WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia









junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
videos


Rio Grande do Sul: Una tem ponto de coleta para doações às vitimas da enchente

Nos últimos dias várias notícias sobre a enchente que atingiu o estado do Rio Grande do Sul nos rodeiam, porém as ajudas às pessoas que foram atingidas por essas chuvas são grandes. A cidade de Una conta com um ponto de arrecadação de produtos para doações, você pode doar alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, produtos de limpeza, água mineral, roupas, calçados, brinquedos, cobertas e mantas.

As doações podem ser entregues na CONTÁBIL DE UNA, que fica na rua Barão do Rio Branco, 181, centro, próximo as residências de Clarindo e Zé Japonês.

Os correios estão recebendo e transportando gratuitamente esses produtos feitas nas agências de toda a Bahia, não deixe de entrar nessa corrente do bem.

SSP inicia implantação das câmeras corporais nas Forças da Segurança da Bahia

Fotos: Rafael Rodrigues e Alan Dantas/Ascom

As câmeras corporais operacionais começam a ser implantadas nas fardas dos agentes das Forças de Segurança da Bahia, nesta terça-feira (7), pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). Em coletiva de imprensa realizada esta manhã, o secretário Marcelo Werner, acompanhado do secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, e da secretária de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães, anunciou que, nesta fase, agentes de unidades da Polícia Militar serão os primeiros a utilizar a ferramenta como um Equipamento de Proteção Individual (EPI), garantindo mais transparência e segurança, tanto para os policiais quanto para a população baiana.

Atualmente, o estado conta com 1.300 câmeras, sendo 200 cedidas pelo Ministério da Justiça e 1.100 locadas pelo governo estadual. Na primeira etapa, serão usadas 448 câmeras em Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM) localizadas nos bairros de Pirajá, Tancredo Neves e Liberdade. Os locais foram estabelecidos a partir de um critério técnico, que utilizou o parâmetro de unidades com maior número de atendimentos de ocorrência, na capital.

A implementação das câmeras será gradativa e, nas outras fases, vai contemplar também as Polícias Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros Militar. O projeto baiano é o primeiro do país a implantar as câmeras corporais em todas as forças de segurança.

Utilização do equipamento

As câmeras corporais farão um registro transparente e inviolável da atuação das forças, e são destinadas ao uso exclusivo no serviço operacional pelo profissional devidamente capacitado, sendo vedada a sua utilização para captação de imagens e áudios que não sejam de interesse da segurança pública.

Nas diretrizes de uso dos equipamentos existem dois tipos de gravação das imagens: a Gravação de Rotina, que consiste em um registro audiovisual produzido pela câmera de forma contínua e ininterrupta; e a Gravação Destacada, marcando temporalmente o início e o término do registro.

Além de agregar mais transparência, qualidade e segurança ao trabalho dos agentes, o uso das chamadas bodycams vai qualificar as investigações criminais e fortalecer o chamado “lastro probatório”, beneficiando policiais e cidadãos comuns. Os registros capturados pelas câmeras corporais também são ferramentas importantes para o treinamento de novos agentes e o aprimoramento contínuo dos profissionais de todas as forças de segurança.

Gestão dos registros

Em março deste ano, foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) as portarias referentes ao modelo de governança para efeito do emprego das CCOs e gestão dos registros audiovisuais. O regulamento de gestão dos registros gerados pelas câmeras estabelece as situações e propósitos para os quais as imagens podem ser disponibilizadas e compartilhadas. Neste ponto, o documento esclarece que o acesso aos registros será autorizado por ordem judicial, ou por requisição fundamentada à Secretaria de Segurança Pública.

Investimentos na Segurança Pública

As câmeras corporais operacionais fazem parte de um amplo pacote de investimentos em infraestrutura, tecnologia, inteligência e efetivo que dão mais qualidade e eficiência ao trabalho de Segurança Pública na Bahia. Com o Programa de Modernização das Estruturas Policiais e de Bombeiros já foram investidos R$ 650 milhões em construções e reformas de 500 unidades em todo o estado. Também já foram entregues 1.300 novas viaturas.

Na área de tecnologia, mais de 1.500 foragidos foram localizados, desde a implantação do Sistema de Reconhecimento Facial. Com o Sistema de Reconhecimento de Placas, a Bahia já recuperou mais de 400 veículos roubados. Além disso, o Governo do Estado tem promovido a ampliação dos efetivos com a realização de concursos. Já são mais de 3.200 policiais e bombeiros contratados.

