:: ‘_destaque2’
Política: Bebeto Galvão celebra 52 anos da UESC e afirma que universidade é símbolo de desenvolvimento para o sul da Bahia

Nesta quarta-feira (22), a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) completa 52 anos como um dos principais pilares do desenvolvimento acadêmico, social e econômico de Ilhéus e do Sul da Bahia. Em meio às comemorações, o pré-candidato a deputado federal Bebeto Galvão destacou a relevância da instituição e o trabalho da atual gestão na modernização da universidade.
“A UESC é o coração da nossa região. São 52 anos formando profissionais de excelência e gerando conhecimento científico, tecnológico e humanístico”. O pré-candidato também reconheceu a atuação do reitor Alessandro Fernandes e do vice-reitor Maurício Moreau. “Tenho acompanhado o compromisso e a seriedade dessa gestão, que modernizou a universidade e a tornou referência nacional.”
O diálogo entre Bebeto e a gestão da UESC vem sendo construído na prática e na escuta. Em março deste ano, ele foi recebido pelo reitor e pelo vice-reitor para discutir as demandas da instituição com o compromisso de levá-las às esferas estadual e federal.
“Nossa representação precisa estar forte onde as decisões acontecem. O cuidado de Alessandro e Maurício à frente da UESC é exemplo de gestão pública séria, que amplia o acesso de jovens baianos e brasileiros e abre as portas da universidade para o mundo”, acrescentou Bebeto.
A relevância da universidade foi reconhecida no World University Rankings 2026 da Times Higher Education (THE), figurando entre as melhores do mundo ao lado da Uefs, Uesb e Uneb. A presença no ranking global confirma a UESC como referência em ensino, pesquisa e inovação no interior da Bahia.
Política | Bahia: Deputado estadual Eduardo Salles deixa o PP e se filia ao Partido Verde

Foto: rede social
O deputado estadual Eduardo Salles anunciou sua filiação ao Partido Verde (PV), marcando uma mudança significativa em sua trajetória política após deixar o PP.
A chegada ao novo partido ocorreu com o apoio do presidente estadual da sigla, Ivanilson Gomes, além do respaldo das executivas estadual e nacional. Em publicação nas redes sociais, Salles agradeceu a recepção e destacou o início de uma nova fase dentro da legenda.
“Reafirmo meu compromisso de trabalhar pelo fortalecimento do partido em nosso estado e continuar a luta pelo desenvolvimento da Bahia e do Brasil”, declarou o parlamentar.
A filiação também já projeta o cenário eleitoral de outubro, quando Eduardo Salles deve disputar a reeleição ao cargo de deputado estadual. Segundo ele, o momento representa o começo de uma nova caminhada, com expectativa de ampliar resultados e fortalecer sua atuação política.
A movimentação é vista como estratégica dentro do cenário político baiano, reforçando o crescimento do Partido Verde no estado e reposicionando forças para as próximas eleições.
Política: Com Otto, Bebeto Galvão recebe sindicatos e garante apoio a pautas trabalhistas no Congresso

