WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia




prefeitura de ilheus prefeitura de ilheus




junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
videos


:: ‘_destaque2’

Bafauê: Leo Novais prestigia aniversário de 60 anos de Beto Jamaica em Lauro de Freitas

Nesta quarta-feira (21), Beto Jamaica, vocalista icônico do grupo É o Tchan, celebrou seus 60 anos de vida e 40 anos de uma carreira brilhante em uma festa memorável realizada em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. O evento reuniu diversas personalidades do mundo artístico e amigos próximos do cantor, transformando a celebração em um encontro de talento, música e alegria.

Leo Novais prestigia aniversário de 60 anos de Beto Jamaica em Lauro de Freitas

Entre os convidados, o blogueiro e produtor cultural, Leo Novais, marcou presença e demonstrou sua admiração pelo anfitrião. “Eu me sinto honrado em ser convidado para o seu aniversário. O aniversário é seu, mas quem ganha o presente sou eu”, declarou Leo, destacando o impacto de Beto Jamaica em sua vida.

A festa contou com momentos de pura nostalgia, com hits que marcaram gerações, além de apresentações de artistas amigos que prestaram homenagens ao aniversariante. Beto Jamaica, conhecido por seu carisma e energia, agradeceu emocionado aos presentes, celebrando não apenas o marco pessoal, mas também os anos dedicados à música e à cultura popular.

Janeiro Branco: Psicólogo Tiago Luiz destaca importância do cuidado com a saúde mental

Em meio às resoluções de ano novo, o mês de janeiro ganha uma dimensão ainda mais especial com a campanha Janeiro Branco, que busca promover a conscientização sobre a saúde mental. O Psicólogo Tiago Luiza, reforça a importância do cuidado com a mente e a busca por suporte profissional quando necessário. Ele apontou questões fundamentais acerca dos transtornos mentais e o papel da Psicologia no bem-estar do ser humano.

“O Transtorno de Ansiedade é caracterizado pela produção de pensamentos em demasia, que, inicialmente, pode se confundir com preocupações ou pode parecer apenas uma característica de alguém zeloso demais com o futuro. No entanto, essa produção mental, ao longo do tempo, se torna um fardo, a ponto de afetar a qualidade do sono, ter alterações no apetite para mais ou para menos, o que vai incidir por exemplo sobre quadros de transtornos alimentares”, explica o Psicólogo.

Embora não seja possível prevenir a ansiedade, que é uma resposta natural a situações ameaçadoras ou estressantes, Tiago Luiz destaca três pilares para reduzi-la e evitar sua evolução para um transtorno: “boa alimentação, prática regular de atividades físicas e noites de sono de qualidade”. O Psicólogo enfatiza que é essencial buscar ajuda psicológica sempre que uma situação se mostrar desafiadora ou causar angústia. “O profissional de Psicologia é habilitado para intervir quando algo não está bem. Suas técnicas de escuta e observação sistemáticas são capazes de auxiliar na produção de um método eficaz para a busca de soluções destes problemas que assolam as pessoas com ansiedade, por exemplo”, completa.

Tiago Luiz reforça ainda que cuidar da saúde mental é um ato de amor-próprio e de coragem. “Falar sempre é a melhor opção. Na terapia, você encontra um espaço acolhedor e sem julgamentos, onde pode ajustar sua linguagem ao contexto social e construir um futuro melhor para si mesmo”, orienta.

Por fim, o profissional de Psicologia ressalta a importância do Janeiro Branco para convocar toda a sociedade a refletir sobre os cuidados com a saúde mental. “O diálogo é a estratégia que tem guiado a humanidade para um futuro melhor. É importante também que você saiba que o psicólogo é o profissional capaz de te auxiliar na construção de relações mais positivas para você”, conclui.

