Emprego: confira as vagas do SINEBAHIA de Ilhéus para quarta-feira (16)

Vagas exclusivas para Ilhéus nesta quarta-feira (16).
Os atendimentos já estão sendo feitos presencialmente mediante agendamento pelo SAC Digital no https://www.sacdigital.ba.gov.br ou aplicativo SACDIGITAL.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: das 7h às 15:30h.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: RG, CPF e/ou Carteira de Trabalho
TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Ensino médio Completo Técnico de Segurança do Trabalho
Experiência mínima de 6 meses com registro em carteira de trabalho
01 VAGA
ASSISTENTE TÉCNICO DE PROCESSOS
Ensino Fundamental Completo
Experiência mínima de 6 meses com registro em carteira de trabalho
Possuir curso técnico em Eletrônica ou Informática
03 VAGAS
ENTREGADOR DE DISTRIBUIDORA
Ensino Médio Completo
Experiência mínima de 6 meses na função
01 VAGA
AJUDANTE DE TERRAPLENAGEM
Ensino Fundamental Completo
Experiência mínima de 6 meses com registro em carteira de trabalho
17 VAGAS
MARTELETEIRO
Ensino Fundamental Completo
Experiência mínima de 6 meses com registro em carteira de trabalho
01 VAGA
Bahia: Governo do Estado suspende transporte intermunicipal durante o São João

O transporte coletivo intermunicipal rodoviário e hidroviário será suspenso, em toda a Bahia, no período junino. A medida, que tem o objetivo de evitar a disseminação da covid-19, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (15).
O decreto prevê que ficam suspensas, a partir da meia-noite do dia 21 de junho, a circulação e a saída, e, a partir das 9h de 21 de junho, a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal rodoviário, público e privado, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. A restrição vale até as 5h de 28 de junho.
A circulação, a saída e a chegada de ferry boats, catamarãs, lanchinhas e balsas também ficam proibidas das 20h do dia 21 de junho até as 5h de 28 de junho, em todo território baiano.
Já desta terça-feira (15) até domingo (20) e de 28 de junho a 4 de julho, a circulação, a saída e a chegada dos transportes serão permitidas desde que a ocupação seja limitada a 70% da capacidade. Não haverá disponibilização de transportes extras.
A fiscalização do decreto é de responsabilidade da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações (Agerba).
Bahia: Decreto proíbe venda de bebida alcoólica no fim de semana e no São João

