Itabuna: Thiago Cruz vence eleição para a Subseção da OAB

A chapa “Muda OAB”, encabeçada pelo advogado Thiago Cruz, foi a vencedora da eleição para a presidência da subseção Itabuna da Ordem dos Advogados do Brasil. Cruz obteve 400 votos, seguido de Rui Nepomuceno, com 366 votos, e o candidato à reeleição Rui Carlos Rehem, obteve 55 votos.
O presidente eleito agradeceu os votos recebidos e afirmou que, passado o processo eleitoral, toda a chapa irá se dedicar a colocar em prática as propostas que foram apresentadas durante a campanha.
“Agradeço a confiança depositada em nossa chapa. Temos que destacar o apoio dos colegas da chapa ‘Inova OAB’, liderado pelo advogado Ari Barboza e os demais componentes, que decidiram nos apoiar. Agora é trabalhar para realizar as mudanças que apresentamos para melhorar as condições de trabalho de toda a classe”, declarou Thiago Cruz.
Os novos eleitos para o triênio 2025-2028, além de Thiago Cruz são: Marla Maria (vice-presidente), Ícaro Duarte (Secretário geral), Aline Brasil (Secretária Adjunta) e Murilo Reis (Tesoureiro).
Una: prefeito Tiago foi destaque em palestra sobre gestão no último sábado, durante o “encontro de líderes”
No último sábado (16), Una foi palco do “Encontro de Líderes”, um evento que reuniu empreendedores e gestores na Fazenda Cajazeiras para uma tarde de aprendizado e inspiração. Com palestras de alto nível, o encontro foi uma oportunidade de imersão em práticas estratégicas voltadas ao crescimento empresarial e desenvolvimento pessoal.

Foto: Eddy designer
O prefeito Tiago Birschner foi destaque com uma palestra sobre gestão e liderança. Baseado em sua vasta experiência à frente da administração municipal, Tiago abordou temas como estratégias de gestão, a importância de um ambiente motivador para os colaboradores e ações que fazem a diferença na obtenção de resultados. Sua fala motivou o público ao destacar o papel da liderança no sucesso de equipes e organizações.

Imagem: Tiago durante palestra sobre gestão.
O evento contou ainda com outros palestrantes renomados. Piter Almeida trouxe insights valiosos sobre otimização do caixa empresarial, ensinando técnicas para alcançar lucros consistentes. Adriana Oliveira, gestora de Recursos Humanos, compartilhou dicas práticas para o desenvolvimento pessoal e profissional, enquanto Célio Oliveira explorou estratégias para conquistar e fidelizar clientes.
Os participantes, empreendedores e líderes locais, saíram do evento com uma bagagem rica de conhecimentos e motivação. Para muitos, a tarde foi marcada por insights que poderão transformar a gestão de suas empresas e alavancar seus resultados.
![]()
Ilhéus: Valderico Junior recebe reforço de consultorias para transição de governo

Foto: Nadson Carvalho
A equipe do prefeito eleito de Ilhéus, Valderico Junior, contará com o apoio de duas empresas de consultoria para estruturar a transição de governo. A apresentação do projeto de trabalho ocorreu na manhã desta quinta-feira (14), em reunião em um Hotel da cidade.
As empresas são a MRG Consultoria, representada por Mauro Ricardo e George Tormin, e a Nossas Ideias, representada por Cristiane Thomaz, Duda Lomanto, Mila Paes e Vivianni Pinheiro. Trazidas por intermédio da Fundação Índigo, presidida por ACM Neto, as consultorias foram as equipes responsáveis pela elaboração do choque de gestão implementado em Salvador, considerado um marco na capital baiana.
Durante a reunião, os consultores apresentaram o modelo de trabalho e o cronograma de ações que serão desenvolvidas ao longo do processo de transição. A missão das consultorias é fornecer suporte na coleta de dados e na criação de um plano de medidas a serem implementadas desde o primeiro dia de mandato, garantindo uma gestão eficiente.
“São grandes reforços para nossa equipe, que vem em um ritmo acelerado de trabalho para, a partir de 1º de janeiro, enfrentar os muitos desafios com eficiência, entregando o melhor à população de Ilhéus”, declarou Valderico Junior.
ILHÉUS: SILVANNO SALLES FARÁ SHOW DE ENCERRAMENTO DA 7ª FESTA LITERÁRIA

