacional Anísio Honório da Silva, inaugurado em novembro do ano passado. Com investimento de R$ 14,5 milhões, a unidade conta com laboratórios, quadra coberta, piscina olímpica, biblioteca e outras estruturas modernas.
“A história que a oposição faz é de falácias. Eles estiveram no poder e não fizeram. Depois de Wagner, Rui e Jerônimo, a realidade é outra. Em Ituaçu, temos escolas com teatro, cantina, piscina, além de obras de água encanada na casa do povo, pavimentação asfáltica, chegando também na zona rural”, afirmou.
Segurança: Bahia reduz mortes violentas em mais de 20% de janeiro a maio de 2026

_Cidades como Senhor do Bonfim, São Sebastião do Passé, Acajutiba, Nova Soure e Igrapiúna registraram redução de 100%_
Entre janeiro e maio deste ano, a Polícia registrou uma queda de 20,3% dos crimes graves contra a vida (homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte) em toda a Bahia. A capital baiana apresentou diminuição de 30,7%, enquanto Camaçari contabilizou queda de 41,8%, Feira de Santana fechou com redução de 12,9 e, em Juazeiro, as mortes violentas recuaram 49%. No Extremo Sul da Bahia, a Polícia registrou redução de 58,6% em Eunápolis e, na região do Médio Rio de Contas, diminuição de 28,6% no município de Jequié.
“A integração entre as Forças Policiais, atuando orientadas pela inteligência, garantido um combate permanente contra as facções, além das ações transversais do Programa Bahia Pela Paz foram fundamentais neste processo contínuo de diminuição das mortes violentas”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
O Bahia pela Paz, Programa estratégico do Governo da Estado para prevenção e redução da violência letal, voltado a crianças, adolescentes e jovens, em situação de alta vulnerabilidade social, e suas famílias é uma das iniciativas que vem se consolidando e já tem contribuído para a queda dos índices de criminalidade.
Reduções de 100%
As cidades de Senhor do Bonfim, São Sebastião do Passé, Acajutiba, Nova Soure e Igrapiúna apresentaram reduções de 100% das mortes violentas entre janeiro e maio de 2026. Ações integradas das Forças Estaduais e Federais da Segurança Pública resultaram em zero crime letal nos municípios.
Outras cidades
Completam a lista das 30 cidades baianas com maiores quedas de mortes violentas em 2026: Dias D’Ávila, Paulo Afonso, Santo Amaro, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Ibotirama, Camamu, Valença, Ilhéus, Candeias, Alcobaça, Cachoeira, Iaçu, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Capim Grosso, Coaraci, Correntina e Serrinha.
Bahia: Assembleia nesta quarta decidirá rumo da greve dos trabalhadores das obras de infraestrutura

_Mais de 25 mil trabalhadores e trabalhadoras paralisaram obras que somam R$ 40 bilhões em investimentos_
Com nova assembleia marcada para esta quarta-feira (3), a greve dos trabalhadores da construção pesada da Bahia segue por tempo indeterminado, paralisando grandes obras de infraestrutura em todo o estado. A decisão foi tomada na última segunda-feira (1º) de forma unânime, após impasse nas negociações da Campanha Salarial 2026.
O movimento atinge empreendimentos estratégicos como o VLT de Salvador, a duplicação da BA-001 em Ilhéus, a ponte sobre o Rio Jequitinhonha, em Itapebi, a duplicação da BR-116 e parques de energias renováveis.
“A categoria demonstrou durante todo o processo disposição para o diálogo e para a construção de um acordo equilibrado. No entanto, o que encontramos foi uma proposta insuficiente e a tentativa de retirar
direitos conquistados ao longo de décadas de luta. Os trabalhadores não aceitarão retrocessos. A greve é uma resposta legítima à falta de respeito e valorização da nossa
categoria”, afirmou Irailson Gazo, presidente do Sintepav-Ba.
Os trabalhadores reivindicam reajuste de 7%, cesta básica de R$ 650 e manutenção integral de todas as cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho. O sindicato patronal, entretanto, ofereceu apenas reposição da inflação (3,36%) parcelada em duas vezes e congelamento da cesta e do vale-alimentação, além da retirada de direitos como aviso prévio indenizado, contrato de experiência de 30 dias e acompanhamento sindical nas eleições da CIPA.
Dados da Secretaria da Fazenda da Bahia indicam que o estado é líder nacional em investimentos em infraestrutura, com R$ 4,12 bilhões aplicados entre janeiro e agosto de 2025, superando São Paulo.
O Sintepav reitera que enquanto não houver avanços nas negociações, a mobilização continuará em todo o estado.
Ilhéus: Assim como Novo PAC, emendas de Bebeto Galvão contemplaram altos e áreas de risco

