:: ‘_destaque2’
Atenção! Prefeitura alerta a população sobre fortes chuvas nos próximos dias

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra), alerta a população para o volume de chuvas previsto para os próximos dias. Entre a noite de domingo (19) e a madrugada desta segunda-feira (20), o município registrou 61 milímetros. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (CEMADEN), a estimativa atualizada é de 120 milímetros até quarta-feira (22).
A Seinfra reforça a orientação para que os moradores fiquem atentos a sinais de deslizamentos de terra, rachaduras em imóveis, inclinação de postes ou árvores e outras situações de risco, especialmente em áreas mais vulneráveis. Em caso de emergência, a população deve acionar imediatamente a Defesa Civil de Ilhéus pelo número (73) 97400-7521, a Defesa Civil Nacional, pelo 199, ou o Corpo de Bombeiro, número 193.
Com o objetivo de mitigar riscos e reduzir impactos, a gestão municipal intensificou ações preventivas previstas no Plano de Contingência da Defesa Civil, como limpeza de encostas, desobstrução de bueiros, supressão de árvores e a preparação de abrigos provisórios para acolhimento de famílias, caso seja necessário.
Esporte: Ilhéus se prepara para receber o Triathlon Brasil Super Series 2025

Foto: Yan Hughes / SUCOM
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, em conjunto com as secretarias de Ordem Pública, Turismo, Serviços Urbanos e a Autarquia de Transporte e Trânsito (SUTRAM), realizou na manhã desta terça-feira (09), uma reunião de planejamento para o Triathlon Ilhéus 2025 – Brasil Super Series Multisports. O encontro contou também com a presença do prefeito Valderico Junior, que acompanhou de perto as definições para a realização do evento. A competição será disputada neste sábado (13), válida como Campeonato Brasileiro e seletiva oficial para o Mundial de Abu Dhabi 2026.
Com mais de 300 atletas já inscritos, do Brasil e do exterior, o percurso terá como cenários a ponte Jorge Amado, a avenida Soares Lopes, o centro histórico de Ilhéus e a praia do Cristo, pontos emblemáticos que reforçam a beleza da cidade e sua tradição esportiva.
“O triathlon faz parte da história de Ilhéus e traz de volta memórias importantes para a população. Mais do que uma competição, é um momento de integração que movimenta o turismo, gera renda e projeta a cidade para o mundo. Estamos trabalhando para que essa edição seja inesquecível e reafirme o papel de Ilhéus como berço do triathlon brasileiro”, destacou o prefeito Valderico Junior.
O presidente da Federação Baiana de Triathlon, Cléber Castro, destacou a ligação histórica de Ilhéus com a modalidade, lembrando que “O grande carinho do triathlon brasileiro é aqui. A lembrança que todos têm é de um público nas ruas torcendo, vibrando. Os atletas eram tratados como estrelas e essa energia permanece viva até hoje.”
O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Vinicius Mendonça, afirmou que logo que recebeu a proposta do evento se reuniu com o prefeito Valderico Júnior, que entendeu de imediato a importância da competição para Ilhéus. “O prefeito deu total apoio e mobilizou todas as secretarias necessárias para que a organização fosse feita de forma integrada. Esse evento fortalece nossa tradição esportiva e coloca Ilhéus em destaque no cenário nacional e internacional do triathlon”, disse o secretário.
Durante a reunião, foram discutidos os ajustes de trânsito, os pontos de fechamento e reorganização de vias, a atuação da Guarda Civil Municipal, a organização dos ambulantes e o apoio das secretarias de infraestrutura e serviços urbanos. O evento também contará com a presença de técnicos de renome internacional, como Alberto Kruschewsky, de Minas Gerais, e Ricardo Neves, do Rio de Janeiro, que recentemente atuou como oficial técnico nas Olimpíadas de Paris.
Com uma programação que inclui reconhecimento de percurso, entrega de kits, largadas em diferentes categorias e premiações, o Triathlon Ilhéus 2025 promete ser um marco esportivo e turístico, consolidando o município como referência nacional e internacional da modalidade.
Ilhéus: Música e cultura movimentam a cidade com o projeto Cantando para Jorge

Apresentações musicais gratuitas reuniram artistas locais na Praça Castro Alves| Fotos: Nadson Carvalho / Sucom
A noite da última quinta-feira (28) foi de celebração cultural em Ilhéus. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou mais uma edição do projeto Cantando para Jorge, reunindo moradores e visitantes na Praça Castro Alves para uma programação especial dedicada à música e à valorização dos talentos regionais.
O evento contou com a presença de nomes conhecidos da cena artística, como Itassucy, Ari PB (vocalista da banda Cacau com Leite), a cantora Amora do Reggae, além dos artistas Bom Juni e Edu Neto, que animaram o público com repertórios variados e cheios de identidade.
Com o projeto, a gestão municipal busca fortalecer a produção cultural local e garantir acesso democrático à arte, oferecendo momentos de lazer gratuitos e abertos a toda a comunidade.
Ilhéus: Prefeitura apura denúncia sobre carro elétrico que estaria utilizando rede pública

