Bahia: Contêineres com equipamentos da China chegam para sondagem da Ponte Salvador-Itaparica

“Mais um passo concreto para que este projeto tão importante avance”. A afirmação foi feita pelo governador Jerônimo Rodrigues após a chegada à Bahia de carretas transportando seis contêineres com equipamentos e materiais que serão usados na sondagem da Ponte Salvador-Itaparica. O comboio chegou na tarde desse sábado (9), em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.
Os contêineres foram embarcados em um navio que saiu da China com destino ao Rio de Janeiro numa viagem que durou 30 dias. De lá, seguiram em carretas por mais quatro dias até Simões Filho onde estão armazenados em um galpão.
Imagens do transporte dos equipamentos foram compartilhadas pelo chefe do executivo baiano, através de suas redes sociais. “Seguimos acompanhando e trabalhando firme pelo desenvolvimento da nova Bahia”, completou.
Dentro dos contêineres estão diversos tipos de equipamentos que serão usados na sondagem a ser realizada em águas rasas e profundas na Baía de Todos-os-Santos. Foram trazidas, por exemplo, três perfuratrizes especiais que possuem um sistema de compensação de ondas, tecnologia chinesa fundamental para executar o serviço no mar durante o inverno, período em que podem ocorrer condições climatológicas adversas. Esse sistema permite também a estabilização das balsas onde estarão as plataformas, garantindo assim uma melhor qualidade dos resultados.
Entre outros equipamentos vieram também: uma cabine de operação, torre de operação, guincho, gerador e um laboratório para análise geotécnica do material a ser coletado no mar. Até este domingo (10), chegarão mais 4 contêineres, totalizando dez.
Sobre a sondagem
A sondagem é uma atividade necessária para compreender as características do terreno e dimensionar a fundação da estrutura da ponte. Com uso de perfuratrizes, são obtidos fragmentos do solo no local onde serão instalados os pilares. Posteriormente, essas amostras são enviadas para laboratório onde são feitas as análises detalhadas do material coletado.
Já foram iniciadas as sondagens em terra no município de Vera Cruz, dia 31 de janeiro, e em Salvador, dia 21 de fevereiro. Nos próximos dias, o serviço será realizado na área de borda do mar de Vera Cruz, em uma plataforma que já está montada. Em seguida, começa a sondagem em águas rasas e profundas com uso de balsas de grande porte e os equipamentos chineses que chegaram neste sábado (9).
Muito mais que uma ponte
O Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica será um novo vetor de distribuição de renda e vai impulsionar a economia de toda a Bahia, com geração de sete mil empregos. Serão contemplados 10 milhões de baianos em cerca de 250 municípios. Esse grande investimento vai fomentar o desenvolvimento econômico a partir da atração de novos empreendimentos em áreas como logística, indústria, comércio, serviços e mercado imobiliário. O novo sistema irá também impulsionar de maneira sustentável o turismo na Bahia já que a distância entre Salvador e importantes zonas turísticas do estado, como o Sul e Baixo Sul, será reduzida em mais de 100 km.
Além da ponte com 12.4 km sobre o mar, a maior da América Latina, serão construídos novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz. Na capital, serão 4 km de uma nova estrutura entre a região da Calçada e Água de Meninos composta por um conjunto de viadutos e dois novos túneis que ficarão paralelos aos da Via Expressa. Já em Vera Cruz, o fluxo de veículos oriundos da ponte será direcionado para uma nova via expressa com 22 km que será construída na região de Mar Grande e segue até as proximidades de Cacha Pregos. Por fim, será duplicado um trecho de 8 km da BA-001 desde Cacha Pregos até o início da Ponte do Funil, onde finaliza a área de atuação da Concessionária.
Esse novo investimento de aproximadamente R$ 9 bilhões é fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e um consórcio chinês formado dois grandes grupos que estão entre os maiores do mundo no segmento de construção e infraestrutura. São eles: China Railway 20th Bureau Group Corporation (CR20) e China Communications Construction Company (CCCC). O contrato assinado em novembro de 2020 estabelece uma concessão de 35 anos para construção, operação e manutenção do equipamento.