Nesta quarta-feira (27), o governador Jerônimo Rodrigues desembarcou em Ilhéus para anunciar obras do Novo PAC, em uma agenda que contou com a participação do pré-candidato a deputado federal Bebeto Galvão. Ao lado do governador, Bebeto acompanhou a assinatura de ordens de serviço para contenção de encostas na Rua Vidal Santos, no Alto da Gamboa, e na Rua Amélia Nunes, no bairro da Conquista.
Entretanto, os altos do Socorro e do Nerival, historicamente vulneráveis a deslizamentos, ficaram de fora do Novo PAC. Por quê? A resposta, ainda que pouco conhecida, está nos arquivos do Orçamento da União. Muito antes do programa contemplar a cidade, o então deputado federal Bebeto Galvão destinou cerca de R$ 3 milhões para essas localidades. Em 2016, ele viabilizou R$ 1,5 milhão para obras de contenção no Alto do Socorro, no bairro da Conquista, além de R$ 245 mil aplicados na elaboração dos projetos básicos de engenharia.
Já em 2017, a atenção se voltou para o Alto do Nerival, na Barra do Itaípe, cuja emenda de R$ 1,4 milhão bancou serviços de estabilização de encostas, drenagem e reconstrução de escadarias. Ou seja: as localidades ficaram de fora do Novo PAC justamente porque, através da atuação de Bebeto, foram contempladas com recursos federais.
As obras anunciadas pelo governador são bem-vindas e necessárias, mas não são os primeiros investimentos diretos em áreas de risco. Os altos do Socorro e do Nerival saíram do mapa da vulnerabilidade graças ao trabalho de Bebeto, que firmou o mandato em atenção às reais demandas da cidade. Todavia, Ilhéus ainda parece “à deriva”, como apontam analistas, sem representação política forte em Brasília para captar grandes investimentos federais.
A pergunta que ecoa agora é se o município conseguirá acabar com a orfandade e reconquistar voz ativa no Congresso.
Política: “Não preciso me esforçar para Trump ver que sou melhor que Bolsonaro,” diz Lula ao Washington Post

Lula e Trump em encontro na Casa Branca, nos EUA | Divulgação/Ricardo Stuckert/PR/ Fonte: SBT News
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)defendeu uma abordagem pragmática frente ao republicano Donald Trump em entrevista publicada neste domingo (17) pelo jornal The Washington Post, a primeira desde que os líderes se encontraram para um encontro bilateral no início deste mês.
Ciente de que está em um espectro político diametralmente oposto ao do presidente dos Estados Unidos, Lula frisou não ser necessário ter o mesmo alinhamento natural que Trump tinha com o ex-presidente Jair Bolsonaro para manter uma relação de ganhos mútuos.
O jornal cita as articulações do ex-deputado Eduardo Bolsonaro para convencer a Casa Branca a intervir no Brasil contra uma suposta perseguição política contra a direita. Mas Lula diz que não quis interferir na relação de Bolsonaro com Trump, preferindo mostrar ao republicano que há os EUA têm mais a ganhar com ele na Presidência do que seu antecessor.
“Eu jamais pediria a Trump para não gostar de Bolsonaro. Esse é o problema dele […] Não preciso fazer nenhum esforço para que ele saiba que sou melhor que Bolsonaro. Ele já sabe disso”, afirmou.
O Washington Post destaca que a relação contenciosa entre o governo trumpista e o de Lula começou a mudar depois de um encontro casual em setembro do ano passado, na Assembleia Geral da ONU, pouco depois de Bolsonaro ser condenado a 27 anos de prisão por crimes envolvendo a tentativa de golpe de Estado.
O episódio marcou uma virada no que vinha sendo uma abordagem mais dura dos EUA, com a imposição de tarifas e a aplicação da Lei Magnitsky contra autoridades brasileiras. Desde então, Trump passou a se referir a Lula de forma elogiosa, definindo-o como “dinâmico” e “inteligente”.
Mas mesmo com a melhora no relacionamento, o presidente brasileiro expressou ao jornal preocupação com a falta de diálogo e cooperação na abordagem política do governo americano.
Espero que Trump possa ser convencido de que os Estados Unidos podem desempenhar um papel muito mais importante no fortalecimento da paz, da democracia e do multilateralismo […] Será difícil? Sim. Mas se eu não acreditasse na persuasão, não estaria na política.”
O Washington Post destaca que, para além dos ganhos que traz para o Brasil, manter uma boa relação com Trump também é vantajosa para Lula no esforço para ser reeleito para um quarto mandato. Como mostrou pesquisa Quaest da última semana, 60% dos brasileiros avaliaram que o encontro com o republicano foi positivo para o país.
Sobre a cooperação entre os países no combate ao crime organizado, um dos principais pontos conversados no início do mês, Lula avaliou que não vê brecha para uma intervenção como foi na Venezuela, com a captura de Nicolás Maduro no início do ano, ou em ataques contra embarcações no Caribe, além da ameaça de invasão à Cuba.
Os EUA têm justificado a postura como de combate ao narcotráfico e à entrada de drogas no país, apesar de organismos internacionais falarem em intervenção indevida na soberania estrangeira.
“Os Estados Unidos não farão isso com o Brasil”, avaliou o presidente brasileiro.
Segurança: Governo do Estado paga prêmio de R$ 46 milhões para 22.702 policiais e peritos pela redução de 20% das mortes violentas

