:: ‘_destaque2’
Política: PP baiano tenta driblar federação com União Brasil liberando deputados nas eleições de 2026
Segundo o site BNews, o Partido Progressistas (PP) da Bahia está tentando evitar que seus deputados deixem o partido por causa da federação formada com o União Brasil. A solução em estudo seria permitir que cada deputado vote livremente com quem quiser nas eleições de 2026, sem precisar seguir uma orientação única.
Segundo informações apuradas, essa proposta já agradou um deputado federal e dois estaduais, que consideram continuar no partido se essa regra for aprovada.

Mário Negromonte; Jerônimo Rodrigues; ACM Neto; Bruno Reis
Hoje, o PP está junto com o grupo do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), mas também apoia o governador Jerônimo Rodrigues (PT) no estado. Essa mistura de alianças tem causado desconforto, e muitos filiados não querem ficar sob influência do grupo de ACM Neto, uma das principais lideranças do União Brasil.
O acordo para a criação da federação foi fechado na quarta-feira (23), em Brasília, durante um jantar com o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira. A presidência da nova aliança será assumida, no primeiro ano, por Antonio Rueda, que lidera o União Brasil e é próximo de ACM Neto. Já o deputado Arthur Lira (PP), ex-presidente da Câmara, será o próximo a comandar a federação.
Bahia: Governador Jerônimo propõe reajuste de 13,63% até 2026 para profissionais da saúde

Foto: Thuane Maria GovBA
O governador Jerônimo Rodrigues encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), nesta quarta-feira (23), um projeto de lei que prevê reajuste salarial acumulado de 13,63% até 2026 para todos os servidores estaduais ocupantes das carreiras da área de saúde. Se aprovada, a proposta deverá beneficiar mais de 13 mil funcionários públicos ativos, além de aposentados e pensionistas.
“Ao longo desses dois anos, um conjunto de direitos foram reconhecidos, mas o reajuste salarial dos profissionais é um reconhecimento do serviço prestado pelos trabalhadores da saúde e uma melhoria concreta no SUS. É o SUS, recebendo na veia, melhorias nas condições de trabalho, empoderando os profissionais, dando maior engajamento. Agora é aguardar a Assembleia e, assim que chegar a minhas mãos, sancionamos a lei, conforme votação”, frisou o governador.
Antes, o documento passará por apreciação da Alba. “Esse projeto será publicado e nós vamos debater, dialogar com a Comissão de Saúde, avaliar se precisa de algum ajuste e dar a maior celeridade possível para colocar em pauta no plenário. Tenho certeza que todos darão a necessária atenção a esse pedido”, comentou a presidente da Alba, Ivana Bastos.
A proposta é de que o incremento salarial seja pago em quatro parcelas, com dois reajustes em 2025 (4% retroativo a março e 2,5% em junho) e outros dois em 2026, também com índices de 4% em março e 2,5% em junho. No caso dos servidores inativos, os índices serão aplicados considerando as regras adotadas no momento de transição para a aposentadoria.
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde), Ivanilda de Brito explicou que o reajuste é resultado das negociações entre o Estado e os sindicatos das categorias. “Nós avançamos e podemos avançar mais. Isso significa muito para o trabalhador que passou um período sem reajuste nenhum. Nossa luta será para que esse grupo de trabalhadores, que dá a vida, a saúde, seja reconhecido e valorizado. A gente merece e a gente precisa”, celebrou.
Ao longo deste ano, a estimativa é de que a medida resulte em um impacto financeiro de mais de R$101,7 milhões para a folha de pagamento do Estado. Já para 2026, o valor calculado é de cerca de R$246,8 milhões.
Beneficiados
A iniciativa visa beneficiar as 31 categorias que integram o grupo ocupacional Serviços Públicos de Saúde, incluindo auxiliares e técnicos de áreas como Enfermagem, Nutrição e Dietética, Higiene Dental e Patologia Clínica, além de profissionais de graduação superior, como assistentes sociais, biólogos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais.
A medida ainda contempla servidores efetivos, como os profissionais contratados por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). A secretária da saúde, Roberta Santana, destacou que, como política de valorização, o trabalho não se encerra nesse pleito, e que o diálogo permanecerá aberto com os sindicatos. “Foi um diálogo estabelecido com o sindicato, conduzido também pela Secretaria de Administração, pela Secretaria de Relações Institucionais, mas a mesa de diálogo permanece aberta e essa é uma marca importante, que deve ser colocada e não deve ser esquecida pelos trabalhadores. Teremos muitos avanços para os trabalhadores da saúde do nosso estado”.
Una: Carlos Júnior deixa comando da Seleção de Una; Luciano Ramos é o novo técnico
Após três derrotas consecutivas no Copa Cima, Carlos Jr. anunciou oficialmente sua saída do comando da Seleção de Futebol de Una. O comunicado foi divulgado nesta terça-feira (15), por meio de uma nota oficial onde o treinador agradeceu à equipe, à comissão técnica e aos torcedores pelo apoio durante sua gestão.
A equipe de Una enfrentou um início difícil na competição. Na primeira rodada, foi derrotada por 3 a 0 por Santa Luzia. Na segunda, perdeu em casa por 2 a 0 para Camacã, e, na terceira rodada, sofreu mais uma derrota fora de casa: 2 a 0 contra a equipe de Mascote.
Em sua nota, Juninho declarou que entrou no projeto com o desejo sincero de ajudar e fazer a diferença, mas reconheceu que os resultados não foram os esperados. “É hora de deixar o cargo para que outra pessoa assuma e traga novas ideias, mais energia e um novo olhar sobre o trabalho”, afirmou o ex-treinador.

