Segurança: Operação Verão 2024/2025 é lançada com reforço no efetivo policial, novos veículos e mais armamentos

Lançamento da Operação Verão. Fotos: Matheus Landim/GOVBA
Com foco na garantia da segurança e da tranquilidade de baianos e turistas durante a estação mais festiva do ano, o governador Jerônimo Rodrigues lançou, nesta quarta-feira (4), a Operação Verão 2024/2025. Durante o ato, no Jardim dos Namorados, em Salvador, houve uma exposição de um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) e uma simulação de salvamento. Foram entregues, ainda, viaturas, armamentos e equipamentos para as forças de segurança do estado.
“É uma ampliação das nossas forças para garantir um verão tranquilo. Durante o verão, as pessoas estão de férias, as famílias circulam mais, viajam mais, tem muitos turistas chegando ao estado. Uma agenda de segurança pública, Corpo de Bombeiros, DPT [Departamento de Polícia Técnica], Polícia Civil e Polícia Militar, mas temos, também, uma agenda de turismo, temos uma agenda de saúde, afinal de contas, toda a estrutura se mobiliza para receber as pessoas”, pontuou o governador.
A Operação Verão é realizada anualmente, visando coibir a criminalidade e, ainda, com o objetivo de promover ações de conscientização e prevenção, garantindo que baianos e turistas possam desfrutar das belezas do estado com segurança. A intensificação do policiamento vai alcançar áreas turísticas e as praias, em especial nos finais de semana e feriados.
“Essa operação não ocorre somente na capital. É na capital e em todo o interior do estado, que vai receber parte desses equipamentos entregues”, frisou o titular da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner.
Aproximadamente 9500 policiais militares, 800 bombeiros e 2892 policiais civis, além de profissionais do DPT, vão atuar, em regime de serviço extraordinário, até 6 de abril de 2025. O reforço no efetivo vai ser feito com a presença de agentes de unidades do interior e, também, policiais que estão de folga, com pagamento de plantões extras, o que representa R$ 7,2 milhões.
Cerca de R$ 15,7 milhões foram destinados para aquisição de novos veículos, armamentos e equipamentos para os órgãos de segurança da Bahia. Com o aporte financeiro superior a R$ 10,5 milhões, foram adquiridas 200 viaturas, sendo 180 motocicletas, sete caminhonetes, quatro carros, quatro quadriciclos e cinco bases móveis para a Polícia Militar (PMBA). Também foram entregues pelo governador 727 fuzis e 1798 coletes, que somam R$ 3,6 milhões.
A Polícia Civil da Bahia (PCBA) recebeu 16 viaturas, num investimento de pouco mais de R$ 1 milhão. Já o DPT recebeu três veículos. O valor de quase R$ 1,5 milhão foi destinado para a aquisição de equipamentos de salvamento para profissionais do Corpo de Bombeiros Militar (CBMBA).
Por meio da união entre a Polícia Ambiental e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), foram distribuídos nove quadriciclos, sete motos aquáticas, uma lancha e carretas para motos e quadriciclos, bem como um reboque. “Vamos apoiar a Polícia Ambiental na fiscalização no entorno da Baía de Todos-os-Santos, se estendendo até Valença, Camamu, Boipeba, operacionalizando junto ao Inema [Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos], porque a gente tem a garantia da eficácia da política pública, fiscalizando, regulando, monitorando e protegendo nosso meio ambiente”, explicou o secretário da Sema, Eduardo Sodré.
A Polícia Militar ainda lançou a Operação Via Magna, para reforçar a proteção em Salvador, Lauro de Freitas e na BA-099 até o pedágio. “Contaremos com um policiamento adicional durante a noite e a madrugada”, acrescentou o comandante-geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho.
Turismo
Na ocasião, a Secretaria de Turismo (Setur) lançou o projeto Bahia, Sinta Essa Energia. O objetivo é envolver os 3 milhões de visitantes (média esperada para o Verão 24/25) num calendário de eventos, que inclui uma programação vasta de receptivos, ações culturais, entretenimento e interatividade, alinhados a ações especiais.
Bahia: Governador fortalece diálogo com universidades estaduais e encaminha projetos de melhorias e reajustes à Alba