Luto: Nota de pesar pelo falecimento de Lana Santos

_Lana é um exemplo e vai nos deixar muitas saudades._
É com imensa tristeza que a Prefeitura de Ilhéus recebe a dolorosa notícia do falecimento da estimada Angelânia Santos, conhecida carinhosamente como Lana. Figura prestigiosa e dedicada colaboradora da Secretaria Municipal de Cultura. Lana, que também exerceu com louvor a presidência do Conselho Municipal de Cultura e estava secretária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDA) e deixa enormes contribuições para as entidades do terceiro setor do município.
Lana teria sido vítima de um infarto fulminante, na madrugada deste domingo (10) e nos deixou prematuramente. Neste momento de luto, expressamos nossas mais sinceras condolências à família enlutada, amigos e colegas de trabalho. A ausência de Lana será profundamente sentida por todos que tiveram o privilégio de conhecê-la e colaborar ao seu lado.
O corpo de Lana está sendo velado na residência de sua mãe, situada na Rua das Flores, no bairro do Malhado. Até o momento, não dispomos de informações sobre o horário do sepultamento. Pedimos que, em respeito à sua memória, toda comunidade ilheense una-se em solidariedade, prestando suas homenagens e confortando aqueles que compartilharam a jornada de Lana.
Que sua alma descanse em paz, e que seu legado continue a inspirar a todos nós!
Educação: Jerônimo firma acordo com AGU e MEC e acerta novo repasse de precatórios do FUNDEF para a Bahia

Em agenda realizada na noite dessa quinta-feira (7), em Brasília, o Governo do Estado, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE/BA), a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Ministério da Educação (MEC) celebraram um acordo encerrando um processo judicial que se arrastava há mais de duas décadas no Supremo Tribunal Federal (STF). A solução consensual prevê o repasse de mais de R$ 3,5 bilhões para a educação no estado, provenientes do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), referente ao período de 1998 a 2007.
A ação, movida pela PGE, visava garantir o repasse de verba obrigatória para educação em valores proporcionais e adequados à Bahia. A procuradora-geral do Estado, Bárbara Camardelli e a secretária estadual de Educação, Adélia Pinheiro, também participaram do encontro.
O governador Jerônimo Rodrigues enfatizou a importância do acordo, destacando que o recurso não apenas recomporá o trabalho dos profissionais da Educação, mas também garantirá a permanência dos estudantes na escola. “Celebramos o acordo final para os precatórios. Um controverso que já vem sendo trabalhado há mais de 20 anos e agora a gente consegue definitivamente resolver. Há um percentual que vai para os professores e funcionários da Educação, outra parte vai intensamente para infraestrutura, tecnologia e trabalho com assistência para que o estudante possa ser bem cuidado”, vibrou.
Os valores a serem destinados, após a homologação do acordo pelo STF, terão como destino a implementação de ações voltadas à manutenção e desenvolvimento do ensino fundamental público, além do fomento à valorização do magistério. Desta maneira, os professores que exerceram suas atividades durante a vigência do Fundef serão beneficiados com um percentual dos recursos a serem repassados pelo Estado, abrangendo tanto os profissionais em atividade quanto os aposentados e pensionistas. Esse montante será efetivado por meio de pagamentos concedidos na forma de abono.
Marco para a Educação na Bahia
O advogado-geral da União, Jorge Messias, destacou a simbologia da assinatura do acordo no Dia Nacional da Advocacia Pública. Ele enfatizou a importância da advocacia consensual, que contribui para soluções estratégicas e destacou: “A alegria que nós temos é que o dinheiro sai do nosso bolso, mas entra no bolso certo, que é no bolso dos professores, dos estudantes da Bahia”.