Luciano Ramos é o novo técnico da Seleção de Una
Com a saída de Juninho, a diretoria da Seleção de Una anunciou rapidamente o novo comandante: Luciano Ramos, que chega com a missão de reverter a situação e tentar recuperar o time na competição.
“Pop corn and ice cream”: Bolsonaro arrisca no inglês durante ato pró-anistia em São Paulo
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou neste domingo (6.abr.2025), durante manifestação na avenida Paulista, em São Paulo, que vendedores ambulantes foram condenados por envolvimento nos atos golpistas de 8 de Janeiro. Falando em inglês, Bolsonaro declarou: “Popcorn and ice cream sellers sentenced for coup attempt in Brazil” (“Vendedores de pipoca e sorvete condenados por tentativa de golpe no Brasil”).
A fala se referia aos casos de Otoniel da Cruz, de 45 anos, vendedor de picolé, e Carlos Eifler, de 54 anos, vendedor de pipocas gourmet, ambos presos e condenados por participação nos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, no início de 2023.

O evento deste domingo teve como pauta central o pedido de anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro. Foi a 5ª manifestação convocada por Bolsonaro desde que deixou a Presidência da República. A última havia ocorrido em 16 de março deste ano, em Copacabana, no Rio de Janeiro.
Relembre os atos convocados por Bolsonaro desde 2023:
-
16.mar.2025 – cerca de 26.000 pessoas em Copacabana, no Rio;
-
7.set.2024 – cerca de 58.000 na avenida Paulista, em São Paulo;
-
25.fev.2024 – entre 300 mil e 350 mil na avenida Paulista, em São Paulo;
-
21.abr.2024 – entre 40.000 e 45.000 em Copacabana, no Rio.
Este foi o primeiro ato público de Bolsonaro após ele se tornar réu no Supremo Tribunal Federal, junto a outros sete aliados, sob a acusação de tentativa de golpe de Estado.
Ver essa foto no Instagram
🚨Atenção! Confira as datas de vencimento do IPVA neste mês de abril

Foto: Feijão Almeida/GOVBA
A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) alerta os contribuintes para as datas de vencimento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em abril. Os donos de automóveis de placas com finais 1, 2, 3 e 4 possuem prazos terminando neste mês. Para mais informações, o contribuinte pode utilizar o atendimento do Balcão Virtual, disponível no site, enviar e-mail para faleconosco@sefaz.ba.gov.br ou ligar para o call center, no 0800 071 0071 (para ligações de telefone fixo) ou no 71 3319-2501 (para ligações de celular ou de telefone fixo).
Os proprietários de veículos com placas de finais 3 e 4 podem quitar o imposto em cota única com 8% de desconto até os dias 29 e 30/04, respectivamente. Outra opção é pagar a primeira das cinco cotas do IPVA, sem desconto. Já os donos de automóveis com placas 1 e 2 que dividiram o tributo em cinco vezes precisam quitar a segunda cota também até 29 e 30 de abril, respectivamente.
Caso opte pelo pagamento em cota única com o desconto de 8%, o contribuinte pode quitar o tributo via Pix, por meio do portal BA.GOV. Para isso, basta entrar com usuário, senha e solicitar o serviço “Pagar licenciamento cota única – emissão do DAE”. O pagamento também pode ser feito pelos canais das instituições parceiras da Sefaz-BA: Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob.
Pagamento antecipado
Até o dia 7 de fevereiro, os contribuintes do IPVA na Bahia puderam quitar o imposto com um desconto atrativo, de 15%, para pagamento em cota única. A opção foi a escolhida por quase 372 mil proprietários de veículos. O pagamento antecipado teve a adesão de 251.171 contribuintes do interior, e de 120.667 da capital.
Alertas do Detran
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), o contribuinte deve estar atento pois o licenciamento completo do veículo engloba outros itens além do IPVA, ou seja, para o automóvel estar regularizado é necessário quitar também débitos do licenciamento anual e multas, se houver. O prazo para ficar em dia com a documentação do veículo termina na data do vencimento da quinta parcela do imposto.
Outro alerta do Detran-BA diz respeito à emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e). O documento não é mais enviado para o endereço do contribuinte e deve ser impresso ou gerado arquivo digital, para ficar salvo no aparelho de celular. Ou seja, o cidadão tem a opção de imprimir e guardar para quando precisar apresentar o documento, além de deixar o arquivo no celular. A emissão do CRLV-e também pode ser feita via portal BA.GOV.
Ilhéus: SEMA e Polícia Militar da Bahia discutem novos protocolos para liberação de eventos

