WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia









junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
videos


Ilhéus: 1ª caminhada da adoção acontece no próximo domingo

Durante o mês dedicado à conscientização e reflexão sobre adoção, a Vara da Infância e Juventude de Ilhéus está promovendo o projeto “Apadrinhamento Afetivo”, uma iniciativa voltada para ampliar o apoio emocional às crianças em situação de acolhimento.

O projeto “Apadrinhamento Afetivo” busca criar uma rede de apoio socioafetivo para as crianças que se encontram em acolhimento institucional, proporcionando-lhes um ambiente de segurança emocional e vínculos afetivos significativos para o seu desenvolvimento saudável.

No próximo domingo, às 15h30, acontecerá a 1ª Caminhada da Adoção, em parceria com a Adotarte, uma organização dedicada à promoção e apoio à adoção responsável. A caminhada terá início na Praça Misael Fernandes, localizada na cidade nova, e seguirá até a Praça da Catedral, percorrendo as ruas da cidade.

O objetivo da caminhada é sensibilizar a população da cidade sobre a importância da adoção.

Para mais informações sobre o projeto “Apadrinhamento Afetivo” e outras iniciativas relacionadas à adoção responsável, acesse o instagram @adotarteilheus ou o apadrinhamento.ios

Política: TSE decide absolver Sérgio Moro da acusação de abuso de poder econômico

Foto: TON MOLINA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (21) absolver o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) das acusações de abuso de poder econômico durante a campanha pré-eleitoral das eleições de 2022. A decisão foi unânime entre os ministros presentes.

O voto do relator, ministro Floriano de Azevedo Marques, foi seguido pelos ministros André Ramos Tavares, Cármen Lúcia, Nunes Marques, Isabel Gallotti e pelo presidente Alexandre de Moraes.

Em uma análise detalhada, o relator destacou as brechas existentes na legislação eleitoral e na jurisprudência do TSE relacionadas à pré-campanha e aos gastos nessa fase. Embora tenha observado gastos considerados “censuráveis” por parte do ex-juiz, o relator não identificou conduta passível de levar à cassação do mandato parlamentar de Moro.

Cabe ressaltar que ainda é possível recorrer da decisão no próprio TSE, por meio de embargos de declaração, ou, em casos constitucionais, no Supremo Tribunal Federal.

Relembre o caso

Moro enfrentava acusações de abuso de poder econômico movidas pelo PT e pelo PL, que argumentavam que o senador obteve vantagens sobre seus concorrentes ao se posicionar como pré-candidato à Presidência meses antes do início oficial da campanha, além de ter ultrapassado os limites de gastos permitidos para a disputa por uma vaga no Senado.

Embora tenha sido inocentado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) no mês anterior, os partidos recorreram ao TSE, dando início ao processo que culminou na decisão desta terça-feira. Durante o julgamento, foram apresentados o parecer do Ministério Público Eleitoral, assim como argumentos da acusação e da defesa, com o PT e o PL sustentando que Moro teria excedido o limite de gastos permitidos para as campanhas senatoriais, o que lhe conferiria vantagem indevida.

ALBA: Soane Galvão solicita pavimentação de estrada entre Ilhéus e Buerarema


A pavimentação asfáltica bem como a iluminação e sinalizações horizontais e verticais da BA-251, mais especificamente no trecho Ilhéus/Buerarema, sentido distrito de Coutos, com 44,2 km de extensão, foi solicitada pela deputada Soane Galvão (PSB) ao governador Jerônimo Rodrigues e ao secretário estadual de Infraes- trutura, Sérgio Brito, em indicação encaminhada através da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

A parlamentar explica, na proposição, que o melhoramento das estradas, dando-lhes condições normais de trafegabilidade, é imperativo para impulsionar o desenvolvimento das atividades produtivas, de educação, saúde e de outros setores da qualidade de vida populacional.