_O cantor apaixonado faz apresentação aberta ao público na FLI, que começa nesta quarta-feira (13), às 9h, no Centro de Convenções_
A Festa Literária de Ilhéus anunciou a atração surpresa de encerramento de sua 7ª edição, que começa nesta quarta-feira (13), às 9h, e segue até sexta (15), no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, localizado na Avenida Soares Lopes. Na noite de sexta, às 21h30min, o Palco Gabriela Cravo e Canela recebe o show de Silvanno Salles, o cantor apaixonado, encerrando a programação artística do evento, que este ano traz o tema A Princesinha do Sul no Mundo da Literatura.
Ícone da música popular, Silvanno Salles é dono da voz inconfundível que arrasta multidões por todo o País. No seu repertório, o melhor da música romântica, a exemplo de clássicos como Mentes tão bem, versão brasileira do sucesso homônimo em espanhol do duo Sin Bandera (Mientes tan Bien).
Com mais de 30 anos de carreira e um dos artistas mais queridos do Brasil, Silvanno dos Santos Reis nasceu em Simões Filho, município da Região Metropolitana de Salvador, onde deu os primeiros passos de sua jornada musical. De estilo único, ele mistura romantismo com elementos do arrocha, tornando suas músicas e interpretações inconfundíveis.
Todas as atividades da Festa Literária de Ilhéus são gratuitas e abertas à população. Para o show de Silvanno Salles, o público é convidado a contribuir, voluntariamente, com a doação de um quilo de alimento não perecível para o programa Bahia Sem Fome.
A programação artística da 7ª FLI, com a curadoria do dramaturgo Romualdo Lisboa, é um espelho da diversidade cultural do sul da Bahia. Contempla gêneros musicais como o rock de Cabeça Izidoro, as músicas de trabalho recuperadas pelas Mulheres em Domínio Público, os beats pesados dos DJs Naharaujo e Orixáfricano, além de expressões de outras linguagens, a exemplo da dança e do teatro, com atrações para todos os gostos e idades. Para conferir a lista completa, basta acessar o perfil do evento no Instagram: fli_oficial.
A 7ª Edição da FLI – Festa Literária de Ilhéus é uma realização da Sarça Comunicação, tem a LDM como editora Oficial do evento, parceria com a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e conta com o apoio da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), do Governo do Estado da Bahia, através da Bahia Literária, ação da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Turismo.
Ilhéus: Grupo de Amigos da Praia e Vereador Vinícius Alcântara Promovem Limpeza no Rio Cachoeira

O Grupo de Amigos da Praia (GAP), com apoio do vereador Vinícius Alcântara (UNIÃO), realizou uma importante ação de limpeza na última sexta-feira (08). Durante a iniciativa, voluntários retiraram aproximadamente 2 toneladas de plantas aquáticas, incluindo baronesas e alfaces d’água, que estavam descendo pelo Rio Cachoeira para as praias de Ilhéus.
“Essa ação demonstra o compromisso do GAP e do vereador Vinícius Alcântara em preservar a beleza natural da nossa praia”, afirma voluntário. “Agradecemos a todos os voluntários que se juntaram a nós nesse esforço e esperamos continuar fazendo a diferença em nosso município”, reforça Alcântara.
A iniciativa faz parte dos esforços contínuos do GAP e do vereador Vinícius Alcântara para proteger o meio ambiente e promover a conscientização sobre a importância da preservação das praias.
SOBRE O GRUPO DE AMIGOS DA PRAIA (GAP): O GAP é uma organização sem fins lucrativos dedicada à proteção e preservação das praias locais.
SOBRE O VEREADOR VINÍCIUS ALCÂNTARA: Vinícius Alcântara é vereador pelo partido UNIÃO e é conhecido por seu compromisso com a causa ambiental e o desenvolvimento sustentável.
Alerta de chuvas: Defesa Civil prevê até 76 mm de precipitação para os dias 10 e 11 de novembro

_Fique atento aos riscos! Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo WhatsApp (73) 97400-7521 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193_
A Defesa Civil de Ilhéus alerta a população sobre a previsão de chuvas intensas para os dias 10 e 11 de novembro, com previsões que podem chegar a 76 mm, conforme dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).
Diante do risco, especialmente em áreas suscetíveis a deslizamentos e alagamentos, a Defesa Civil orienta os moradores a ficarem atentos a sinais de instabilidade, tanto nas residências quanto nos arredores. Fissuras, rachaduras, sons de desmoronamento e desagregação de solos em encostas são acusações que devem ser comunicadas imediatamente às autoridades.
As equipes de monitoramento seguem acompanhando a situação em todo o município. Em casos de emergência, a população deverá entrar em contato com a Defesa Civil pelo WhatsApp (73) 97400-7521 ou acionar o Corpo de Bombeiros pela Central 193.
Atenção! Secretaria de Saúde orienta sobre riscos de águas-vivas no litoral de Ilhéus