O pré-candidato a deputado federal Bebeto Galvão (PSD) liderou, na última segunda-feira (16), em Salvador, reunião com o senador Otto Alencar e representantes de diversas categorias para discutir projetos em tramitação no Congresso Nacional que impactam diretamente a classe trabalhadora.
Participaram do encontro lideranças do Sindicato dos Rodoviários da Bahia, Federação dos Servidores Públicos Municipais, que congrega mais de 130 sindicatos, e dos Servidores Públicos Estaduais da Bahia, Sindicato dos Policiais Civis da Bahia, Associação dos Guardas Portuários, Sinsepi, Força Sindical, Sintepav e Sindicato dos Agentes de Saúde e Endemias da Bahia.
Entre os temas apresentados, destacou-se o Piso Nacional dos Agentes de Limpeza Pública (PL dos Garis), que atende ao pleito dos servidores municipais de Ilhéus. Os trabalhadores também cobraram avanços na PEC da Segurança Pública, no Piso Nacional dos Rodoviários, na PEC 14/2021 (para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias) e no fim da escala 6×1, cuja proposta foi pautada pelo parlamentar na CCJ do Senado e agora aguarda votação na Câmara.
“Otto sempre esteve ao lado da classe trabalhadora nos momentos mais difíceis, como nas reformas da Previdência e Trabalhista. Minha chegada ao PSD fortalece essa interlocução direta com a bancada no Congresso”, ressaltou o pré-candidato.
Conforme o senador, a parceria com Bebeto na articulação destas pautas consolida a representação dos trabalhadores baianos em Brasília. “O diálogo com os sindicatos é fundamental para garantir direitos e valorizar quem move o nosso estado todos os dias”, acrescentou Otto Alencar.
Ilhéus: Prefeitura de Ilhéus recupera estrada de Tibina e entrega novas carteiras para escola do povoado

Ações reforçam compromisso com a promoção de mais qualidade de vida nos distritos
A Prefeitura de Ilhéus segue ampliando as ações de melhoria da qualidade de vida no interior do município. A gestão realizou o serviço de patrolamento e encascalhamento na estrada de acesso a Tibina e entregou novas carteiras escolares para o anexo da Escola Municipal Malaquias Reis, localizado no povoado.
As intervenções na estrada foram executadas pelas secretarias do Interior, de Serviços Urbanos e de Infraestrutura e Defesa Civil, seguindo um cronograma de recuperação dos acessos aos distritos. O objetivo é garantir mais segurança e melhores condições de tráfego para moradores, produtores rurais e estudantes.
No anexo da unidade escolar, o novo mobiliário é destinado à educação infantil e inclui mesas e cadeiras, além de kit completo para professor. A iniciativa proporciona mais conforto, organização e melhores condições de aprendizagem para as crianças.
Com as ações, a gestão municipal reafirma o compromisso com o fortalecimento dos distritos e com a promoção de mais qualidade de vida para as comunidades da zona rural.
Política: Bebeto celebra suspensão da importação de cacau da Costa do Marfim

O ex-deputado federal Bebeto celebrou a decisão do Ministério da Agricultura de suspender a importação de cacau da Costa do Marfim para o Brasil. A medida atende a uma reivindicação dos produtores, especialmente do Sul da Bahia, que vinham apontando prejuízos provocados pela entrada do produto estrangeiro no mercado nacional.
O político sulbaiano atuou diretamente no tema, encaminhando ofício ao Ministério da Agricultura para solicitar providências, a fim de conter as importações, e tratar do assunto com o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Em publicação nas redes, Bebeto afirmou: “Recebo com muita satisfação essa decisão. A entrada crescente de cacau importado vinha pressionando o preço da arroba e prejudicando os nossos produtores. Atuamos com responsabilidade, dialogando com o governo federal, para proteger a produção nacional”.
O ex-deputado também reconheceu o papel do governador Jerônimo Rodrigues na articulação em defesa da cacauicultura baiana. “A união de esforços foi fundamental para que essa medida saísse do papel. Essa é uma vitória do produtor rural, da Bahia e do Brasil”, declarou.
A suspensão é vista por Bebeto como um passo importante para garantir mais equilíbrio ao mercado e fortalecer o cacau brasileiro.
POLÍTICA: BEBETO ACOMPANHA GOVERNADOR JERÔNIMO EM ITAPITANGA E DESTACA CONQUISTAS PARA O MUNICÍPIO