A venda de bebida alcoólica segue proibida no próximo fim de semana e no período junino em toda a Bahia. O Governo do Estado decidiu suspender a comercialização de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery, das 18h de 18 de junho até as 5h de 21 de junho e também das 18h de 23 de junho até as 5h de 28 de junho. A medida, que tem o objetivo de evitar a propagação da covid-19, será publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (15).
Na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a proibição da venda de bebida alcoólica será das 20h de 18 de junho até as 5h de 21 de junho, bem como das 20h de 23 de junho até as 5h de 28 de junho. A determinação envolve os municípios de Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz.
A comercialização de bebida alcoólica no fim de semana será liberada somente em municípios integrantes de regiões de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos.
O decreto desta terça-feira (14) também prorroga a restrição da locomoção de pessoas das 21h às 5h, em todo território baiano, até 29 de junho. Nos municípios localizados nas regiões da Chapada Diamantina, Oeste, Irecê, Jacobina, Sudoeste e Extremo-Sul, o toque de recolher vale das 20h às 5h.
Na RMS, a restrição de locomoção noturna será das 20h às 5h, no período de 18 a 20 de junho e também entre os dias 23 e 28 de junho. Nos demais dias, o toque de recolher permanece das 22h às 5h.
Nos municípios integrantes das regiões de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos, a restrição na locomoção noturna será válida das 22h às 5h.
Transporte
A circulação dos meios de transporte metropolitanos será suspensa das 20h30 às 5h, de 18 a 20 de junho e de 23 a 27 de junho. Nos demais dias, os meios de transporte metropolitanos não circulam das 22h às 5h, até 29 de junho.
Os ferry boats não vão circular nos dias 19, 20, 26 e 27 de junho. Já nos dias 18, 23, 24, 25, a circulação ficará suspensa das 20h30 às 5h. Nos dias 15, 16, 17, 28 e 29, os ferry boats não funcionam das 22h30 às 5h.
As lanchinhas não circulam das 20h30 às 5h, nos dias 18, 19, 20, 23, 24, 25, 26 e 27. Já nos dias 15, 16, 17, 28 e 29, as lanchinhas não funcionam das 22h30 às 5h. A ocupação deve ser limitada ao máximo de 50% da capacidade da embarcação nos dias 19, 20, 26 e 27 de junho.
Aulas
As unidades de ensino públicas e particulares podem manter as atividades de forma semipresencial. Para que isso ocorra, é necessário que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid esteja abaixo de 75%, por cinco dias consecutivos, nas regiões de saúde.
Além disso, as atividades letivas devem ficar condicionadas à ocupação máxima de 50% da capacidade de cada sala de aula e ao atendimento dos protocolos sanitários estabelecidos.
Eventos e shows
Os eventos e atividades que envolvam aglomeração de pessoas continuam proibidos até 29 de junho, em todo o território baiano, independentemente do número de participantes. Segue suspensa ainda, até 29 de junho, a realização de shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes, além de atividades esportivas amadoras.
Os eventos exclusivamente científicos e profissionais podem ocorrer com público limitado a 50 pessoas. Já os atos religiosos litúrgicos ficam permitidos mediante a ocupação máxima de 25% da capacidade do local. O funcionamento das academias também permanece autorizado mediante a ocupação máxima de 50%.
Continua vedada, em todo o território baiano, a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras até 29 de junho, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações.
Política: Otto Alencar projeta Soane Galvão para 2022

Uma representatividade feminina, com lastro político, de nome forte e leve para disputar as eleições de 2022 e ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia. Foi com base nessas prerrogativas, que o senador da república, Otto Alencar, enalteceu o nome de Soane Galvão, engajada em trabalhos sociais e bem colocada no ambiente político, durante entrevista à Rádio Difusora, no último sábado.
“Espero que Soane realize o sonho de representar Ilhéus na Assembleia Legislativa”, disse Otto Alencar durante a entrevista, ao afirmar ser este um nome forte para disputar uma vaga na Alba, despontando como expressiva representatividade feminina para Ilhéus e a Bahia.
O Senador projetou a boa governança de Ilhéus à capacidade de Soane para seguir o trilho da boa condução política, trazendo mais conquistas e melhorias para Ilhéus e região.
Correligionária do senador Otto Alencar, que é presidente do Partido Social Democrático da Bahia (PSD), Soane Galvão leva à sigla a suavidade e o poder da mulher, com ampla experiência em ações voltadas para os direitos mais básicos dos cidadãos, enquanto esteve secretária de Desenvolvimento Social promovendo políticas públicas bem sucedidas de assistência social na cidade.
Esporte: Brasil conta com boa atuação de Neymar e vence Venezuela em estreia na Copa América