Imagem: Olhar Digital
Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde Ambiental, emitiu um alerta para banhistas e turistas sobre os riscos de águas-vivas no litoral de Ilhéus.
As águas-vivas, ou medusas, são animais aquáticos que liberam toxinas ao entrar em contato com a pele humana, causando dor, inchaço e ardência semelhantes às queimaduras. O nível de gravidade da lesão varia conforme o tipo e tamanho do animal, bem como da idade e condição de saúde da vítima.
Sintomas e Primeiros Socorros
O ferimento por águas-vivas é causado por envenenamento pelas toxinas liberadas e provoca sintomas como dor intensa, marcas vermelhas na pele e, em casos mais graves, vômito, dificuldade para respirar e dor no peito. A Vigilância em Saúde orienta que, em caso de ferimento, sair da água imediatamente e lavar a área afetada com água salgada. Os tentáculos presos à pele devem ser removidos com cuidado, sem contato direto, logo após, fazer compressa de vinagre por 30 segundos pode ajudar a aliviar a dor.
Atenção: Nunca passe água doce, urina, sabonete ou álcool na área afetada, pois essas substâncias vão estimular a liberação das toxinas ainda presente nas células dos tentáculos.
Dicas de Prevenção
Para evitar acidentes, a Vigilância orienta banhistas a evitar áreas com relatos de águas-vivas, nunca tocar nos animais, mesmo mortos, e utilizar calçados na areia para evitar contato com tentáculos. Para praticantes de mergulho, é recomendado o uso de roupas que cubram a pele.
Essas orientações buscam garantir a segurança e permitir que todos aproveitem as praias de Ilhéus com tranquilidade.
Ilhéus: Valderico Junior discute projetos em almoço com vereadores

Nesta segunda-feira (04), o prefeito eleito de Ilhéus, Valderico Junior, almoçou com 14 vereadores que estarão na Câmara Municipal pelos próximos quatro anos. Estiveram presentes Rúbia Carvalho, Tandik Resende, Horácio do Pão, Vinícius Alcântara, Kêko Pizza, Neto da Saúde, Márcio Bodão, Dr. Aldemir, César Porto, Nal, Dr. Mesaque, Professor Gurita, Odailson Pequeno e Nascimento Junior.
Em um clima descontraído, o encontro foi marcado pela discussão de ideias e iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida dos ilheenses. O diálogo reforçou a importância de uma Câmara Municipal alinhada com os interesses da população e em parceria com o Executivo.
Para Valderico Junior, a troca com os vereadores será essencial para viabilizar ações e projetos que beneficiem diretamente o município: “Foi uma oportunidade para estreitar os laços e reafirmar o compromisso de todos com o desenvolvimento de Ilhéus”, afirmou.
Os vereadores presentes demonstraram entusiasmo e compromisso com a parceria, consolidando uma relação de confiança para enfrentar os desafios que estão por vir.
Música: um dos melhores grupos de arrochadeira do sul da Bahia, o Britânico, lança seu novo EP; baixe aqui

Um dos melhores grupo de arrochadeira do sul da Bahia, O Britânico, acaba de lançar seu mais novo EP. Intitulado de “Aquecimento pro Verão”, tem 5 faixas para ninguém ficar parado, e tocar nos paredões.
Segundo o vocalista, Neto Santos, a expectativa é que o EP chegue ao carnaval “estourado”. “Como todo mundo sabe, o verão tá chegando e, logo em seguida, o carnaval. Vamos começar a trabalhar nosso novo EP para bater nos paredões e chegar forte nos eventos carnavalescos”, disse Neto.
O novo CD foi produzido pelo melhor produtor musical do segmento da arrochadeira, na região sul baiana, Gustavo Finati, mais conhecido como “xurebinha”.
Você pode conferir o EP Aquecimento do Verão nas plataformas digitais e pode baixar clicando aqui .
Cultura: Em Salvador, Seminário Internacional do G20 discute o papel da cultura na crise climática