Una: INCRA divulgada lista preliminar de candidatos habilitados para assentamento Nova Jerusalém

Está disponível para consulta, no portal do Incra, a primeira lista com os 22 candidatos habilitados para a preencherem as 15 vagas no assentamento Nova Jerusalém, localizado no município de Una, no Litoral Sul da Bahia. O resultado foi divulgado na quarta-feira (6/5). Ao todo, 26 famílias se candidataram ao processo seletivo. Quatro inscrições foram indeferidas.

A inciativa objetiva selecionar famílias de trabalhadores rurais para integrarem o Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA). Além do lote, os contemplados irão acessar às políticas públicas do programa, entre elas, as modalidades do Crédito Instalação.

Acervo do Incra Bahia, foi produzida pela Ascom Incra/BA/ fotógrafa Cíntia Melo

Indeferidos

Os inscritos que tiveram a sua candidatura indeferida têm 15 dias para apresentarem recursos, a contar a partir da publicação do edital (6 de maio).

O documento deve ser protocolado na sede do Incra, em Salvador, ou nas sede da Unidade Avançada do Sul e Extremo Sul da Bahia, no município de Itabuna.

Não são aceitos recursos enviados pelo Correios ou por e-mail. O documento deve ser feito de acordo com o anexo que consta no edital.

Após análise das contestações, uma lista definitiva é publicada com os candidatos habilitados a continuarem no certame, além dos eliminados.

Etapas

Após a lista definitiva dos habilitados, são aplicados os critérios de pontuação, resultando na divulgação da lista preliminar de classificação. Um prazo de 15 dias é concedido para contestações.

Assim que a análise das contestações são finalizadas, a lista classificatória final é publicada. Em seguida, as famílias contempladas têm seus nomes inseridos na Relação de Beneficiários (RB) do assentamento.

Confira a lista preliminar dos candidatos habilitados para uma vaga no assentamento Nova Jerusalém:
https://www.gov.br/incra/pt-br/assuntos/reforma-agraria/selecao-assentamentos/bahia/BA_lista_preliminar_deferidos_indeferidos_nova_jerusalem.pdf

O Incra disponibiliza o link de acesso fácil: http://bit.ly/novajerusalem2

 

 

Eleições Ilhéus: Pré-candidatura de Bento Lima ganha novas adesões no Final de semana

_Confira o final de semana de Bento junto ao povo ilheense_

O final de semana de Bento foi repleto de atividades, comemorações, encontros comunitários, valorização do esporte e adesões políticas. Desde a Feijoada Cultural na Escola Municipal Fé e Alegria até a reunião com a Associação Beneficente de Pais e Amigos dos Moradores do Alto do Coqueiro (ABPAMAC), ele ouviu atentamente os anseios dos moradores, demonstrando sua proximidade com a comunidade. Ainda teve a comemoração de um ano da Areninha da Urbis, homenagens na Turma Mais Que Boxe, no São Domingos e o aniversário de dois anos da Turma do Baleado.

No domingo, Bento continuou sua agenda, participando de mais encontros e eventos, prestigiando feijoadas com lideranças locais, marcando presença no Domingrau cheio de adrenalina e visitando o Curso de Máquinas Pesadas, oferecendo apoio aos trabalhadores em busca de novas oportunidades. Estes momentos destacam seu compromisso em servir e trabalhar incansavelmente pela comunidade ilheense.
“Estamos tendo a oportunidade de conversar com a população e ver as necessidades de perto, ouvindo e conhecendo as demandas dos ilheenses”, exalta Bento Lima.

Eleições em Una: Rogério Borges e Tiago Birschner respondem perguntas polêmicas envolvendo ex-secretários, durante evento realizado na cidade

O pré-candidato à prefeitura de Una, Rogério Borges, e o atual prefeito, Tiago Birschner, ambos do PP, responderam a perguntas polêmicas durante o evento realizado pelo partido na cidade, o Plano Participativo do Povo.

Leo Novais perguntou sobre os ex-secretários que não concordaram com a indicação de Rogério para concorrer à prefeitura, além de questionar sobre os comentários que sugerem que, em caso de vitória do pré-candidato, Tiago continuaria governando. Também foi questionado sobre o pré-candidato a vice-prefeito.

Confira tudo isso e muito mais na entrevista exclusiva realizada pelo Portal Leo Novais.

Eleições Ilhéus: Valderico Junior se compromete com melhorias na central de abastecimento do Malhado

Em uma visita à central de abastecimento do Malhado, ao lado dos líderes da associação dos feirantes, o pré-candidato a prefeito de Ilhéus, Valderico Junior, constatou de perto as insatisfações e descasos enfrentados pela população que necessita do apoio real do poder público.