Fotos: Thuane Maria GovBA
Em mais um passo para fortalecer o Ensino Superior público do Estado, o governador Jerônimo Rodrigues realizou, nesta quarta-feira (4), o terceiro encontro de 2024 com os reitores das universidades estaduais da Bahia. Durante a reunião, o chefe do Executivo baiano autorizou o envio de projetos de lei à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) com propostas para reajustar os vencimentos do magistério público, reestruturar a remuneração de técnicos e analistas universitários, além de ampliar as vagas de concursos e contratações via Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).
“Investir nas universidades estaduais é garantir que a educação superior continue a transformar vidas e impulsionar o crescimento do estado. Os anúncios de hoje – como os reajustes salariais, a reestruturação de carreiras e a ampliação de vagas – são parte desse compromisso de valorizar a educação e assegurar melhores condições para a formação de qualidade”, afirmou o governador.
Os projetos de lei enviados à Alba incluem reajustes salariais para os docentes, a reestruturação da remuneração de técnicos e analistas universitários e autorizações para concursos e contratações, medidas que atendem a demandas históricas das instituições. Os recursos previstos para 2025 abrangem melhorias em infraestrutura, custeio e pessoal, sinalizando os esforços contínuos para expandir e qualificar o ensino superior público na Bahia.
A reitora da Uneb, Adriana Marmori, ressaltou a importância do atual momento de diálogo entre o governo e as universidades, que tem se intensificado nos últimos tempos. “Estamos vivendo um período muito positivo, em que o governo tem mostrado uma disposição genuína para ouvir e compreender as nossas demandas. Além disso, há um esforço claro para implementar ações concretas que atendam às necessidades da comunidade acadêmica”, afirmou.
Representando as quatro universidades estaduais da Bahia, participaram do encontro a reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e presidenta do Fórum de Reitores, professora Amali Mussi; reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a professora Adriana Marmori; o reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), professor Luiz Otávio de Magalhães; e o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), professor Alessandro Fernandes.
*Avanços impulsionados pelo diálogo contínuo*
A Uneb foi autorizada a ampliar em 16 vagas no concurso do edital nº 034/2022 e contratar 27 professores substitutos via Reda. A Uesb poderá contratar 70 servidores, sendo 39 de nível superior e 31 de nível médio, também via Reda. A Uesc terá uma vaga adicional no concurso do edital nº 044/2022 para professor assistente, além de contratar três professores nas categorias substituto e auxiliar temporário via Reda. Já a Uefs abrirá concurso para 14 vagas de analista e técnico universitário e contratará 24 professores visitantes e 51 servidores administrativos via Reda.
Além das medidas anunciadas, o encontro reforçou o diálogo entre governo e universidades, que têm recebido atenção crescente. Entre 2022 e 2023, o investimento nas universidades estaduais aumentou 19,6%, com a previsão de R$ 2,6 bilhões em recursos para 2025.
“O governo tem demonstrado compromisso com o fortalecimento das universidades, ouvindo nossas demandas e implementando medidas concretas para atender à comunidade acadêmica. Esse diálogo, junto aos recursos adicionais, reforça a importância das universidades no desenvolvimento social e econômico da Bahia”, afirmou a reitora Amali Mussi, da Uefs.
A reunião contou também com a presença dos titulares das Secretarias de Relações Institucionais, Jonival Lucas; da Educação (SEC); Rowenna Brito; da Administração (Saeb) Edelvino Góes, da Fazenda (Sefaz), Manoel Vitório; e do secretário em exercício da Casa Civil, Carlos Melo.
“Guia Prático para Donos Responsáveis” está disponível na Amazon