Rápida atuação dos Fiscais de Postura constataram que não houve furto de energia
Na sexta-feira (22), a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Ordem Pública e da Autarquia de Transporte e Trânsito (SUTRAM), atendeu a uma denúncia sobre possível furto de energia elétrica na Avenida Soares Lopes. A equipe de Fiscais de Postura compareceu rapidamente ao local, onde havia um carro elétrico conectado a um cabo fixado em um poste.
Após verificação, foi constatado que a energia utilizada era proveniente do estabelecimento comercial do proprietário do carro, não havendo, assim, indícios de furto de energia elétrica. Entretanto, foi realizada notificação ao comerciante, já que a instalação de tomada no poste não possuia autorização legal.
A SUTRAM também participou da operação, confirmando que o veículo estava estacionado corretamente, sem cometer infrações de trânsito ou obstruir a via.
A gestão municipal reforça que se mantém atenta ao cumprimento da ordem pública, agindo de forma rápida e eficiente para garantir a segurança de todos.
Ilhéus: Pronto Atendimento da Zona Sul muda de endereço a partir deste sábado (23)

A sede atual deixará de funcionar
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o Pronto Atendimento – PA da Zona Sul deixará de funcionar na atual sede, na Avenida Vereador Ruy Carvalho, a partir desta sexta-feira (22), às 18h. A administração municipal montou uma estrutura provisória, na Unidade de Saúde Básica do Hernani Sá, localizada no Eixo Coletor Principal da Urbis, para manter os atendimentos, enquanto prepara uma nova sede para o PA.
O atendimento médico do Pronto Atendimento funcionará na UBS em regime de 24 horas, a partir do sábado (23). A secretária de Saúde, Sonilda Mello, explicou a mudança:
“A partir do sábado, o atendimento funcionará no posto do Hernani Sá, de forma provisória, enquanto finalizamos a estrutura da nova sede definitiva, que será no bairro Nossa Senhora da Vitória. Não queremos que a população fique desassistida. Por isso, montamos essa estrutura emergencial para manter o atendimento 24h”, afirmou.
Durante a transição, na sexta-feira (22), após as 18h, os pacientes que necessitarem de atendimento devem procurar a UPA da Avenida Esperança, que também funciona 24 horas.
A previsão da Prefeitura é que a nova sede definitiva do PA da Zona Sul, no bairro Nossa Senhora da Vitória, seja inaugurada em até 60 dias.
O secretário da Casa Civil, Vinícius Ibrann, destacou que vem acompanhando de perto os trabalhos, a pedido do prefeito Valderico Junior.
“O prefeito cumpre agenda em Brasília e me designou para acompanhar de perto esse processo, junto com a Secretaria de Saúde e outras pastas, garantindo agilidade e qualidade nessa mudança. A estrutura provisória está praticamente pronta para atender a população já neste sábado”.
A Prefeitura de Ilhéus reforça que todas as ações têm como objetivo assegurar a continuidade do atendimento de saúde e pede a compreensão da população durante o período de transição.
Ilhéus celebra 491 anos com inauguração da nova iluminação da ponte Jorge Amado e programação esportiva intensa
Neste sábado, 28 de junho, a cidade de Ilhéus comemora seus 491 anos de história com uma programação especial que reforça sua identidade como “Cidade do Esporte”. Entre as principais ações festivas, o prefeito Valderico Júnior anunciou a inauguração da nova iluminação e posteamento da Ponte Jorge Amado. A solenidade está marcada para às 17h30, na Praia do Cristo. A nova iluminação promete valorizar ainda mais um dos cartões-postais da cidade, proporcionando mais segurança, mobilidade e beleza à paisagem urbana, especialmente à noite.

A comemoração também tem destaque no cenário esportivo. Ilhéus está sediando, durante este período, uma série de campeonatos e torneios que movimentam a cidade e fortalecem o turismo esportivo na região. Entre as modalidades estão o Campeonato Baiano de Surf, Copa Ilhéus de Voleibol, Basquete e Futsal, além de eventos de Futebol de Areia, Futevôlei, Beach Tennis, Vôlei de Praia 4×4, Corridas e Cicloturismo.
Com esse conjunto de iniciativas, a gestão municipal reforça o compromisso com o desenvolvimento urbano, o incentivo ao esporte e o fortalecimento da identidade cultural de Ilhéus. A programação segue durante o fim de semana.
EXCLUSIVO: Nova atração da festa de São Boaventura em Canavieiras, vem conferir
A tradicional Festa de São Boa Ventura, padroeiro da cidade de Canavieiras, promete agitar a cidade nos dias 11, 12 e 13 de julho, a programação já conta com Igor Kannário, Cris Mel e Seresta do Rasta, oferecendo uma mistura diferente.