Durante a visita, Valderico Junior destacou a necessidade urgente de ação efetiva para atender às demandas da comunidade, ressaltando a importância da renovação política e da implementação de melhorias progressivas para garantir a qualidade de vida dos trabalhadores e clientes das feiras.

“Não basta apenas cumprimentar, é preciso agir e atender às demandas urgentes daqueles que mais precisam. A renovação é imprescindível. Precisamos de um prefeito comprometido, capaz de planejar e implementar melhorias progressivas”, enfatizou Valderico Junior.

O pré-candidato expressou sua convicção de que, com planejamento, seriedade e muito trabalho, será possível fazer a reconstrução necessária em Ilhéus. Ele ressaltou a importância de agir passo a passo para alcançar um futuro melhor para todos, reafirmando seu compromisso em fazer a diferença e trabalhar para um amanhã mais promissor para Ilhéus e sua comunidade.

Valderico Junior concluiu destacando a importância da esperança como aliada nesse processo e convidou a população a unir esforços na construção de um futuro mais promissor para a cidade.

Itabuna: Morador confronta prefeito Augusto Castro sobre fechamento de escolas e falta de infraestrutura

Durante uma visita ao bairro Vale do Sol, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, foi confrontado por um morador que expressou sua insatisfação com a situação na cidade. O morador, em um vídeo que circula nas redes sociais, questionou o prefeito sobre os colégios fechados e a falta de infraestrutura na região.

“Três anos nós estamos aqui, né, senhor prefeito?! Falta de infraestrutura, três colégios fechados. De onde o senhor acha que vai arrancar voto?” disse o morador.

O prefeito, por sua vez, tentou se defender, afirmando que sua obrigação é trabalhar e que estão realizando obras na comunidade. No entanto, ele não respondeu diretamente ao questionamento sobre os colégios fechados e a falta de infraestrutura.

“Vamos lá. Primeiro ninguém está falando de voto. Nossa obrigação é trabalhar, estamos trabalhando aqui, porque a comunidade merece. Essa comunidade que devo satisfação com obras de infraestrutura, praça e urbanização”, afirmou o prefeito antes de se retirar do local.

O morador, ao finalizar o vídeo, deixou claro que a resposta será dada nas urnas.

Acompanhe o vídeo:

Eleições Ilhéus: Ao lado de Wagner e lideranças, Adélia Pinheiro lança pré-candidatura à prefeitura do município

Foto de Daniel Ribeiro/ Ascom

A professora, médica e ex-secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, da Saúde e Educação, Adélia Pinheiro, do PT, lançou sua pré-candidatura à Prefeitura de Ilhéus, neste sábado (27), com as presenças do senador Jaques Wagner, dos deputados Fátima Nunes, Jorge Solla e Josias Gomes, dos secretários de Estado Bruno Monteiro, Elisângela Araújo, Roberta Santana e Rowenna Brito, do vice-presidente do PT Bahia, Glauco Chalegre, do presidente do PT municipal da cidade, Ednei Mendonça, e dos partidos que compoem a Frente Brasil da Esperança, de pré-candidatos a vereadores e diversas lideranças políticas locais.

Alinhada ao projeto político do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente Lula, de promoção do desenvolvimento e da inclusão social para transformar Ilhéus e a vida dos seus moradores, Adélia falou sobre sua história no município. “É essa terra que a todo tempo me dá demonstração de que estamos no caminho certo, que eu não estou sozinha. Hoje, o brilho no olho e o suor que nos alcança é a representação do calor, do coração que bate junto e que se compromete”, disse. “São as minhas memórias que me constituem e que fazem com que aqui eu traga compromisso, e esse compromisso é um compromisso que está consolidado, aquele time do qual eu faço parte”, disse Adélia se referindo ao grupo liderado pelo governador e pelo presidente Lula. “Tudo isso, junto, com cada um e cada uma que aqui me acompanha e que todos e todas dizem que está na hora de virar a chave para a vida melhor aqui em Ilhéus”.

Foto de Daniel Ribeiro/ Ascom

“Portanto, cuidar da zona rural e da zona urbana, cuidar do nosso município -estrutura física e infraestrutura, cuidar da forma como as pessoas saem de um lugar para outro como no transporte coletivo, cuidar de investir no modo e na forma de viver, que seja feliz, que tenha e a capacidade de escutar e transformar a escuta em políticas públicas”, continuou Adélia, que no lançamento da sua pré-candidatura parafraseou a titular da SPM: “Como diz a secretária Elisângela, lugar de mulher é onde ela quiser”. A petista anunciou, na ocasião, que a partir da próxima semana serão promovidas plenárias nos distritos e nas zonas urbanas em que serão debatidas as prioridades para o planejamento do programa de governo, que será pautado pela aliança e pela escuta.