Foto Ascom SSP
O Governo do Estado pagou nesta quinta-feira (14), R$ 46 milhões para 22.702 policiais militares, civis e peritos pela redução de 20% das mortes violentas (homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte) na Bahia.
O Prêmio por Desempenho Policial (PDP) avaliou a diminuição dos crimes graves contra a vida no segundo semestre de 2025, na comparação com o mesmo período de 2024.
“Operações norteadas pela inteligência contra o crime organizado, o trabalho ostensivo em áreas conflagradas e a elucidação e captura de criminosos, através do trabalho pericial, resultaram na queda do índice”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Enfatizou ainda a dedicação dos policiais e peritos. “São homens e mulheres vocacionados para servir e proteger, colocando em risco a própria vida. Parabéns aos policiais e peritos pelas reduções consecutivas das mortes violentas na Bahia”, completou Werner.
Buerarema: Jerônimo Rodrigues autoriza pavimentação da BA-668 entre o município e o distrito de Vila Operária

Foto: Matheus Landim GovBA
O governador Jerônimo Rodrigues se reuniu, nesta terça-feira (28), com secretários municipais e o prefeito de Buerarema, Gerivaldo Freitas, ocasião em que assinou a ordem de serviço para pavimentação da rodovia BA-668, no trecho entre a sede o distrito de Vila Operária.
“Estamos aqui para discutir melhorias na infraestrutura de uma estrada que vai escoar a produção agrícola da região. Continuamos investindo no desenvolvimento da nossa Bahia”, explicou o governador.
A proposta foi apresentada em uma audiência entre Estado e Prefeitura no ano passado e o encontro desta terça-feira concretizou o sonho da população. “Os moradores dessa região sofrem muito e esses 7,5 quilômetros, que têm um fluxo maior de trânsito, vão facilitar o escoamento de toda nossa produção de farinha e outros produtos da agricultura”, celebrou o prefeito.
Bahia: Obras da Ponte Salvador–Itaparica avançam com vistoria técnica em Maragogipe

Foto Divulgação
O secretário extraordinário do Sistema Viário Oeste Ponte Salvador–Itaparica, Mateus Dias, realizou, nesta segunda-feira (27), uma visita técnica ao Estaleiro São Roque do Paraguaçu, em Maragogipe, onde será instalada a principal base logística do empreendimento. O local funcionará como principal base logística do projeto, concentrando atividades estratégicas para o início das obras.
“Estamos acompanhando de perto a implantação do canteiro. O espaço passará por adequações para receber materiais enviados da China e viabilizar o início da construção da plataforma provisória, previsto para junho”, afirmou o secretário.
Acompanhado por equipes técnicas da Secretaria Extraordinária do Sistema Viário Oeste Ponte Salvador–Itaparica (SVPonte) e da concessionária responsável pelo projeto, o gestor percorreu a área do estaleiro, avaliando a infraestrutura existente e os pontos que passarão por intervenções. Com localização estratégica, o espaço abrigará estruturas como central de concreto, pátio de pré-moldados, unidade de produção de camisas metálicas para estacas, laboratório de materiais e áreas de apoio aos trabalhadores.
Chegada de equipamentos
Está prevista para a segunda quinzena de maio a chegada a Salvador de um navio com mais de 800 toneladas de equipamentos destinados às etapas iniciais da obra. A carga, composta por 44 contêineres, será utilizada na implantação de uma plataforma provisória no mar, estrutura essencial para o suporte logístico e operacional do projeto.
O início das atividades em campo está previsto para junho, com a construção da estrutura provisória em Vera Cruz e na área do vão central da ponte. Essa etapa já conta com as autorizações ambientais necessárias, enquanto as demais seguem em tramitação nos órgãos competentes.
Inclusão: Governador sanciona lei que reconhece a Libras como meio legal de comunicação na Bahia

Fotos: Wuiga Rubini/GOVBA
O governador Jerônimo Rodrigues sancionou a lei que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão no Estado da Bahia, nesta sexta-feira (24), durante cumprimento de agenda em Brumado. A legislação estabelece a Libras como um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, ampliando a acessibilidade, fortalecendo a inclusão e garantindo mais direitos à comunidade surda baiana.
“Quando a gente reconhece a Libras, a gente reconhece direitos, respeita a diversidade e garante mais autonomia para a comunidade surda. Esse é mais um passo para construirmos uma Bahia cada vez mais inclusiva e acessível para todos”, afirmou o Jerônimo.
A nova lei, oficializada no Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, determina que instituições com atendimento diário superior a 500 pessoas, como bancos, hospitais e centros comerciais, disponibilizem intérpretes e tradutores qualificados para assegurar atendimento adequado à população surda. A medida garante mais autonomia no acesso a serviços essenciais e de consumo.
Além disso, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos será responsável pela implementação de critérios de formação e pela oferta progressiva de cursos de Libras para servidores estaduais, ampliando a capacidade de atendimento inclusivo em toda a administração pública.
A sanção também integra um conjunto mais amplo de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. Entre as iniciativas, estão a ampliação da Central de Intérpretes de Libras da Bahia (CILBA Online) e a criação de dois Núcleos de Comunicação em Libras, que serão implantados em Salvador e Feira de Santana.