Kevi Jonny é atração confirmada em Canavieiras.
Com sua voz marcante e repertório que mistura romantismo e sofrência, Kevi Jhonny é confirmado na festa, ele vem conquistando espaço no cenário musical baiano e nacional. Conhecido por sucessos que emocionam o público, ele promete trazer todo o seu talento para o palco da festa. Em 2022, o cantor ganhou projeção nacional com o lançamento do DVD “Com Amor, Kevi Jonny – Ao Vivo, em Goiânia”, cuja faixa principal “Te Love” virou fenômeno digital. A canção alcançou milhões de streams no Spotify (mais de 25 M), ficou nas playlists “Top Músicas Virais” de vários países (Brasil, Portugal etc.), além de explodir no YouTube e TikTok .
O evento acontece na Praça de São Boaventura, no coração de Canavieiras, e promete três dias de muita música, diversão e alegria contagiante. Em breve a prefeitura deve confirmá-lo, além de outras atrações.
São João: Comandatuba recebe a primeira edição do “Forró da Vila” com dois dias de festa
O distrito de Comandatuba, em Una, será palco da primeira edição do “Forró da Vila”, um evento que promete movimentar a comunidade com muita música e animação nos dias 21 e 22 de junho.
A programação reúne artistas locais e regionais, além de apresentação de quadrilha junina. No dia 21 (sábado), a festa começa às 21h, com shows de Marcos Moreno, Tiago Oliveira, Samuka Santos, Digo Martins e a participação especial da Quadrilha Arrasta Pé, levando a tradição junina ao coração da vila.
Já no dia 22 (domingo), os shows começam mais cedo, às 19h, com apresentações de Ariedson, Paulinho Xoxo e Raulzinho Sousa, garantindo um repertório animado para toda a família.
O evento é uma realização da comunidade de Comandatuba, com o apoio da Prefeitura de Una, e tem como objetivo valorizar a cultura nordestina e fortalecer o calendário de festejos da cidade.
Una: Zau Passáro agitou público em Pedras de Una e pode ser atração da Micareta 2025
O cantor Zau Passáro fez a festa no distrito de Pedras de Una, durante os festejos de Santo Antônio, e deixou o público animado e pedindo bis. O sucesso da apresentação chamou atenção da gestão municipal, e segundo o secretário de Turismo, Márcio Tico, a prefeitura já está em conversas com o artista para uma possível participação na Micareta de Una.

Imagens: redes sociais do cantor
Zau, que recentemente mudou seu nome artístico para “Zau Passáro”, se viu no centro de uma polêmica envolvendo o cantor Igor Kannário. Até pouco tempo, ele se apresentava como “Zau Kannário”, mas foi alvo de uma ação judicial movida pelo “Príncipe do Gueto”, por uso indevido do nome artístico registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
A Justiça decidiu em favor de Igor Kannário, determinando que Zau cessasse imediatamente o uso do apelido, sob pena de multa de R$ 100 mil caso descumpra a ordem. Desde então, o artista passou a adotar o novo nome, com o qual vem reconquistando seu espaço nos palcos e caindo nas graças do público.
Ver essa foto no Instagram
Política: Tiago Birschner admite possibilidade de disputar prefeitura de Canavieiras e fala sobre 2026: “Os planos são das pessoas para a gente”
O ex-prefeito de Una, Tiago Birschner, falou abertamente, durante o Santo Antônio, em Pedras de Una, sobre a possibilidade de disputar a prefeitura de Canavieiras nas eleições de 2028. Durante uma entrevista ao Portal Leo Novais, Birschner afirmou que, apesar de ainda não haver uma decisão formal, não descarta a candidatura.
“Na política, não dá para fazer muitos planos. Os planos não são nossos, são das pessoas para a gente”, afirmou, destacando que sua possível participação dependerá da vontade popular e do cenário político na região.
Tiago mencionou ainda que conta com aliados importantes em Canavieiras, como o ex-candidato Edmar, que disputou a prefeitura em 2024 e acabou derrotado. Segundo Birschner, Edmar continua sendo uma liderança relevante na cidade e está “à disposição” para contribuir com projetos políticos futuros.
Questionado sobre uma possível candidatura a deputado nas eleições de 2026, Tiago confirmou que mantém conversas com o seu partido, o Progressistas (PP), mas reconheceu que a federação com o União Brasil tornou o cenário mais competitivo.
“Com a federação, o espaço ficou mais estreito, mas seguimos negociando e conversando bastante”, explicou.
Ele reforçou que qualquer decisão será tomada com responsabilidade, levando em conta os interesses coletivos.
“As pessoas precisam entender que política tem que obedecer à ótica pública. O que for bom para a região, nós faremos”, afirmou.
Para Tiago, apesar da região já contar com bons representantes, ainda há espaço para uma liderança local comprometida com o desenvolvimento regional.
Confira a entrevista na íntegra
Ver essa foto no Instagram