Crédito: SBT
O Brasil abriu a Copa América com o pé direito. Com o pé direito de Neymar – e o esquerdo. Neste domingo (13), no estádio Mané Garrincha, a Canarinho dominou a Venezuela e contou com boa atuação do camisa 10, que participou de todos os gols da partida, marcados pelo zagueiro Marquinhos, pelo próprio Neymar e também por Gabigol, com assistência do craque da seleção. A vitória por 3 a 0 da seleção brasileira teve transmissão do SBT.
Com a vitória, o Brasil é líder do Grupo B da Copa América com três pontos. Ainda neste domingo (13), a Colômbia venceu o Equador por 1 a 0 pelo segundo jogo da rodada inaugural do Grupo B da competição continental.
Vitória parcial tem Neymar como protagonista
Tite levou o Brasil a campo em um 4-3-3, que se transformava em um 2-3-5 quando a seleção se estabelecia no ataque – Paquetá, pela direita, e Lodi, pela esquerda, se juntavam aos atacantes na linha ofensiva. Com a Venezuela em um 5-4-1, a seleção teve dificuldades nos primeiros minutos. Aos nove, no entanto, Neymar partiu para cima da Vinho Tinto e encontrou Richarlison na área, que acabou finalizando de forma atrapalhada. Na sequência, Militão, sozinho, finalizou para fora de cabeça.
Neymar seguiu sendo o principal jogador brasileiro no primeiro tempo. O camisa 10 criou mais duas situações, quando finalizou de fora da área e ganhou escanteio. Na sobra da cobrança, Danilo testou o goleiro Graterol. E a bola parada parecia ser o melhor caminho para os brasileiros. Em novo escanteio cobrado por Neymar, Marquinhos aproveitou o desvio de Richarlison, ganhou da defesa venezuelana e mandou para as redes de Graterol.
Os minutos seguintes renderiam ainda mais um momento importante ao Brasil. Renan Lodi encontrou Richarlison na área em cruzamento certeiro, mas o camisa sete da seleção brasileira estava impedido e teve gol corretamente anulado. Neymar, em boa primeira etapa, arrancou tinta da trave quando foi lançado por Militão, em momento que a Canarinho dominava totalmente a Venezuela. Apesar do domínio, a seleção baixou o ritmo até o fim do primeiro tempo.
Brasil confirma triunfo com mais participações de Neymar
A seleção voltou para a segunda etapa com Everton Ribeiro e Alex Sandro nas vagas de Paquetá e Lodi. A primeira chance brasileira na etapa final aconteceu quando Gabriel Jesus tabelou com Everton Ribeiro pela direita e bateu forte para pequena área. Neymar tentou desviar na segunda trave, mas a velocidade da bola impediu o gol do camisa 10. Pouco depois, Neymar encontrou Richarlison em boa situação, mas o camisa sete demorou para finalizar e, quando conseguiu, não acertou em cheio.
Com o passar da segunda etapa, a Canarinho ganhou mais dinâmica pela atuação de Everton Ribeiro. Foi do camisa onze o passe que colocou Danilo em boa situação após tabela com o lateral, que foi derrubado na área por Cumaná. Na cobrança de pênalti, Neymar deslocou Graterol e bateu com segurança no canto esquerdo do goleiro. Em desvantagem maior, os venezuelanos aos poucos foram se desorganizando e cedendo mais espaços ao Brasil.
E não demorou muito para os comandados de Tite aproveitarem os espaços. Em duas jogadas na reta final, Neymar e Gabigol levaram perigo ao gol defendido por Graterol. Na primeira, o camisa 10 da seleção quase marcou o terceiro. Na segunda, porém, Neymar deixou o goleiro venezuelano para trás e só serviu Gabigol, que escorou de peito para fechar a partida.
Agenda da seleção brasileira
Agora, o próximo compromisso do Brasil na Copa América é contra o Peru, na próxima quinta-feira (17), no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. A partida será válida pela segunda rodada do Grupo B da competição continetal.
Covid-19: São Paulo antecipa calendário e projeta população vacinada até setembro

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou neste domingo (13.jun) que a vacinação contra a covid-19 foi antecipada em 30 dias. Com a mudança, toda a população adulta estará imunizada com a 1ª dose da vacina até o dia 15 de setembro.
“São Paulo antecipa em 30 dias a sua vacinação contra a covid-19. Até 15 de setembro todos os paulistas, brasileiros e estrangeiros residentes em São Paulo estarão vacinados pelo menos com 1ª dose da vacina. Essa é uma grande notícia para todos os brasileiros”, disse Doria durante a entrevista coletiva, realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.
Ainda segundo o governador, a antecipação vai contemplar cerca de 7,5 milhões de pessoas a partir dos 40 anos. “A população na faixa etária entre 40 e 59 anos, que seriam vacinadas apenas no mês de julho, agora serão imunizadas em junho. Isso é fruto de trabalho planejamento e logística do sistema de saúde pública de São Paulo”.
Mudanças no calendário
No início da semana, o governador de São Paulo havia anunciado a antecipação em 15 dias da vacinação no estado. Segundo o mandatário, toda a população com idade acima dos 18 anos e sem comorbidades estaria imunizada até o dia 31 de setembro.
“Todos os grupos por pessoas de idade sem comorbidade serão imunizados com 15 dias de antecedência com relação ao calendário apresentado anteriormente”, disse na ocasião.
Famosos: Ex-Loira do Tchan que virou policial diz que passou em mais dois concursos