O ministro da Educação, Camilo Santana, também presente na cerimônia, ressaltou o novo momento institucional e de colaboração entre as partes, destacando os investimentos previstos para a Bahia. Santana anunciou a destinação de recursos para 62 escolas em tempo integral, 94 creches e 244 ônibus escolares, totalizando quase R$ 1,2 bilhão. Ele reiterou a confiança de que os R$ 3,5 bilhões do Fundef serão um impulso significativo para a educação no estado.
Movimento Nacional
Este acordo firmado com a Bahia segue uma série de acordos semelhantes já celebrados por outros estados, totalizando o repasse de R$ 5,7 bilhões para a educação. A AGU continua buscando soluções consensuais em disputas judiciais semelhantes com outras unidades da Federação, reforçando o compromisso com o fortalecimento do sistema educacional em todo o país.
Eventos: Em comemoração ao dia da Mulher, Vanessa da Mata fará show gratuito em Ilhéus

_O show acontece a partir das 18 horas, no dia 08 de março, logo após a Marcha das Mulheres_
Em celebração a força, a luta e a importância das mulheres de Ilhéus, a Prefeitura organiza a Semana da Mulher, com uma programação rica e variada, que valoriza as mulheres que trabalham muito para conquistar seus espaços. E, para encerrar as comemorações com chave de ouro, no dia 08 de março acontece a Grande Marcha das Mulheres e na sequência, o show gratuito de Vanessa da Mata!
A Grande Marcha das Mulheres vai partir da Praça Cairu, às 15h30, em direção à Praça Dom Eduardo (Praça da Catedral), onde haverá a concentração, aguardando o início do show de Vanessa da Mata, que vai nos encantar com seu repertório cheio de sucessos.
A Semana da Mulher busca abranger todas as ilheenses, promovendo roda de conversa com agricultoras e mulheres indígenas (confira aqui), no dia 05 de março; palestra sobre autoestima e desenvolvimento pessoal (saiba mais aqui), no dia 06 de março; o III Delas para Elas, um evento dedicado às mulheres empreendedoras, em parceria com o SEBRAE e a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas – relembre aqui), no dia 07 de março e, se encerra com a Grande Marcha das Mulheres, com o tema: “Resistimos para Viver, Marchamos para Transformar” e o show de Vanessa da Mata, na Praça Dom Eduardo.
A organização de toda essa programação é da Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SPM), com a parceria da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS), do Sebrae e da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas). A titular da SPM, Carla Serafim explica que, “a Semana da Mulher vem para unir ainda mais as mulheres ilheenses, nós buscamos promover eventos que abraçassem todas, fazendo com que elas sintam-se valorizadas, empoderadas”!
Conheça a história do Dia Internacional da Mulher.
O Dia Internacional da Mulher é comemorado mundialmente no dia 8 de março porque, em 8 de março de 1917, 90 mil operárias se reuniram em protesto na Rússia (Petrogrado, atual São Petersburgo) que ficou conhecido como “Pão e Paz”. Nesse protesto, as mulheres reivindicaram melhores condições de trabalho e de vida, lutaram contra a fome e se posicionaram contra a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). A comemoração do Dia Internacional da Mulher frisa a importância da mulher na sociedade e a história da luta pelos seus direitos.
Serviço:
Semana das Mulheres
– Grande Marcha das Mulheres – “Resistimos para Viver, Marchamos para Transformar”
– Local: Concentração na Praça Cairu
– Dia: 08 de março
– Horário: a partir das 15h30
– Show de Vanessa da Mata
– Local:* Praça Dom Eduardo (Praça da Catedral)
– Dia:* 08 de março
– Horário: a partir das 18 horas
Confira aqui a programação completa da Semana da Mulher
Dia 05 de março:
– Encontro com Mulheres Indígenas e Agricultoras de Ilhéus (das 8 às 12 horas, no Auditório da Prefeitura de Ilhéus);
Dia 06 de março:
– Palestra “O poder da autoestima – Empodere-se para superar e vencer” (às 16 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus)
Dia 07 de março:
– III Delas para Elas (a partir das 8 horas, no Centro de Convenções de Ilhéus)
Dia 08 de março:
– Grande Marcha das Mulheres (às 15h30, na Praça Cairu)
– Show de Vanessa da Mata (às 18h, na Praça Dom Eduardo (Praça da Catedral)
Ilhéus: Superintendente de comunicação, agradece a jornalista Raiane Amorim, pelos serviços prestados ao município

O professor e superintendente de comunicação da Prefeitura de Ilhéus, Emerson Silva, agradece Raiane Amorim, conceituada jornalista, pelos serviços prestados no setor, sempre com muita responsabilidade e compromisso sem igual com a função e com o município.