Reunião define ajustes nas exigências municipais para realização de eventos na cidade
Nesta terça-feira (25), a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) recebeu o comando da Polícia Militar da Bahia para uma reunião voltada à revisão e ajuste dos protocolos de solicitação de eventos na cidade. O encontro, realizado na sede da SEMA, também contou com a participação do secretário de Ordem Pública, Igor Erdens.
Os novos protocolos incluem condicionantes exigidas pelo município, especialmente pelas secretarias responsáveis pela liberação dos eventos. A revisão dessas exigências tem como objetivo garantir maior segurança e organização, alinhando os procedimentos administrativos às necessidades da cidade.
A iniciativa reforça a importância da integração entre os órgãos municipais e estaduais na regulamentação de eventos, buscando equilibrar o incentivo à realização de atividades com a preservação da ordem pública e ambiental.
De Itabuna: Parceria do Estado e Prefeitura amplia Hospital de Base e melhora atendimento ´portas abertas’

Foto: Conder
Inaugurado em 27 de setembro de 1998 em Itabuna, pelo então prefeito Fernando Gomes, o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, é gerido pela administração municipal e administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), atendendo pacientes de mais de 120 cidades do Sul da Bahia, 22 delas pactuadas com a Prefeitura de Itabuna.
O Hospital de Base funciona como “portas abertas” para urgência e emergência e possui atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital, um dos maiores do setor público na Bahia, dispõe de quatro enfermarias, um ambulatório, um centro Cirúrgico com quatro salas, um serviço completo de Bioimagem e dois Centros de Terapia Intensiva (CTI) com um total de 20 leitos, sendo um de isolamento.
Dotado de uma equipe médica e assistencial altamente qualificada, o Hospital de Base foi, ao longo de 26 anos, incorporando novos serviços e especialidades, sempre com o compromisso de levar saúde e bem-estar à população. Atualmente, é referência nas especialidades de ortopedia e traumatologia, neurologia, cirurgia vascular, cirurgia bucomaxilo e cirurgia geral da Região Sul de se destaca por ser o único da região a ofertar o tratamento de escleroterapia com espuma para o tratamento de varizes e úlceras, pelo SUS na região.
O Hospital de Base também dispõe de uma Unidade de Saúde Ocupacional (USA), composta por uma equipe multidisciplinar (fisioterapeuta, acupunturista, psicólogo e nutricionista) para atendimento exclusivo dos seus colaboradores, entre contratados e efetivos.
NOVO BASE
Com investimentos de R$75 milhões do Governo da Bahia, o hospital foi ampliado com a realização de obras de reforma, modernização e ampliação, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itabuna.
O novo Hospital de Base, que será inaugurado no próximo dia 14, conta com uma estrutura moderna e tecnológica que inclui um Pronto-Socorro, setor de Bioimagem, Centro Cirúrgico com seis salas e duas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), totalmente equipado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB).
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD) reafirmou que “a entrega da nova etapa do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães representa mais do que uma ampliação estrutural; é a reafirmação do nosso compromisso com a saúde pública de qualidade. Com essa parceria fundamental entre a Prefeitura de Itabuna e o Governo do Estado, estamos transformando o Hospital de Base em um centro de referência, garantindo um atendimento mais humanizado e eficiente para nossa população”, declarou.
O médico e diretor presidente do hospital, João Omar, afirmou que “a ampliação do Hospital de Base representa um marco na história da saúde pública no Sul da Bahia. Por ser um hospital “portas abertas”, o Base atende a parcela mais carente da população com um atendimento de qualidade”, afirma. Segundo ele, “a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Itabuna consolida a cidade como referência para emergência e várias especialidades médicas”, concluiu.
Ilhéus: Bloqueios nas contas do município ultrapassam R$ 19 milhões em 2025