“As obras de infraestrutura terrestres irão beneficiar famílias ilheenses e baianas com o deslocamento seguro e com o incremento de cargas e de produção, sobretudo, a população local que poderá se locomover mais rapidamente e com maior segurança, o que dinamizará também o fluxo comercial das localidades, ajudando à circulação de mercadorias, gêneros alimentícios e etc”, afirmou Soane Galvão.

Eleições Ilhéus: Bebeto lança pré-candidatura a prefeito nesta sexta (17); evento vai reunir lideranças e apoiadores no Centro de Convenções

O PSB lança nesta sexta-feira, 17 de maio, a pré-candidatura de Bebeto a prefeito de Ilhéus. O ato acontece no Centro de Convenções, às 18h, e vai reunir lideranças e aliados políticos de peso. Durante o evento, o partido também apresentará os pré-candidatos a vereador.

Com experiência acumulada em mais de 30 anos de vida pública, realizações e serviços prestados à população, Bebeto foi vereador em Ilhéus, tendo exercido também mandato de deputado federal. Atualmente ocupa o cargo de vice-prefeito da cidade, além de suplente de senador pela Bahia.

Essa trajetória lhe credencia para liderar o projeto de cidade, apoiado na capacidade de diálogo e inovação.

“Um momento de unir forças por nossa cidade. Nos colocamos à disposição dos ilheenses, porque compreendemos a importância de construir uma gestão que de fato beneficie a nossa gente e que seja capaz de propor um plano de desenvolvimento econômico e social, a partir das potencialidades e das imensas riquezas naturais, humanas e culturais da nossa cidade. De forma planejada, iremos implantar políticas públicas para superar as desigualdades sociais existentes”, declara Bebeto.

O pré-candidato a prefeito pelo PSB reitera que está preparado para o desafio de comandar o município, com disposição para enfrentar as adversidades e, acima de tudo, garantir qualidade de vida ao povo.

Estado amplia serviço de acolhimento às mulheres vítimas de violência com 40 novas salas Elas à Frente

Foto: Matheus Landim/GovBA

A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM) celebra nesta segunda-feira (13) seus 13 anos de atuação na capital e interior da Bahia com políticas de prevenção, cuidado e encaminhamento de mulheres vítimas de violências. Em exercício como governadora desde o último sábado (11), a desembargadora Cynthia Resende participou da sessão especial que marcou a data, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), e assinou um termo de cooperação técnica com a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc) para a implantação de mais de 40 salas ‘Elas à Frente’, projeto da pasta estadual, no interior da Bahia.

“Essas salas serão uma oportunidade para que o interior acolha cada vez mais as mulheres vítimas de violência. Para que elas possam ser preservadas nos seus direitos e expandirmos a cultura de respeito às nossas mulheres”, frisou a governadora em exercício durante a sessão especial. Entre as cidades que vão ganhar a sala estão Ilhéus, Coaraci, Gandu, Itapé, Jequié, Santa Luzia e Piraí do Norte.

O projeto faz parte da política de prevenção, combate à violência e de reinserção das mulheres no mercado do trabalho desde 2023, quando foi inaugurada a primeira sala em São Domingos, região do seminário baiano. O equipamento tem não só acolhido e informado vítimas de violações, como também encaminhado alguns casos à Casa da Mulher Brasileira, em Salvador. São dois espaços ativos na capital baiana – na estação de metrô de Pirajá e na Base Comunitária do Calabar – e outra instalada em Itinga, na Região Metropolitana. Outras cinco salas estão sendo implantadas em outras bases comunitárias da capital e RMS e serão inauguradas até o final do ano.

No equipamento as mulheres vítimas de violência contam com acolhimento, apoio psicossocial e orientação jurídica. A secretária de Políticas para as Mulheres explicou que o trabalho é realizado em conexão com a assistência feita por outras pastas estaduais para que a necessidade da vítima possa ser encaminhada da melhor maneira. Um dos trabalhos feitos pela equipe é a orientação para cursos de capacitação que possam, por exemplo, reinserir a mulher vítima de violência no mercado de trabalho.