Devido a novas oportunidades e, pela vontade de traçar novos desafios, Raiane solicitou o seu desligamento do setor de comunicação, inclusive, tendo se despedido da imprensa local, com quem, por quase cinco anos, manteve contato diário, através de um comunicado. Ela também se despede de um setor que abraçou, sempre com vontade de entusiasmo, onde, grandes amizades cultivou.
Raiane é uma profissional rara, que leva a sério e com amor o trabalho que se propõe a realizar. Ela nunca abaixou a cabeça para as dificuldades e cativou a todos no governo de Marão, pela sua seriedade e profissionalismo. Mas Raiane também tornou-se inesquecível pelo carinho e sorriso fácil com quem travava amigos e colegas de trabalho.
O professor Emerson Silva, atual responsável pela comunicação, em nome do governo Marão e da Superintendência de Comunicação, lamenta sua saída e agradece Raiane Amorim não apenas pelo serviço prestado, mas pelos anos de parceria.
BBB 24: Wanessa Camargo é expulsa por agressão
Após ficar dez minutos no confessionário em conversa com a produção, Wanessa Camargo foi oficialmente expulsa do BBB 24. Davi Brito havia
reclamado sobre um tapa que a cantora havia dado na perna dele enquanto dormia. O caso aconteceu no fim da festa de ontem (1), que teve como atração principal Wesley Safadão. Giovanna Pitel e Yasmin Brunet tentavam fazer com que Wanessa trocasse de roupa para devolver o figurino a tempo de evitar punição, quando a cantora começou a dar socos no ar dentro do quarto, quando acertou Davi que estava dormindo.
Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Bahia: mês novo, valor de botijão novo; veja o preço que começa a valer hoje
Os consumidores da Bahia estão enfrentando mais um aumento no preço do gás de cozinha, apenas um mês após o último reajuste. Segundo informações da Acelen, responsável pela administração da Refinaria Mataripe, a partir desta sexta-feira (1º), o preço do gás de cozinha será elevado em 8% para as distribuidoras.
Essa nova alta significa que as revendedoras repassarão o aumento diretamente para os consumidores finais. O Sindicato dos Revendedores de Gás do Estado da Bahia prevê que a diferença de preço será de cerca de R$ 5 a R$ 6, em média.
Este é o segundo aumento significativo em apenas um mês. O primeiro ocorreu em fevereiro, devido ao aumento na alíquota modal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o que resultou em um acréscimo médio de cerca de R$ 5 no preço do produto.
Com este novo aumento, o valor final do gás de cozinha pode ultrapassar a marca dos R$ 140 para os consumidores na Bahia.
A Acelen justificou o reajuste, explicando que os preços dos produtos da refinaria são determinados por critérios de mercado, que consideram variáveis como o custo do petróleo, a cotação do dólar e os custos de frete. Essa dinâmica de mercado pode levar a flutuações nos preços tanto para cima quanto para baixo.
Eventos: Verão Costa a Costa Ilhéus l Shows gratuitos acontecem neste sábado (2); confira programação

_O Verão Costa a Costa acontece de 29 de fevereiro a 03 de março, com inúmeras atrações esportivas e culturais_
O Projeto Verão Costa a Costa, realizado pelo Governo do Estado, com apoio da Prefeitura de Ilhéus, vai reunir esporte, cultura e lazer entre os dias 29 de fevereiro e 3 de março, na Avenida Soares Lopes. Parte da programação, no sábado (2), o público contará com shows gratuitos das bandas Papazoni, Top Gan e Allan Diniz, a partir das 19h.