A Prefeitura de Ilhéus enfrenta um cenário financeiro desafiador devido aos recorrentes bloqueios nas contas, que já ultrapassam R$ 19 milhões em 2025. Somente em janeiro, os bloqueios somaram R$ 10,3 milhões, enquanto até o dia 10 de fevereiro, mais R$ 8,8 milhões foram retidos, conforme dados da Secretaria da Fazenda e Orçamento.
Os valores bloqueados pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) correspondem a dívidas deixadas pela gestão anterior, incluindo precatórios, Requisições de Pequeno Valor (RPVs), impostos atrasados e débitos não quitados junto ao INSS e à Receita Federal. Os bloqueios atingiram tanto as contas do município quanto a fonte de recursos do Fundo de Participação Municipal (FPM), comprometendo o orçamento da cidade.
A retenção desses valores impacta diretamente o fluxo de caixa da prefeitura, dificultando a execução de investimentos e compromissos financeiros. No entanto, o governo tem se empenhado para garantir a continuidade dos serviços públicos e, sobretudo, honrar os vencimentos dos servidores.
O Prefeito Valderico Junior vem buscando alternativas para minimizar os impactos dos bloqueios, solicitando ao TJ-BA o reparcelamento das dívidas. Com agenda em Brasília, o gestor também levou a questão ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e aguarda um retorno positivo, que permita ao município enfrentar a situação.
A prefeitura seguirá acompanhando os desdobramentos e tomará as medidas necessárias para responsabilizar os culpados pelos prejuízos causados ao município.
Canavieiras: Juíz acata ação judicial por abuso de poder econômico da chapa do prefeito Paulo Carvalho

A Justiça eleitoral da 116ª Zona Eleitoral de Canavieiras BA, através do Juiz Eleitoral Dr. Bruno Borges Lima Damas, proferiu nesta última terça-feira (dia 28), decisão favorável ao prosseguimento do feito da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida contra o prefeito de Canavieiras, Paulo Carvalho (AVANTE), e seu vice, José Carlos Costa Guimarães.
O Ministério Público Eleitoral, da 116ª Zona Eleitoral de Canavieiras BA, também se manifestou ciente e requereu o prosseguimento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE).
A ação foi proposta pela coligação O NOVO PARA MUDAR, que teve como candidato Edmar Luz, que ficou em segundo lugar na última eleição em Canavieiras, aponta que os candidatos eleitos promoveram atos de campanha com uso excessivo de recursos financeiros, resultando em desequilíbrio no pleito. Entre os eventos citados, destaca-se que nos dias dos eventos da coligação investigada, as unidades de saúde e escolas municipais foram fechadas, além da distribuição gratuita de cervejas em tais eventos. Outros pontos foram que os veículos de campanha da coligação eram guardados e faziam manutenções na Garagem Municipal, além disto, a promessa compartilhada nas redes socias da realização de um evento com cantor renomado caso a coligação investigada ganhasse a eleição.
A decisão caberá à Justiça Eleitoral da 116ª Zona Eleitoral, que designou audiência de instrução e julgamento para o dia 17 de fevereiro de 2025 ás 13h30min, a qual poderá determinar desde multas até a cassação dos mandatos do prefeito e seu vice.
Paulo Carvalho (Avante) é prefeito de Canavieiras desde novembro de 2023, após uma articulação política da câmara de vereadores. Desde que assumiu seu primeiro mandato, são levantadas dúvidas sobre a transparência de sua gestão. Com a confiança da sua gestão em xeque, Paulo Carvalho pode ter seu mandato cassado.
Luto: Morre aos 59 anos a médica e ex-candidata a prefeita de Una, Joanira Leite
Faleceu nesta quinta-feira (30) aos 59 anos a médica Joanira Leite, conhecida popularmente como Doutora Joanira. Ela lutou contra um câncer nos últimos tempos, mas a causa exata do falecimento ainda não foi confirmada.

Doutora Joanira era uma figura conhecida em Una, onde atuava como médica e também participou ativamente da política. Disputou as eleições municipais para a prefeitura em 2020 e novamente em 2024.
Além de sua trajetória política, Joanira era respeitada pelo trabalho na área da saúde, onde sempre se destacou pelo atendimento humanizado e pelo compromisso com seus pacientes.
O velório e detalhes sobre o sepultamento ainda não foram divulgados pela família.