Itabuna: Prefeito Augusto Castro quer o Mais Água em operação com a máxima brevidade

Comprometido em entregar o Mais Água para a Cidade o mais rápido possível, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), e o presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA), Ivan Maia, estiveram visitando o reservatório do projeto, com capacidade de armazenar 3 milhões de litros de água instalado no Bairro Novo Lomanto.

O presidente Ivan Maia e o gerente técnico da EMASA, João Bitencourt, explicaram ao prefeito Augusto Castro, o pouco que ainda falta para o sistema entrar em operação. O prefeito ouviu atentamente o que precisa ser feito e afirmou que irá buscar meios para que o novo sistema seja entregue à população com maior brevidade.

“Pelo que nos foi passado, ainda falta realizar algumas conexões e testes. O presidente Ivan Maia e sua equipe vão se empenhar para finalizar o que ainda resta para fazer com que o sistema comece a operar para dar fim a falta de água em Itabuna”, declarou o prefeito Augusto Castro.

De acordo com o presidente Ivan Maia, um cronograma será elaborado com os técnicos da EMASA e da empresa responsável pela execução das obras com o intuito de finalizar tudo para o Mais Água entrar em operação em cumprimento à determinação do Chefe do Executivo itabunense.

“Vamos trabalhar para concluir o projeto como determinou o prefeito Augusto Castro. Finalizar o Projeto Mais Água é a prioridade do início de nossa gestão à frente da empresa”, assegurou o novo presidente da EMASA.

Além do presidente e do gerente técnico, acompanharam a visita do prefeito ao reservatório do Novo Lomanto, os diretores Fernando Duarte (Técnico), Ronaldo Júnior (Financeiro), José Silva (Planejamento), Moisés Figueiredo (Administrativo) e a procuradora jurídica Fabiana Rocha. Além deles, a secretária municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes.

O reservatório instalado no Novo Lomanto atenderá parte da área central e os bairros Zildolândia, Santa Catarina, Teclo Conrado, Odilon, Lomanto, Novo Lomanto, Nova Mangabinha, Mangabinha, Bananeira e o condomínio residencial VOG Grapiúna.

Atenção! Governo do Estado lança edital para apoiar carnaval no interior da Bahia

Fôto Mateus Pereira GovBA

O Governo do Estado lançou, nesta sexta-feira (10), o edital que vai apoiar instituições que promovem o carnaval no interior do estado. O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues, em uma publicação nas redes sociais. Serão selecionados até 30 projetos para receberem apoio técnico e financeiro para a realização do Carnaval da Bahia 2025.

Essa iniciativa visa não apenas fortalecer a cultura local, mas também impulsionar a economia regional, promovendo o turismo e gerando empregos temporários durante o período festivo. “Olá, prefeita, prefeito, secretário de cultura, de turismo, todo mundo envolvido, para ouvir essa boa notícia. Até o dia 24 de janeiro, o edital que apoiará a atividade carnavalesca no interior vai estar aberto para você apresentar seus documentos de seu projeto, mais de R$ 10 milhões para apoiar esse nosso Carnaval no interior”, anunciou o governador.

Por meio desta iniciativa, executada pela Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), órgão ligado à Secretaria de Turismo (Setur), as prefeituras poderão firmar convênios de apoio técnico e financeiro, visando a realização dos festejos de Momo. A inscrição dos projetos deve ser feita presencialmente até o dia 24 de janeiro, na sede da Sufotur, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Os recursos serão destinados à organização de desfiles, apoio a blocos de rua e atividades culturais, garantindo que as festividades sejam inclusivas e atrativas para todos.

Com esse aporte, espera-se que o carnaval do interior se torne um evento ainda mais relevante, atraindo turistas de diferentes regiões e valorizando a riqueza cultural das comunidades. O governador destacou a importância de celebrar as tradições locais e fomentar um ambiente de união e alegria, características fundamentais do carnaval.
“Já já nós faremos um ato, escolheremos uma cidade do interior para lançar as festividades carnavalescas no estado da Bahia”, prometeu Jerônimo.