Em agenda pública na cidade de Itapitanga, o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado da prefeita Glis Dórea, anunciou um conjunto de investimentos estaduais para o município. O evento, realizado nesta quarta-feira (21), contou com a presença do ex-deputado federal e suplente de senador, Bebeto Galvão, que tem atuação política na cidade.
Durante seu mandato na Câmara dos Deputados, Bebeto fortaleceu os laços com Itapitanga ao destinar recursos significativos, via emendas, para áreas sociais e de infraestrutura. Esse fluxo foi particularmente expressivo na gestão do ex-prefeito Ró de Beto, antecessor de Glis e um dos líderes do grupo local.
O trabalho conjunto e as emendas de Bebeto são citados por aliados como fatores decisivos para aprovação da gestão de Ró. “São conquistas que refletem uma luta contínua pelo desenvolvimento da nossa região”, declarou Bebeto, que na ocasião renovou o compromisso com a cidade e apoio à prefeita Glis.
As obras anunciadas pelo governador, que somam mais de R$ 20 milhões, inserem-se neste contexto de articulação política continuada. Macrodrenagem do canal, ligação de Itapitanga à BR-030, construção de uma escola de tempo integral e pavimentação asfáltica, além de melhorias na saúde e no abastecimento de água na zona rural, representam a materialização de uma agenda estratégica que vem sendo construída há anos na cidade.
Brasil: Governo Federal irá lançar streaming gratuito

Plataforma pública, chamada Tela Brasil, reunirá filmes, séries e documentários nacionais e terá acesso gratuito
O Governo Federal anunciou o lançamento de uma plataforma pública de streaming gratuito, voltada exclusivamente para a difusão de produções audiovisuais brasileiras. O serviço, batizado de Tela Brasil, é uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) e tem como objetivo ampliar o acesso da população ao cinema e à produção cultural nacional.
A proposta do projeto é disponibilizar, em um único ambiente digital, filmes, séries, documentários, curtas-metragens e outras obras brasileiras, contemplando diferentes gêneros, regiões e períodos da produção audiovisual do país.
Plataforma ainda não está disponível
Apesar da repercussão nas redes sociais, o Tela Brasil ainda não foi lançado oficialmente. De acordo com informações do Ministério da Cultura, a plataforma encontra-se em fase final de desenvolvimento e testes, com previsão de lançamento para o primeiro trimestre de 2026.
O governo reforça que, até o momento, não há acesso público liberado, e que quaisquer informações sobre funcionamento, cadastro ou data exata de estreia devem ser acompanhadas exclusivamente pelos canais oficiais.
Democratização da cultura e fortalecimento do audiovisual
A criação do streaming gratuito integra uma política pública voltada à democratização do acesso à cultura, à valorização do audiovisual brasileiro e à ampliação do alcance de produções que, muitas vezes, ficam restritas a festivais, mostras ou circuitos alternativos.
Além de estimular o consumo de obras nacionais, o projeto também contribui para a preservação da memória cultural brasileira e para a formação de novas plateias, especialmente entre jovens e comunidades com menor acesso a salas de cinema.
Informações oficiais
O Ministério da Cultura orienta que a população acompanhe apenas comunicados oficiais do Governo Federal, evitando a disseminação de informações imprecisas ou antecipadas sobre a plataforma.
Ilhéus: Farmácia Pública Municipal fecha para reforma e atendimento é transferido para o CAE 3