“Nossa equipe multidisciplinar vai ouvir essa mulher, acolher e dar o direcionamento que ela precisa. Se ela for vítima de violência, vai encaminhar para o sistema de segurança, se estiver passando por alguma necessidade, nossa rede que cuida de pessoas em vulnerabilidade social também vai estar conectada com o trabalho das salas”, detalhou Elisângela Araújo.

Além das novas salas, foi assinado um termo de cooperação técnica com a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para a elaboração de programas e projetos que fortaleçam as políticas para as mulheres na casa do poder legislativo. O Selo Elas à Frente, da SPM, também vai estar em todas as pesquisas relacionadas ao tema de gênero publicadas pela Alba.

O presidente da Alba Adolfo Menezes mencionou que a Assembleia da Bahia também é uma das primeiras do Brasil a ter uma Procuradoria da Mulher. “A procuradoria tem feito um grande trabalho com deputadas estaduais à frente das atividades. Eu me sinto feliz em estar contribuindo para o avanço nessas políticas públicas para as mulheres. E têm ocorrido mudanças significativas de uns anos para cá. Uma mudança justa e merecida”.

Resultados dos 13 anos de atuação

A SPM lançou a revista Elas à Frente durante o evento, com a apresentação dos resultados das políticas implementadas na Bahia desde o início das atividades da pasta, em 2011. Destacam-se entre as políticas públicas: o CrediBahia, parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) que oferece linhas de crédito exclusivas para mulheres empreendedoras; a Casa da Mulher Brasileira, idealizada junto com o Governo Federal ainda na gestão da presidente Dilma Rousseff, que integra os serviços das delegacias da mulher, varas especializadas, Ronda Maria da Penha e outros serviços; e o projeto “Oxe, me Respeite” nas escolas, voltado à educação de crianças e adolescentes sobre o respeito as diferenças de gênero.

Una: Prefeito fala sobre a possibilidade de Leo Santana e É o Tchan! na micareta do centenário

Tiago Birschneir falou ao Portal Leo Novais sobre a micareta 2024, o prefeito informou que está em conversas com o governo do estado da Bahia, solicitando vários cantores, entre eles a possibilidade de Leo Santana. Segundo ele, a prefeitura fica resistente em pagar um valor alto para apenas 1 artista cantar durante 1h30, embora goste muito do cantor, com o valor, poderia trazer inúmeros outros.

Prefeito durante o evento do partido Progressistas em Una.

No mais, ele frisou que a população pode esperar uma programação recheado e digna dos 100 anos da cidade, além disso, durante todo o ano serão entregue obras de infraestrutura e muitas ações que vão marcar o centenário. Durante a fala, Leo Novais comenta, “e É o Tchan! também, né?”, o prefeito fala que também, está buscando atrações variadas.

Micareta de Una com 4 dias?

O prefeito disse que está sendo estudado a viabilidade, pois com mais um dia de evento, os custos aumentam, pois dependem do efetivo policial, aluguel de trios-elétricos, estrutura, contratação de atrações. Que ainda não há nada certo, mas está sendo estudado.

BUERAREMA: CONTAS DE 2022 DO PREFEITO VINÍCIUS IBRANN SÃO APROVADAS PELA CÂMARA DOS VEREADORES

Foto: Ascom

A Prefeitura de Buerarema recebeu mais um reconhecimento de sua gestão eficiente e transparente. Na última terça-feira, 07, a Câmara dos Vereadores apreciou e aprovou as contas de 2022 do prefeito Vinícius Ibrann, emitindo parecer favorável às contas de governo.