Mais informações sobre o edital podem ser consultadas no site https://www.ba.gov.br/sufotur

Solidariedade: Barcelona de Ilhéus e DATEN no Natal do Bem da TV Santa Cruz

Na última sexta-feira 13/12, o Barcelona de Ilhéus, em parceria com a DATEN, participou do emocionante Natal do Bem, uma iniciativa da TV Santa Cruz que leva alegria e esperança para as crianças mais vulneráveis da região.

Representando o Barcelona de Ilhéus, a Diretora de Marketing, Fabíola Gil, esteve nos estúdios da TV Santa Cruz, representando o presidente do clube, Weliton Nascimento. A DATEN, patrocinadora oficial do Barcelona, também marcou presença, reafirmando seu compromisso com o esporte e as causas sociais. Juntos, realizaram a doação de mais de 200 bolas de futebol — um gesto que transcende o material, simbolizando sonhos, oportunidades e a crença no esporte como uma poderosa ferramenta de transformação social.

O presidente do Barcelona de Ilhéus, Weliton Nascimento, destacou a importância de ações como essa:
“Ajudar e transformar vidas sempre será nossa principal missão. Investir nos mais vulneráveis é o segredo para construir um futuro mais próspero.”

Silvio Comim, diretor da DATEN, reforçou o compromisso da empresa com o futebol local e com iniciativas solidárias:
“A DATEN investe no futebol da nossa cidade e em ações sociais porque acreditamos que essa é a missão de todos que pensam no melhor para a nossa comunidade.”

Com o propósito de inspirar sonhos, salvar vidas e construir futuros melhores, o Barcelona de Ilhéus e a DATEN agradecem à TV Santa Cruz pela oportunidade de fazer parte dessa iniciativa tão especial. O futebol segue como um motor de esperança e transformação, unindo todos na construção de dias melhores.

Bahia: Governador fortalece diálogo com universidades estaduais e encaminha projetos de melhorias e reajustes à Alba

Fotos: Thuane Maria GovBA

Em mais um passo para fortalecer o Ensino Superior público do Estado, o governador Jerônimo Rodrigues realizou, nesta quarta-feira (4), o terceiro encontro de 2024 com os reitores das universidades estaduais da Bahia. Durante a reunião, o chefe do Executivo baiano autorizou o envio de projetos de lei à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) com propostas para reajustar os vencimentos do magistério público, reestruturar a remuneração de técnicos e analistas universitários, além de ampliar as vagas de concursos e contratações via Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

“Investir nas universidades estaduais é garantir que a educação superior continue a transformar vidas e impulsionar o crescimento do estado. Os anúncios de hoje – como os reajustes salariais, a reestruturação de carreiras e a ampliação de vagas – são parte desse compromisso de valorizar a educação e assegurar melhores condições para a formação de qualidade”, afirmou o governador.

Os projetos de lei enviados à Alba incluem reajustes salariais para os docentes, a reestruturação da remuneração de técnicos e analistas universitários e autorizações para concursos e contratações, medidas que atendem a demandas históricas das instituições. Os recursos previstos para 2025 abrangem melhorias em infraestrutura, custeio e pessoal, sinalizando os esforços contínuos para expandir e qualificar o ensino superior público na Bahia.

A reitora da Uneb, Adriana Marmori, ressaltou a importância do atual momento de diálogo entre o governo e as universidades, que tem se intensificado nos últimos tempos. “Estamos vivendo um período muito positivo, em que o governo tem mostrado uma disposição genuína para ouvir e compreender as nossas demandas. Além disso, há um esforço claro para implementar ações concretas que atendam às necessidades da comunidade acadêmica”, afirmou.

Representando as quatro universidades estaduais da Bahia, participaram do encontro a reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e presidenta do Fórum de Reitores, professora Amali Mussi; reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a professora Adriana Marmori; o reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), professor Luiz Otávio de Magalhães; e o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), professor Alessandro Fernandes.