A Farmácia Pública Municipal de Ilhéus foi fechada nesta segunda-feira(01) para o início das obras de reforma do prédio. Durante o período de requalificação, todos os atendimentos foram transferidos para o CAE 3, localizado no antigo SESP na Avenida Canavieiras, e já funciona normalmente das 7h às 17h. Além disso, os pacientes também podem retirar seus medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde que possuem farmácia, igualmente abertas de 7h às 17h.
De acordo com Érica Juviniana, coordenadora da Assistência Farmacêutica do município, a reforma era urgente e essencial para garantir condições adequadas tanto para o atendimento à população quanto para o trabalho dos servidores.
“Nós encontramos a farmácia em um ambiente totalmente insalubre, sem estrutura adequada e sem ar-condicionado. Isso comprometia o conforto e a qualidade de todo o serviço. A reforma é muito importante para oferecer um espaço melhor, mais humanizado e digno para os pacientes e também para os profissionais”, ressaltou Érica.
A secretária municipal de Saúde, Sonilda Melo, destacou que a requalificação da Farmácia Pública faz parte do conjunto de ações estruturantes da atual gestão, que inclui reformas em várias unidades do município.
“Esta é uma proposta desde o início do governo Valderico Júnior. Encontramos muitas unidades em estado deplorável, e estamos reformando para que a população seja atendida com mais conforto e dignidade, e para que nossos servidores possam trabalhar em um ambiente salubre e adequado”, afirmou.
Sonilda lembrou ainda que outras obras já estão em andamento, como a reforma das UBS do Iguape, Teotônio Vilela, Banco da Vitória, e outras que serão contempladas até 2026, tanto na zona urbana quanto na zona rural.
A secretária também reforçou que, em breve, a população contará com uma importante entrega: o novo PA da Zona Sul.
“Será um equipamento digno, arejado e confortável para usuários e servidores. Teremos atendimento 24 horas, com médico clínico, pediatra e diversos outros serviços. É mais um compromisso da gestão Valderico Júnior e Vanessa Gedeon, aproximando a saúde cada vez mais da população”, completou.
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça que nenhum paciente ficará sem atendimento durante o período de reforma da Farmácia Pública. O CAE 3 e as UBS com farmácia seguem funcionando normalmente.
Cultura: Festival de Hip Hop do Sul da Bahia agita Ilhéus nesta quarta-feira (12)

A programação inicia às 14h, na Praça Pedro Matos, e conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, apoia a realização do Festival de Hip Hop do Sul da Bahia, promovido pela Digital Apparatus Label. O evento acontece nesta quarta-feira (12), na Praça Pedro Matos, em frente ao Teatro Municipal, com programação a partir das 14h.
A iniciativa reúne artistas e grupos da cena urbana, fortalecendo a expressão cultural do Hip Hop em suas diferentes linguagens, como música e dança. A programação conta com apresentações de DJ Digital Apparatus, Brunin Beats, além de Mcs e grupos como: Magrinho, Obscure, Kelv & Ind Angel, Cartel 073 e Lil Thrash & Kiaala, Moa Vênus & Rebwca, Billyfat & Trix $RD, Renegados, Dario Inerente, Todonapala e performance de street dance com Wess.
O Festival destaca a importância do Hip Hop como movimento cultural que promove identidade, inclusão, convivência comunitária e produção criativa na cidade. Além de palco para apresentações, o encontro estimula a circulação de artistas independentes.
Com o apoio, a Prefeitura de Ilhéus reafirma seu compromisso com a valorização das expressões culturais urbanas e o reconhecimento do Hip Hop como patrimônio imaterial que compõe e fortalece a diversidade cultural do município.
Bafauê: Tamires Santana assume o comando do “Tarde da Itapoan” e promete tardes leves e vibrantes em Salvador

Com seu carisma e jeito único de se comunicar, a itabunense Tamires Santana é o novo nome à frente do programa “Tarde da Itapoan”, da Rádio Itapoan FM 97.5. A atração, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h, aposta em uma programação leve, com música, entrevistas e muita descontração.
Em suas redes sociais, a comunicadora compartilhou a emoção de integrar o time da emissora:
“O coração está como?! Explodindo de alegria, bebê. Daquele jeito! Tô chegando @radioitapoan FM 97.5. Tô chegando, Salvador!”
A trajetória de Tamires tem sido marcada por autenticidade e pela conexão com o público. Sua chegada à Itapoan também reforça um movimento importante no rádio: a presença cada vez mais expressiva de mulheres jovens, criativas e plurais, que trazem novas linguagens e formatos sem abrir mão da essência do rádio tradicional.
Com muito ritmo, identidade e proximidade com os ouvintes, Tamires promete deixar as tardes da capital baiana ainda mais animadas.
“Tarde da Itapoan” chega com a proposta de transformar o horário em um momento de alegria e boa energia.