Nesta edição, os participantes terão à disposição atrações como tirolesa, escalada e arvorismo, mesas de Futmesa, corrida (2,5 e 5 Km), skate, xadrez, taekwondo, baleado e muito mais. O principal objetivo é estimular a prática esportiva e proporcionar momentos de diversão para todos os públicos.
O evento conta ainda com espaço Kids repleto de brinquedos infláveis, garantindo diversão segura e supervisionada por monitores especializados.
Serviço:
O quê: Shows com as bandas Papazoni, Top Gan e Allan Diniz;
Quando: 2 de março de 2024, a partir das 19h;
Onde: Avenida Soares Lopes
Una: novos conselheiros do Conselho Municipal de Saúde são empossados e diretoria é eleita
Hoje, 29 de fevereiro, foi um dia de significativa importância para a saúde pública do município, pois ocorreu a posse dos novos conselheiros do Conselho Municipal de Saúde. Este órgão, essencial para a gestão e monitoramento das políticas de saúde locais, é composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais da saúde e membros da sociedade civil organizada.

Além da posse dos novos membros, ocorreu também a eleição para a composição da diretoria que conduzirá os trabalhos nos próximos dois anos. A diretoria é responsável por liderar as atividades do conselho, promover a participação ativa dos membros e garantir que as estratégias de saúde sejam formuladas e executadas de maneira eficiente e transparente.
I – GOVERNO MUNICIPAL:
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Titular: Gleiciane Birschner Hora
Suplente: Eriene Gonzaga dos Santos
II – PRESTADORES DE SERVIÇOS DE SAÚDE:
CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS – CEO
Titular: Rejane Peixoto de Barros
Suplente: Sandra Silva Santos
HOSPITAL MUNICIPAL FREI SILVÉRIO GIGLI
Titular: Ruy Barbosa Ramos
Suplente: Célia Souza dos Santos
SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA – SAMU
Titular: Kallyla Santiago de Jesus
Suplente: Wilson Martins de Jesus
III – TRABALHADORES DE SAÚDE
1º Titular: Carlos Oliveira dos Santos
1º Suplente: Danielle Lima dos Santos
2º Titular: Michelle Alves dos Santos
2º Suplente: Edimara Nascimento Costa
3º Titular: Jamille Novaes Fontes
3º Suplente: Cristiani Santos do Nascimento
4º Titular: Vilma Nascimento Castro
4º Suplente: Priscila Viturino Maurício dos Santos
IV – USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS
ASSOCIAÇÃO CASA DA CRIANÇA MENINO JESUS
Titular: Francisco Cardoso de Oliveira
Suplente: Magno Oliveira dos Santos
ASSOCIAÇÃO DOS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DO KM 12, BA 673 –
SAB.CUAR
Titular: Yoji Silva Ikuta
Suplente: Kazuto Kamoshida
ASSOCIAÇÃO DO RIBEIRÃO DA VARAS – ARV
Titular: Jorge Pereira dos Santos
Suplente: Gilson Santos Rocha
ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA QUILOMBOLA CRISTÃ BENEFICENTE DA
AGRICULTURA FAMILIAR PESCADORES E RECICLADORES DA COLÔNIA
DE UNA
Titular: Miguel da Silva Santos
Suplente: Matheus Craveiro Santos
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE UNA – APAE
Titular: Joelma Vieira Santos
Suplente: Alba Cristina Santos de Jesus
ASSOCIAÇÃO DOS PEQUENOS AGRICULTORES FAMILIARES DA FAZENDA
MONTE CARLOS SÃO JOÃO
Titular: Adelaide Santos de Souza
Suplente: Rosilene Nascimento dos Santos
ASSOCIAÇÃO DOS MINES E PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DA
REGIÃO DO COTIAS E ZONA DO SÃO PEDRO
Titular: Vilma Maria Pereira Martins
Suplente: Márcio do Rosário Borges
ASSOCIAÇÃO DOS AGRICULTORES E PRODUTORES RURAIS DO
ASSENTAMENTO NOVA JERUSALÉM
Titular: Lourivaldo da Conceição Andrade
Suplente: Anailton Goes de Souza
Os Conselhos Municipais de Saúde desempenham um papel fundamental na formulação de políticas e no controle da execução das ações de saúde, incluindo aspectos econômicos e financeiros. A participação ativa desses conselhos é essencial para garantir a qualidade e a efetividade dos serviços de saúde oferecidos à população.