A Médica Veterinária Dra. Hannah Thame, de Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia, está lançando seu primeiro livro, “Guia Prático para Donos Responsáveis-Cuidados Essenciais para a Saúde do seu Pet”, em formato e-book, já disponível na Amazon, uma das maiores plataformas de livros digitais do mundo
O livro, lançado pela Manara Editora, traz, numa linguagem coloquial e acessível a todos, dicas importantes sobre os cuidados com animais que estão integrados ao ambiente familiar e fazem a alegria de seus tutores e que, por isso mesmo, precisam de atenção especial.
Entre as dicas no guia, estão informações sobre como manter animais de estimação saudáveis e felizes, dicas de treinamento, socialização e entendimento, identificação de doenças e atendimento veterinário, primeiros socorros até a chegada do Médico Veterinário e dicas para uma jornada de companheirismo bem sucedida.
As informações contemplam cães e gatos de várias raças e tamanhos, com dicas específicas para cada uma delas, além de orientações sobre vacinação, cuidados básicos de higiêne e prática de exercícios físicos.
A Dra. Hannah Thame explica que o objetivo do Guia é “ajudar os amantes e criadores de animais a se sentirem mais seguros e confiáveis, pois, através das informações obtidas com a leitura, o tutor será capaz de proporcionar uma vida mais feliz e saudável ao lado do seu melhor amigo.”
Na Amazon, o livro pode ser adquirido através do link:
PERFIL
A Dra. Hannah Thame é Médica Veterinária formada pela Universidade Estadual de Santa Cruz, com Mestrado em Ciência Animal pela mesma instituição. Possui cursos de formação em Fisioterapia Veterinária pela Universidade de São Paulo e pelo Instituto Brasileiro de Reabilitação Animal-IBRA, e especialização em Acupuntura pelo Instituto Universalis Bahia.
É diretora do Centro de Especialidades Veterinárias- CEV Vitória da Conquista.
Contatos
Dra. Hannah Thame
thamehannah@gmail.com
@dra.hannahthame
Educação: Encontro Estudantil da rede estadual vai reunir 5 mil estudantes na Arena Fonte Nova para mostra de projetos de arte, ciência e tecnologia

De 17 a 19 de dezembro, a Arena Fonte de Nova, em Salvador, vai sediar o Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação, que, este ano, terá como tema “Artes, ciências e democracia: caminhos para a sustentabilidade”. Nesta edição, o evento bate o recorde de participação. Serão 5 mil estudantes apresentando seus projetos em diferentes áreas do conhecimento, desenvolvidos ao longo do ano letivo, em suas escolas.
O Encontro dá visibilidade a projetos estruturantes das unidades escolares da Rede Estadual apresentados em feiras literárias, mostras científicas, visitas técnicas, performances artísticas, estações do saber e conexões em mídia e TV, entre outros. Destacam-se, ainda, trabalhos voltados ao desenvolvimento de tecnologias sociais, às encenações de arte dramática e às apresentações de dança, música e atividades desportivas que qualificam o tempo formativo e o currículo escolar, bem como potencializam a aprendizagem dos estudantes.
Todos os 27 Territórios de Educação da Bahia estarão representados no evento, que terá cerca de 550 expositores, colocando o foco sobre o protagonismo estudantil.
Ciência e sustentabilidade
Parte desses talentos pode ser conferida na Feira de Ciências, Empreendedorismo Social e Inovação da Bahia (FECIBA); nos Seminários Territoriais da Educação Profissional e Tecnológica; e nas mostras das ações desenvolvidas nas oficinas do Programa Educa Mais Bahia. Este ano, a rede estadual de ensino atingiu um marco histórico com mais de três mil projetos estudantis inscritos, mais do que o dobro do ano passado.
Para a 12ª FECIBA, 1.516 projetos foram submetidos – número recorde quando comparado às edições anteriores. Já os Seminários Territoriais somaram outros 1.398 e a 1ª Mostra de Projetos do Educa Mais Bahia contou com 153 inscritos.
Entre os projetos que serão apresentados está o Bloco Ecológico, que utiliza fibra de coco, desenvolvido por estudantes do Centro Educacional Antônio Honorato, em Casa Nova, na região Norte da Bahia (a 573 km de Salvador). A fibra abundante na região substitui a areia na produção do item de construção. O projeto ainda agrega outros materiais descartados pela construção civil e cria uma alternativa sustentável que contribui para a proteção do meio ambiente. Além disso, a iniciativa tem um foco social, pois irá utilizar o material em localidades carentes onde muitas residências são feitas de taipas.
Conecta Voz
Em 2024, uma das novidades é que a Sua Música, maior plataforma brasileira de streaming; a Warner Music Group; e sua distribuidora Ada Brasil firmaram parceria com o projeto Face (Festival Anual da Canção Estudantil ) – Conecta Voz, iniciativa destinada a valorizar o talento musical dos estudantes da rede estadual.
Na primeira fase do Conecta Voz, os participantes foram divididos em oito blocos macroregionais, contemplando os 27 Núcleos Territoriais de Educação, com apresentação de 12 canções inéditas cada. Os oito shows regionais ganharam transmissão ao vivo, no Youtube da TV Conexões, e têm uma playlist especial no Sua Música, aberta para o público ouvir e conhecer os talentos.
De cada uma dessas macrorregiões, dois vencedores – um eleito por um júri especialista e outro por eleição popular – através da faixa mais ouvida da playlist na plataforma. Os 16 finalistas participarão da grande final, que acontecerá na Arena Fonte Nova, durante o Encontro Estudantil.
Na área de Artes e Cultura, o evento terá, ainda, as apresentações dos projetos Encontro de Corais Estudantis (Encante) e Dança Estudantil (Dance), que acontecerão em um palco montado no gramado da Arena, onde também será realizado o show de encerramento com uma atração-surpresa. Outro espaço será destinado à exposição das obras dos projetos Artes Visuais Estudantis (AVE) e Educação Patrimonial e Artística (EPA).
Ilhéus: Câmara municipal realizará audiências públicas para debater a Lei Orçamentária Anual