*Avanços impulsionados pelo diálogo contínuo*

A Uneb foi autorizada a ampliar em 16 vagas no concurso do edital nº 034/2022 e contratar 27 professores substitutos via Reda. A Uesb poderá contratar 70 servidores, sendo 39 de nível superior e 31 de nível médio, também via Reda. A Uesc terá uma vaga adicional no concurso do edital nº 044/2022 para professor assistente, além de contratar três professores nas categorias substituto e auxiliar temporário via Reda. Já a Uefs abrirá concurso para 14 vagas de analista e técnico universitário e contratará 24 professores visitantes e 51 servidores administrativos via Reda.

Além das medidas anunciadas, o encontro reforçou o diálogo entre governo e universidades, que têm recebido atenção crescente. Entre 2022 e 2023, o investimento nas universidades estaduais aumentou 19,6%, com a previsão de R$ 2,6 bilhões em recursos para 2025.

“O governo tem demonstrado compromisso com o fortalecimento das universidades, ouvindo nossas demandas e implementando medidas concretas para atender à comunidade acadêmica. Esse diálogo, junto aos recursos adicionais, reforça a importância das universidades no desenvolvimento social e econômico da Bahia”, afirmou a reitora Amali Mussi, da Uefs.

A reunião contou também com a presença dos titulares das Secretarias de Relações Institucionais, Jonival Lucas; da Educação (SEC); Rowenna Brito; da Administração (Saeb) Edelvino Góes, da Fazenda (Sefaz), Manoel Vitório; e do secretário em exercício da Casa Civil, Carlos Melo.

Parceiro: Boca News completa 18 anos de jornalismo na região

Há 18 anos, surgia na cidade de Ilhéus o sétimo blog local, que mais tarde se transformaria no renomado site Reclameboca. Criado por Jorge Almeida, popularmente conhecido como “Boca Lata”, o projeto nasceu com o intuito de levar informações precisas a uma pequena parcela da população que, na época, utilizava apenas o Facebook como rede social.

Com dedicação e determinação, o editor foi conquistando espaço no mercado da blogosfera, destacando-se na imprensa local e estadual. Ao longo dos anos, Reclameboca alcançou importantes parcerias no setor público e empresarial, além de estabelecer conexões com jornalistas renomados de todo o Brasil.

O grande marco de reconhecimento veio há 10 anos, quando o site divulgou uma nota sobre um caso de agressão envolvendo um membro de uma igreja evangélica em Ilhéus. A notícia viralizou nacional e internacionalmente, levando diversas redações e até veículos estrangeiros a procurarem informações diretamente com o site. Essa visibilidade consolidou o Reclameboca como uma referência no jornalismo regional e nacional.

Em 2022, o site foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Ilhéus, por meio do vereador Alzimario Belmonte, o popular Gurita, reconhecendo o trabalho imparcial e de credibilidade realizado pelo veículo. No ano seguinte, o editor Jorge Almeida, buscando inovar, renomeou o projeto para Boca News. Na mesma data, durante a celebração dos 17 anos do site, o Boca News recebeu mais um reconhecimento: uma homenagem no Congresso Nacional, concedida pelo deputado federal João Leão.

No dia 15 de novembro de 2024, o Boca News comemorou seus 18 anos de história como um veículo de imprensa sério, imparcial e dedicado ao jornalismo. Hoje, é referência não só em Ilhéus, mas em todo o Brasil, consolidando-se como um marco na comunicação e na prestação de informações confiáveis à sociedade.

Itabuna: Thiago Cruz vence eleição para a Subseção da OAB

A chapa “Muda OAB”, encabeçada pelo advogado Thiago Cruz, foi a vencedora da eleição para a presidência da subseção Itabuna da Ordem dos Advogados do Brasil. Cruz obteve 400 votos, seguido de Rui Nepomuceno, com 366 votos, e o candidato à reeleição Rui Carlos Rehem, obteve 55 votos.