Foto: Matheus Pereira Gov BA
A capital baiana recebeu, nesta segunda-feira (4), a abertura do Seminário Internacional sobre Cultura e Mudança do Clima, realizada no Centro de Convenções de Salvador. O evento tem como foco explorar o papel das artes e tradições no debate sobre sustentabilidade ambiental. O evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e das ministras Margareth Menezes (Cultura) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas), destacando a importância da cultura nas ações globais para um futuro sustentável.
O seminário segue até terça-feira (5), com programação gratuita, incluindo 11 painéis onde especialistas discutirão responsabilidade ambiental nos setores culturais, justiça climática nas artes e mobilização social para um futuro sustentável. As inscrições estão disponíveis na plataforma Sympla, com vagas limitadas. Após os painéis, nos dias 6 e 7 de novembro, haverá oficinas no Museu de Arte da Bahia (MAB), com seis atividades práticas sobre redução de carbono, comunicação popular e resiliência do patrimônio cultural, visando capacitar as instituições a reduzir sua pegada de carbono e contribuir para a meta de limitar o aquecimento a 1,5°C.
A ministra Margareth Menezes enfatizou a cultura como motor de transformação social. “A arte tem o poder de tocar a alma das pessoas e de inspirar mudanças. Neste seminário, queremos explorar como as expressões culturais podem não apenas sensibilizar, mas também mobilizar a sociedade em torno da causa climática. É crucial que as vozes da cultura se unam para promover uma conscientização mais profunda sobre a crise ambiental que enfrentamos”, declarou.
Durante a cerimônia de abertura, o governador Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância de receber o G20 na Bahia e a oportunidade de discutir os dois temas em conjunto.
“Hoje, Salvador e a Bahia assumem o papel de sede nacional e mundial do G20, acolhendo um seminário que promove um debate profundo e necessário sobre cultura e meio ambiente. O evento propõe uma abordagem corajosa ao unir esses temas, geralmente discutidos de forma separada, para explorar seu potencial transformador frente aos desafios globais. O encontro busca expor, de maneira direta, os desafios ambientais que precisam ser enfrentados e destaca a importância de mobilizar esforços conjuntos entre líderes e setores culturais para impulsionar ações climáticas e conscientização ambiental”, disse.
Diálogo
Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, participou da cerimônia por videoconferência e destacou a importância de um diálogo inclusivo e colaborativo. “Os 20 países mais ricos do mundo são responsáveis por 80% das emissões de CO2 e concentram 80% dos recursos financeiros e tecnológicos. Esses países têm a capacidade de contribuir para o enfrentamento da tríplice crise global: social, climática e ambiental, esta última marcada pela extinção ou ameaça de extinção de milhares de espécies”, comentou.
Já a ministra Sonia Guajajara trouxe à tona a importância das cosmovisões indígenas na luta contra a mudança climática. “Os povos indígenas representam apenas 5% da população mundial, mas protegem 82% da biodiversidade global e atuam como guardiões dos ecossistemas, essenciais para o equilíbrio climático. Combater a crise climática requer proteger os direitos dos povos indígenas, garantir a demarcação de seus territórios e respeitar suas culturas, crenças e tradições, reconhecendo sua importância para a humanidade”.
O seminário é realizado pelo Ministério da Cultura, em parceria com a UNESCO e a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), contando ainda com o apoio do Governo da Bahia, da Prefeitura de Salvador e do patrocínio do YouTube. A programação inclui painéis como “Crise climática, uma crise de imaginação” e “COP: Colocando a cultura no centro da ação climática”, além da participação de universidades como a UFRB e a UFBA.
Reunião Técnica do G20 Cultura
Em paralelo ao seminário, Salvador recebe a 4ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho de Cultura e a Reunião de Ministros de Cultura do G20, de 4 a 8 de novembro, com o apoio do Governo da Bahia. O encontro reunirá mais de 120 autoridades de diversos países, incluindo ministros e vice-ministros da Cultura de nações como Espanha, Alemanha, Índia, Arábia Saudita, África do Sul, Emirados Árabes, Indonésia e Japão, além de representantes de mais de 20 organizações internacionais.
Esses líderes discutirão quatro eixos temáticos fundamentais para o desenvolvimento cultural sustentável e inclusivo: diversidade cultural e inclusão social; direitos autorais no ambiente digital; economia criativa; e preservação do patrimônio cultural. A programação do G20 incluirá atividades voltadas à promoção da cultura baiana, como o estande Casa da Bahia, concertos sinfônicos e exposições.
Durante o G20 Cultura, o Governo da Bahia promoverá diversas atividades culturais e exposições, incluindo a Casa Bahia com produtos de 14 Centros Públicos de Economia Solidária e do Programa Artesanato da Bahia. A programação contará com a Exposição Frans Krajceberg, celebrando o trabalho do artista e ativista ambiental, e a Exposição Dona Fulô e Outras Joias Negras no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC).
De 2 a 7 de novembro, o aeroporto de Salvador contará com apresentações de orquestras de berimbaus e grupos percussivos para recepcionar os participantes do evento. O encerramento do G20 Cultura ocorrerá na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, no dia 8 de novembro, às 19h, com o concerto “Sinfonia Terra Brasilis” da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), celebrando a diversidade das expressões artísticas brasileiras.