Com a posse dos novos conselheiros e a eleição da diretoria, espera-se que o Conselho Municipal de Saúde continue desempenhando seu papel de forma exemplar, contribuindo para a melhoria contínua do sistema de saúde municipal e para o bem-estar de todos os cidadãos.”
Saúde: Bahia adere ao Dia D de mobilização nacional contra a Dengue

Em um esforço para combater a crescente ameaça da Dengue, o estado da Bahia se junta ao Dia D de mobilização nacional, marcado para o próximo sábado (2). A informação é da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, que está em Brasília nesta quarta-feira (28) para uma reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Esta iniciativa sublinha a necessidade de uma ação coletiva diária e destaca o papel vital que cada indivíduo desempenha na prevenção da doença. Com o apoio do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA), da União dos Municípios da Bahia (UPB) e do Conselho Estadual de Saúde (CES), os municípios farão mutirões de limpeza, visitas aos imóveis nas áreas de maior incidência e distribuição de materiais informativos.
A Bahia registra um aumento significativo de casos de Dengue, com 16.771 casos prováveis até 24 de fevereiro de 2024, quase o dobro em comparação ao mesmo período do ano anterior. Atualmente, 64 cidades estão em estado de epidemia, com a região Sudoeste sendo a mais afetada. Além disso, foram confirmados cinco óbitos decorrentes da doença nas localidades de Ibiassucê, Jacaraci, Piripá e Irecê.
De acordo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o cenário nacional é particularmente desafiador devido ao impacto das condições climáticas adversas e ao aumento exponencial dos casos de Dengue, incluindo a circulação de novos sorotipos (2 e 3), que exigem uma atenção mais integrada.
Na avaliação da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, o momento é de unir esforços para conter o aumento do número de casos e evitar mortes. “O Governo do Estado está aberto ao diálogo e pronto para apoiar todos os municípios, contudo, cada ente tem que fazer a sua parte. As prefeituras precisam intensificar as ações de atenção primária e limpeza urbana, a fim de eliminar os criadouros, e fortalecer a mobilização da sociedade, antes de recorrer ao fumacê. A dependência excessiva do fumacê, como último recurso, pode revelar uma gestão reativa em vez de proativa no combate à doença”, afirma a secretária.
A titular da pasta estadual da Saúde pontua ainda que o Governo do Estado fez a aquisição de novos veículos de fumacê e distribuirá 12 mil kits para os agentes de combate às endemias, além de apoiar os mutirões de limpeza urbana com o auxílio das forças de segurança e emergência. “Além disso, o Governo do Estado compartilhou com os municípios a possibilidade de adquirir bombas costais, medicamentos e insumos por meio de atas de registro de preço”, ressalta Roberta Santana.
Drones
O combate à Dengue na Bahia ganhou mais uma aliada: a tecnologia. O Governo do Estado deu início ao uso de drones como nova estratégia para identificar em áreas de difícil acesso focos do mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão de Dengue, Zika e Chikungunya. As imagens capturadas pelos equipamentos são analisadas pelos agentes de endemias, que conseguem identificar locais com acúmulo de água parada e possíveis criadouros do mosquito, facilitando a ação das equipes e tornando o combate mais eficaz.