Ao receber a notícia da aprovação, o prefeito Vinícius Ibrann não poupou elogios à sua equipe, especialmente à secretária de Finanças, Rozilma Dantas, reconhecendo sua dedicação e cuidado no controle financeiro. “Seu trabalho é fundamental para a correta aplicação dos recursos públicos”, destacou o gestor.

O gestor ressaltou os avanços conquistados em sua gestão, destacando os investimentos realizados em infraestrutura, saúde, educação, cultura e esporte, beneficiando toda a população de Buerarema. “Estamos vivendo um tempo de valorização em todos os setores, levando grandes investimentos e ações para nossa querida cidade”, afirmou o prefeito.

A aprovação das contas de 2022 do prefeito Vinícius Ibrann pela Câmara dos Vereadores reflete o compromisso da gestão municipal com a transparência, a eficiência e o desenvolvimento de Buerarema. O reconhecimento por parte dos órgãos de fiscalização e da população reafirma a confiança na administração pública municipal.

Rio Grande do Norte: Pastor confessa em vídeo ter abusado da própria sobrinha

Durante vídeo, um homem confessa ter abusado de uma criança, na gravação ele admite que chegou a ter momentos de intimidade com a menina e pediu perdão. “Por favor, tenha pena de mim. Eu peguei ela, coloquei na cama, eu peço perdão. Eu acariciei ela, mas eu não toquei nela, não penetrou nem nada. Eu não penetrou, diante de Deus, eu só lambi”, afirmou.

O homem foi identificado como um pastor evangélico da igreja Filadélfia, de Areia Branca, no Rio Grande do Norte. A vítima seria a própria sobrinha e a mulher, que questiona as atitudes do homem durante a gravação, seria a própria irmã do pastor e mãe da criança.

Confira o vídeo completo:

Emprego: O dia começa com mais de 20 vagas disponíveis para Ilhéus, confira

Interessados deverão comparecer ao SAC, situado à Rua Eustáquio Bastos, 308, Sala 15 Sinebahia, Centro Ilhéus.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: das 07h às 15h30.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA Carteira de Trabalho física ou digital; RG; CPF; comprovantes de residência e escolaridade.

 

 

 

 

VIGILANTE (PCD)
VAGA EXCLUSIVA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Ensino Médio Completo
Experiência na Função
Possuir laudo medico atualizado e certificado de curso
01 VAGA

AUXILIAR DE COZINHA
Ensino Fundamental Completo
Experiência em carteira de trabalho
01 VAGA

GERENTE DE FINANÇAS
Ensino Superior em Administração ou Áreas afins
Experiência em carteira de trabalho na área de construção civil
Disponibilidade para realizar viagem
01 VAGA
COZINHEIRA
Ensino Fundamental Completo
Experiência em carteira de trabalho
01 VAGA
AUXILIAR DE CONTABILIDADE
Ensino Superior em Contabilidade
Experiência em carteira de trabalho
01 VAGA

BABÁ
Alfabetizada
Experiência na Função
Apresentar carta de referência
01 VAGA

PEDREIRO DE ACABAMENTO
Ensino Fundamental
Experiência comprovada em carteira 01 VAGA

BARMAN
Ensino Médio Completo
Experiência comprovada em carteira
01 VAGA

CAMAREIRA
Ensino Médio Completo
Experiência comprovada em carteira
01 VAGA

ATENDENTE TÉCNICO
Ensino Médio Técnico em Elétrica
Experiência comprovada em carteira
Possuir CNH “AB”
01 VAGA

OFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS
Ensino Médio
Experiência comprovada em carteira
01 VAGA

GERENTE DE PADARIA
Ensino Médio Completo
Experiência comprovada em carteira
01 VAGA

PEDREIRO
Ensino Fundamental
Experiência em carteira de trabalho
02 VAGAS
MONTADOR DE ANDAIME
Ensino Fundamental
Experiência em carteira de trabalho
02 VAGAS
CARPINTEIRO
Ensino Fundamental
Experiência em carteira de trabalho
02 VAGAS