O presidente eleito agradeceu os votos recebidos e afirmou que, passado o processo eleitoral, toda a chapa irá se dedicar a colocar em prática as propostas que foram apresentadas durante a campanha.

“Agradeço a confiança depositada em nossa chapa. Temos que destacar o apoio dos colegas da chapa ‘Inova OAB’, liderado pelo advogado Ari Barboza e os demais componentes, que decidiram nos apoiar. Agora é trabalhar para realizar as mudanças que apresentamos para melhorar as condições de trabalho de toda a classe”, declarou Thiago Cruz.

Os novos eleitos para o triênio 2025-2028, além de Thiago Cruz são: Marla Maria (vice-presidente), Ícaro Duarte (Secretário geral), Aline Brasil (Secretária Adjunta) e Murilo Reis (Tesoureiro).

Una: prefeito Tiago foi destaque em palestra sobre gestão no último sábado, durante o “encontro de líderes”

No último sábado (16), Una foi palco do “Encontro de Líderes”, um evento que reuniu empreendedores e gestores na Fazenda Cajazeiras para uma tarde de aprendizado e inspiração. Com palestras de alto nível, o encontro foi uma oportunidade de imersão em práticas estratégicas voltadas ao crescimento empresarial e desenvolvimento pessoal.

Foto: Eddy designer

O prefeito Tiago Birschner foi destaque com uma palestra sobre gestão e liderança. Baseado em sua vasta experiência à frente da administração municipal, Tiago abordou temas como estratégias de gestão, a importância de um ambiente motivador para os colaboradores e ações que fazem a diferença na obtenção de resultados. Sua fala motivou o público ao destacar o papel da liderança no sucesso de equipes e organizações.

Imagem: Tiago durante palestra sobre gestão.

O evento contou ainda com outros palestrantes renomados. Piter Almeida trouxe insights valiosos sobre otimização do caixa empresarial, ensinando técnicas para alcançar lucros consistentes. Adriana Oliveira, gestora de Recursos Humanos, compartilhou dicas práticas para o desenvolvimento pessoal e profissional, enquanto Célio Oliveira explorou estratégias para conquistar e fidelizar clientes.

Os participantes, empreendedores e líderes locais, saíram do evento com uma bagagem rica de conhecimentos e motivação. Para muitos, a tarde foi marcada por insights que poderão transformar a gestão de suas empresas e alavancar seus resultados.

Ilhéus: Grupo de Amigos da Praia e Vereador Vinícius Alcântara Promovem Limpeza no Rio Cachoeira

 O Grupo de Amigos da Praia (GAP), com apoio do vereador Vinícius Alcântara (UNIÃO), realizou uma importante ação de limpeza na última sexta-feira (08). Durante a iniciativa, voluntários retiraram aproximadamente 2 toneladas de plantas aquáticas, incluindo baronesas e alfaces d’água, que estavam descendo pelo Rio Cachoeira para as praias de Ilhéus.

“Essa ação demonstra o compromisso do GAP e do vereador Vinícius Alcântara em preservar a beleza natural da nossa praia”, afirma voluntário. “Agradecemos a todos os voluntários que se juntaram a nós nesse esforço e esperamos continuar fazendo a diferença em nosso município”, reforça Alcântara.

A iniciativa faz parte dos esforços contínuos do GAP e do vereador Vinícius Alcântara para proteger o meio ambiente e promover a conscientização sobre a importância da preservação das praias.

SOBRE O GRUPO DE AMIGOS DA PRAIA (GAP): O GAP é uma organização sem fins lucrativos dedicada à proteção e preservação das praias locais.

SOBRE O VEREADOR VINÍCIUS ALCÂNTARA: Vinícius Alcântara é vereador pelo partido UNIÃO e é conhecido por seu compromisso com a causa ambiental e o desenvolvimento sustentável.





web