O senador afirmou ter certeza da vitória de Adélia e destacou que, pela sua vida pública e por sua competência, ela construirá um belo e importante plano de governo. “Pensando no povo de Ilhéus, no povo mais simples, nos empresários de Ilhéus”, disse o senador, que falou também sobre eleger uma mulher pela primeira vez em Ilhéus. “É uma renovação, é uma novidade, é preparada, é honesta e tem paixão por essa cidade. Então, eu sinceramente vou falar em meu nome, em nome do governador Jerônimo, do Lula, repito, respeitando todas as outras candidaturas, não vou falar mal de ninguém, não recomendo que fale, as pessoas sabem o que está ruim e o que que presta, as pessoas sabem que na hora que a gente vai na urna escolher, a gente está apostando no futuro da nossa cidade por quatro anos. E é pela política que a gente levanta ou derruba uma cidade, um estado ou um país. Vocês têm uma chance de levantar mais ainda essa cidade tão bonita, que, na minha opinião, merece uma prefeita do tamanho de Adélia”.

O vice-presidente do PT, Glauco Chalegre, afirmou que o nome de Adélia representa a possibilidade de transformação para a cidade se desenvolver e dar grandes saltos na educação, na saúde, na infraestrutura, no desenvolvimento e no cuidado com a população. “Não poderia deixar de vir aqui dar um abraço na nossa próxima prefeita porque eu sei que aqui a gente está virando a chave, e a partir de hoje estamos iniciando esse processo, para a gente fazer mais e melhor”, afirmou o dirigente petista, ao destacar a união do grupo para fortalecer sua pré-candidatura e vencer a eleição em outubro de 2024.

Eleições 2024: TRE-BA realizará plantões de atendimento aos fins de semana e feriado em todo estado

Os Cartórios Eleitorais da capital e do interior do estado da Bahia, estarão em funcionamento especial de plantão nos próximos dias 27 de abril (sábado), 1º de maio (feriado), e 4 e 5 de maio (sábado e domingo). Este serviço excepcional, que se estenderá das 8h às 14 horas, visa atender a demanda que antecede o fechamento do cadastro eleitoral.

A determinação foi estabelecida pela Portaria nº 322, datada de 2 de abril de 2024, publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE), visando garantir que todos os cidadãos tenham a oportunidade de regularizar sua situação eleitoral dentro do prazo estabelecido.

Reprodução: Senado Federal

Para usufruir dos serviços oferecidos durante esse período, é necessário apresentar um documento oficial com foto e um comprovante de residência emitido há, no máximo, três meses. Importante ressaltar que, no processo de alistamento eleitoral, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não será aceita isoladamente, devendo ser complementada por documentação adicional. Além disso, homens que completem 19 anos no ano corrente e estejam se alistando devem apresentar o certificado de quitação militar.

Os eleitores têm até o dia 8 de maio para providenciar a primeira via do título, regularizar pendências de títulos cancelados, coletar dados biométricos, incluir o nome social e transferir o domicílio eleitoral. Após essa data, o cadastro será fechado em preparação para as Eleições Municipais, marcadas para 6 de outubro. É essencial que todos estejam cientes desse prazo e ajam dentro do tempo estipulado para garantir seu direito ao voto e participação democrática.

Una: Emerson Senna, trompetista, natural da cidade toca junto à Orquestra de Londres

Em uma história que parece tirada diretamente de um conto de fadas musical, Emerson Senna, 32 anos e natural de Una, encantou a plateia de Eunápolis ao se juntar à renomada Orquestra Sinfônica Nacional de Londres durante a turnê do fenômeno musical ABBA Experience in Concert, o convite foi feito por Ricardo Santos, musico da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Reprodução: Instagram | redes sociais

A cidade de Una, conhecida por suas paisagens deslumbrantes e sua riqueza cultural, agora também pode se orgulhar de ter dado origem a um talento. Emerson, que começou sua jornada musical como membro da “Famuna”, a banda municipal de Una, teve seu talento lapidado pelo professor Nunes.

Ao ser questionado sobre essa incrível oportunidade, Emerson expressou sua gratidão. “Passou um filme na minha cabeça, pois jamaisimaginaria tamanha oportunidade”, compartilhou o trompetista, visivelmente emocionado.

A turnê conjunta da Orquestra Sinfônica Nacional de Londres com ABBA The Show tem sido um verdadeiro sucesso, levando os clássicos atemporais da banda sueca a diversas cidades ao redor do Brasil.





web