Crédito: UOL
Silmara Miranda, que fez parte do grupo “É o Tchan” entre 2003 e 2007, ganhou notoriedade recentemente por conta de sua nova profissão: ela se tornou policial rodoviária federal. Nesta semana, ela revelou que passou em mais dois concursos: de escrivã e agente da Polícia Civil.
Ela falou sobre o assunto ao interagir com seguidores no Instagram, por meio de uma caixa de perguntas no Stories, em que também explicou a decisão de prestar concurso: “Não estava muito contente com minha vida profissional e financeira. Mas desde a época da primeira faculdade, lá com os meus 22 anos, já queria estudar para concurso. Eu queria o que todo mundo quer: estabilidade”, contou ela, que é formada em Jornalismo.
“Se você está pensando em fazer o próximo concurso da PRF, pegue firme nos estudos. Disciplina e determinação são ingredientes mágicos para alcançar qualquer objetivo. Para quem perguntou, comecei a estudar em 2017, mas a prova foi só em 2019, então tive dois anos para me preparar. Comecei do zero, com 36 anos. O processo é mesmo muito longo e lento. Tem que ter paciência e fé de que tudo vai dar certo”, incentivou.
Depois da aprovação, a ex-bailarina ainda precisou passar por várias aulas práticas e teóricas antes de assumir a função, cujo salário bruto é de R$ 9,8 mil. “É cansativo, mas maravilhoso. Tão enriquecedor! Nós chegamos na UniPRF grandes e saímos gigantes. Você tem que se dedicar, mas é muito prazeroso aprender ser Polícia Rodoviária Federal”, elogiou.
“Passa rápido. Que orgulho e satisfação em poder vestir o uniforme azul no final desses quatro meses. A sensação de vitória também acho que varia conforme sua luta. E por aqui a luta foi muito grande. Muito mesmo. Por isso eu transbordo emoção e sou muito grata a Deus por poder viver esse momento”, finalizou.
Saúde prepara parecer para desobrigar uso de máscara, diz Bolsonaro

Declaração foi dada durante evento no Palácio do Planalto | Alan Santos/PR/SBT
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, nesta 5ª feira (10.jun) que o Ministério da Saúde trabalha em um parecer para desobrigar o uso de máscaras por pessoas vacinadas ou que tenham se recuperado da covid-19. A declaração foi dada durante evento no Palácio do Planalto.
“Acabei de conversar com um tal de Queiroga, não sei se vocês sabem quem é, nosso ministro da Saúde, e ele vai ultimar um parecer visando a desobrigar o uso de máscara por parte daqueles que estejam vacinados ou que já foram contaminados”, disse o presidente.
Em seguida, Bolsonaro chamou a máscara de “símbolo” e disse que ela “tem sua utilidade para quem está infectado. “Se bem que, para nós, o nosso protocolo para quem está infectado, esse sim é fica em casa. Não aquele fica em casa todo mundo. A quarentena é para quem está infectado. Não é para todo mundo, porque isso destrói empregos, mata de outra forma o cidadão, mata de fome, de depressão, aumnta a violência em casa, aumenta o abuso contra criança”, afirmou, mais uma vez fazendo críticas às medidas de isolamento.
Autoridades internacionais de saúde ressaltam que, mesmo quem já está vacinado pode transmitir a covid-19. Sobre os recuperados, não há garantias de que os anticorpos adquiridos sejam permanentes ou suficientes para impedir uma nova infecção. A ciência já identificou casos de reinfecção, sobretudo após o surgimento de novas variantes.
Nos Estados Unidos, o uso de máscara foi desobrigado para vacinados em locais abertos. Contudo, por lá, 51,45% da população já foi imunizada — segundo o site Our World in Data –, enquanto no Brasil, o número é de 25,09% de vacinados com uma dose — que ainda não garante a imunização — e apenas 11,15% com duas doses.
Em vídeo, o ministro Marcelo Queiroga disse ter recebido um pedido de Bolsonaro para fazer um estudo sobre o uso do equipamento de proteção. “O presidente acompaha o cenário internacional e vê que em outros países onde a campanha de vacinação já avançou, as pessoas já estão flexibilizando o uso das máscaras”, relatou. Procurado, o Ministério da Saúde ainda não se pronunciou sobre a declaração do chefe do Executivo.
Ilhéus: Prefeitura esclarece paralisação da coleta de lixo