GERENTE DE SUPERMERCADO
Ensino Médio Completo
Experiência comprovada em carteira
01 VAGA

RECEPCIONISTA EM HOTEL
Ensino Médio Completo
Experiência em carteira de trabalho
Residir na Zona sul ou possuir veiculo
01 VAGA

RECEPCIONISTA DE HOTEL
Ensino Médio Completo
Experiência em carteira de trabalho
01 VAGA

GARÇOM
Ensino Médio Completo
Experiência em carteira de trabalho
Residir na Zona sul ou possuir veiculo
01 VAGA

TECNICO EM SEGUANÇA DO TRABALHO
Ensino Médio Completo
Curso Técnico em Segurança do Trabalho
Experiência em carteira de trabalho
01 VAGA

AJUDANTE DE PIZZAIOLO
Ensino Médio Completo
Experiência em carteira de trabalho
Residir na Zona Sul
01 VAGA

Itabuna: Criança venezuelana que estava em abrigo da prefeitura insalubre morre com sinais de desnutrição

Uma criança de apenas 2 anos morreu na última terça-feira (7), vítima avançada de desnutrição. Argélia, uma menina indígena de origem venezuelana.

Imagens: TV Santa Cruz

Argélia e mais de 50 imigrantes do povo indígena Warao, da Venezuela, estavam abrigados em um colégio estadual desativado desde setembro do ano passado. A situação nesse espaço é descrita como insalubre, com relatos de forte odor permeando o ambiente, entulho e sujeira.

Imagens: TV Santa Cruz

Segundo a TV Santa Cruz, afiliada da TV Globo, a menina já havia sido hospitalizada em abril pelo mesmo problema, conseguindo se recuperar temporariamente.

Argélia morreu com sintomas alarmantes, incluindo diarreia e baixo peso. O atestado de óbito revelou as causas de sua morte como choque séptico, sepse, gastroenterite bacteriana e grave distúrbio hidroeletrolítico.

O cacique Amário Matos, tio da vítima, denunciou as condições desumanas em que seu povo estava vivendo no abrigo. Segundo ele, os alimentos fornecidos pela prefeitura não eram suficientes para nutrir as 11 famílias que ali residiam.

Em nota a prefeitura da cidade informou que “Há o fornecimento de todas as refeições, inclusive especial às crianças” e ainda que “Em março passado, dois representantes do Ministério Público Federal (MPF) visitaram o abrigo temporário, quando puderam comprovar os esforços da Prefeitura para oferecer ajuda humanitária.”

 

Veja a nota na íntegra:

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), reitera que há nove meses fornece a assistência humanitária à subsistência dos imigrantes indígenas venezuelanos abrigados provisoriamente no Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães, no Mangabinha. Há o fornecimento de todas as refeições, inclusive especial às crianças.

Também oferece material de limpeza e higiene pessoal, atendimento em saúde, encaminhamento para a rede escolar e cuidados sanitários, tendo inclusive contado com o apoio da Biosanear em ação de educação ambiental no abrigo e do Comitê Intersetorial de Refugiados e do Núcleo Especializado em Migrantes ligados a Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Em março passado, dois representantes da secção Ilhéus/Itabuna do Ministério Público Federal (MPF) visitaram o abrigo temporário dos imigrantes venezuelanos da tribo Warao, quando puderam comprovar os esforços da Prefeitura para oferecer ajuda humanitária. Mas, por conta de sua cultura diferente, os imigrantes não têm muita preocupação com a higiene, inclusive não atendem às orientações sanitárias e ambientais em relação ao acondicionamento de lixo.

A SEMPS disponibiliza uma equipe técnica com assistente social e psicóloga que acompanha o grupo dentro do abrigo e os mesmos relatam já terem chamado a atenção por diversas vezes em relação a alimentação das crianças, embora os gêneros alimentícios sejam fornecidos de acordo com a relação que pedida pelos imigrantes.





web