A Câmara de Vereadores de Ilhéus, por meio da Comissão de Finanças, Obras e Serviços Públicos, convida a população a participar de duas audiências públicas sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA). Os encontros são realizados em cumprimento à legislação e têm como objetivo garantir transparência e promover o debate coletivo sobre o planejamento financeiro do município para o próximo ano.
As audiências acontecerão na próxima segunda-feira, dia 2 de dezembro, às 9h30, e na quarta-feira, dia 4 de dezembro, às 14h30, ambas no plenário da Casa Legislativa. Para ampliar o acesso e possibilitar a participação remota, os eventos serão transmitidos ao vivo pelo canal oficial da TV Câmara no YouTube.
A LOA é o instrumento que define as receitas e despesas do município para o próximo ano, estabelecendo as prioridades de investimento e alocação de recursos. A participação popular nas audiências públicas é essencial para garantir que o orçamento reflita as necessidades da comunidade e promova o bem-estar coletivo.
A presença da população nas audiências reforça o compromisso com a democracia e a transparência nas decisões públicas. Participe e dê sua contribuição. Para acompanhar as transmissões ao vivo, acesse o canal da TV Câmara no YouTube pelo link:
Ilhéus: Prefeitura continua realizando atualização cadastral do CadÚnico

Visando facilitar o atendimento para públicos prioritários, os quais precisam manter seus benefícios sociais em dia para sua sobrevivência, a SPS realizou mais uma ação itinerante_
Desta vez, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPM) esteve em instituições de acolhimento que assistem idosos e pessoas com deficiência, com o objetivo de cadastrar ou atualizar o cadastro único dos beneficiários do BPC (Benefício Prestação Continuada), já que o governo federal exige a atualização do CadÚnico para evitar um possível bloqueio do benefício.
A Portaria Interministerial MDS/MPS 27 estabelece que os beneficiados pelo BPC, da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), que estão há mais de 48 meses sem atualização cadastral, serão chamados a comparecer ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de onde residem.
O BPC/LOAS é destinado a idosos, pessoas com deficiência e famílias cuja renda per capita não ultrapasse um quarto do salário mínimo vigente (atualmente R$ 353,00). A renda é calculada com base nas informações do Cadastro Único e nos sistemas do INSS.
Parceiro: Boca News completa 18 anos de jornalismo na região