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), informa que a coleta de lixo começou a ser normalizada na manhã desta quinta-feira (10). Devido às chuvas que caíram na cidade nos últimos dias, o acesso ao Aterro do Itariri, local de descarte dos resíduos, estava interditado. Por esse motivo, o serviço foi paralisado na quarta-feira (9).
A Secsurb informa que as melhorias na parte interna do aterro que dá acesso às células de descarte já começaram e o serviço de coleta dos resíduos no município está sendo executado normalmente.
Política: Ciro Gomes assume que tem conversado com ACM Neto sobre 2022 e provoca PT: “perdão, Jaques Wagner”

Crédito foto: Linha de Frente/crédito de reportagem: Aratu on
O ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) assumiu que tem mantido conversas com o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), sobre as eleições 2022. O pedetista é pré-candidato à Presidência da República e o democrata ao Governo da Bahia.
“Nós estamos numa fase em que está todo mundo conversando com todo mundo. Não há nada conclusivo entre ninguém com ninguém. O STF adiantou em quase dois anos o processo eleitoral com a decisão a favor do Lula. Tenho conversado, sim, com ele, quem conduz essas conversas é o presidente Carlos Lupi”, disse o ex-ministro durante coletiva concedida a jornalistas baianos.
De acordo com Ciro, as conversas têm o objetivo de “criar uma amplíssima frente para disputar” o pleito. “PV, PDT e Rede, esse grupo pretende conversar com outras frentes mais à direita, para dar base para as reformas que o Brasil precisa. Ninguém sabe com que partidos contará, nem eu, nem o Bolsonaro, nem o Lula, porque isso só se definirá por volta de abril do ano que vem”.
Ciro também provocou o senador Jaques Wagner, que recentemente disse que o pedetista tem tensionado as relações.
“Nós precisamos pedir permissão ao grande patrão para disputar eleição? É um disparate. O PDT está tentando construir um caminho, não vamos tomar de ninguém. Vamos sugerir que não voltem ao passado. O PT governou o Brasil por quatro eleições e não fizeram uma reforma. Perdão, Jaques Wagner, quero só poder falar para o povo nossas ideias. Aqui na Bahia nós temos muita confiança em Felix Mendonça. O PDT ajudou Rui Costa e Jaques Wagner lá no passado e não nos arrependemos disso, mas nós queremos olhar para o futuro”.
Ciro Gomes também explicou porque decidiu se posicionar contra o ex-presidente Lula. “Eu nunca vi uma situação tão grave como tenho visto hoje. O Bolsonaro roubava dinheiro da gasolina do gabinete dele e de repente vira presidente do Brasil. Haveria Bolsonaro se não fosse a profunda contradição econômica que o Lula produziu? Vou arcar com as consequencias da minha posição. Eu ajudei o Lula, mas ele está tomado de ódio, o que ele pode fazer para o Brasil agora que ele não fez nos últimos anos? Eu acredito que nada”.