Há 18 anos, surgia na cidade de Ilhéus o sétimo blog local, que mais tarde se transformaria no renomado site Reclameboca. Criado por Jorge Almeida, popularmente conhecido como “Boca Lata”, o projeto nasceu com o intuito de levar informações precisas a uma pequena parcela da população que, na época, utilizava apenas o Facebook como rede social.
Com dedicação e determinação, o editor foi conquistando espaço no mercado da blogosfera, destacando-se na imprensa local e estadual. Ao longo dos anos, Reclameboca alcançou importantes parcerias no setor público e empresarial, além de estabelecer conexões com jornalistas renomados de todo o Brasil.
O grande marco de reconhecimento veio há 10 anos, quando o site divulgou uma nota sobre um caso de agressão envolvendo um membro de uma igreja evangélica em Ilhéus. A notícia viralizou nacional e internacionalmente, levando diversas redações e até veículos estrangeiros a procurarem informações diretamente com o site. Essa visibilidade consolidou o Reclameboca como uma referência no jornalismo regional e nacional.
Em 2022, o site foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Ilhéus, por meio do vereador Alzimario Belmonte, o popular Gurita, reconhecendo o trabalho imparcial e de credibilidade realizado pelo veículo. No ano seguinte, o editor Jorge Almeida, buscando inovar, renomeou o projeto para Boca News. Na mesma data, durante a celebração dos 17 anos do site, o Boca News recebeu mais um reconhecimento: uma homenagem no Congresso Nacional, concedida pelo deputado federal João Leão.
No dia 15 de novembro de 2024, o Boca News comemorou seus 18 anos de história como um veículo de imprensa sério, imparcial e dedicado ao jornalismo. Hoje, é referência não só em Ilhéus, mas em todo o Brasil, consolidando-se como um marco na comunicação e na prestação de informações confiáveis à sociedade.
Ilhéus: Prefeitura inicia trabalho de preservação do acervo histórico

_Projeto visa proteger e conservar documentos essenciais para a história do município_
A Prefeitura de Ilhéus deu início ao trabalho de preservação do acervo do Arquivo Público Municipal, com as atividades realizadas, inicialmente, em uma sala dedicada no Museu da Capitania, sob responsabilidade das museólogas Vitória Carvalho e Juliane Silva. O processo inclui a limpeza meticulosa de cada folha, garantindo a integridade dos documentos, utilizando-se de técnicas e EPIs adequados. Posteriormente, os arquivos serão transferidos para uma sala climatizada na Casa Jorge Amado, garantindo condições adequadas para sua conservação a longo prazo. Este é um processo longo e cuidadoso, que exige paciência e dedicação para garantir a preservação dos documentos por muitos anos.
O projeto é fruto de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Prefeitura, por meio das secretarias de Gestão e Cultura, e o Centro de Estudos e Pesquisa de Olivença e Ilhéus (CEPOI)/Museu da Capitania. A parceria reflete o compromisso com a preservação da memória histórica de Ilhéus, e é fundamental que a sociedade reconheça a importância desse trabalho e se envolva no apoio à sua continuidade, tanto hoje quanto no futuro.
A conservação desses documentos históricos não apenas preserva a história do município, mas também ressalta a importância do esforço coletivo para garantir que as futuras gerações possam acessar e aprender com esse legado.
Eventos: Samba Ilhéus tem recorde de público mesmo com previsão de temporal na cidade
Nem mesmo a previsão de temporal foi capaz de afastar o público que lotou o Samba Ilhéus neste domingo. Com uma programação estrelada, o evento trouxe ao palco nomes consagrados como Belo, Pixote e Escanduras, transformando a tarde e início de noite em um espetáculo de música, alegria e organização impecável.

A Cast Produções e a MB Produções 73 superaram as expectativas ao entregar uma festa que já é considerada uma das mais bem-sucedidas da região. Além da música de qualidade, o público destacou a estrutura do evento e a cerveja sempre gelada, que garantiu momentos inesquecíveis.

O Samba Ilhéus reafirma o potencial da cidade para sediar grandes produções e já deixa o público ansioso para as próximas edições. “Deus é ilheense, porque não caiu uma gota de chuva, com toda a previsão…”, comentou uma mulher nas redes sociais.
Música: “Volume no Talo” é considerado o melhor EP da carreira de Júnior Peixoto

Lançado recentemente, EP intitulado “Volume no Talo”, é considerado, com 50% dos votos, o melhor da carreira de Júnior Peixoto, em enquete realizada pelo blogueiro Leo Novais, no Instagram.
“Volume no Talo” é um CD que contém 11 faixas ao vivo com músicas marcantes pra fazer qualquer um sofrer e, consequentemente, beber.
No total, Júnior Peixoto tem 6 CDS gravados, em carreira solo. São eles: Júnior Peixoto, Uma nova história, Vocês vão sofrer, enxugue as lágrimas, pra comer água, e o seu mais novo, Volume no Talo. Todos eles estão disponíveis nas plataformas digitais.
Junior Peixoto vem se consagrando como um dos melhores cantores de arrocha da Bahia. O show do cantor chega a ser comparado com o nível de Thiago Aquino e Nadson Ferinha.












