WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia









junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
videos


Ilhéus: Com abertura nesta sexta, EXPOILHÉUS completa 30 anos valorizando microempreendedor do município

A 30ª edição da EXPOILHÉUS, um dos principais eventos da programação anual de verão, será aberta oficialmente às 17h desta sexta-feira (29). Montada na Avenida Soares Lopes, a estrutura conta com cerca de 80 stands distribuídos por exposições de artesanatos, confecções, calçados e acessórios. Apoiada pela Prefeitura, a feira estará disponível até o dia 29 de janeiro de 2024, funcionando todos os dias, sempre das 17h às 23h.

Em três décadas, a EXPOILHÉUS se dedicou ao fortalecimento da atividade do pequeno artesão e do microempreendedor individual do município e da região. Não à toa, dos 80 stands, 50 são voltados à divulgação do trabalho desse grupo de trabalhadores.

Nesta edição especial, o público poderá desfrutar ainda de área gourmet e som ao vivo. A entrada é gratuita e o circuito popular gera em torno de 100 mil visitantes no período. O evento também aquece o turismo e a economia local.

Serviço

30ª EXPOILHÉUS

Período: 29 de dezembro a 29 de janeiro de 2024

Horário: das 17h às 23h

Local: Avenida Soares Lopes

Bahia: Governador assina decreto que garante a progressão de carreira para mais de dez mil profissionais da área de saúde

_Servidores já podem submeter pedido de avaliação de desempenho a partir desta quinta-feira (28)_

O governador Jerônimo Rodrigues assinou, na noite desta quarta-feira (27), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o decreto que regulamenta a promoção extraordinária do servidor estatutário de uma classe para a seguinte na carreira, por meio da realização de avaliação de desempenho individual. O documento, que será publicado na edição desta quinta-feira (28) do Diário Oficial do Estado (DOE), vai garantir que 10.185 servidores, entre médicos, enfermeiros e outros profissionais, sejam beneficiados com a majoração da remuneração. Os representantes do Grupo Ocupacional de Serviços Públicos de Saúde do Estado da Bahia, presentes no ato, celebraram a conquista da categoria.

“Nessa transição entre o Natal e o Ano Novo, não perdemos de vista aquilo que havia sido combinado, que é a valorização dos profissionais de saúde. Para nós, essa é uma forma de incentivar os profissionais a se doarem ainda mais à função de cuidar da vida das pessoas. Gostaria de parabenizar a todos eles por mais essa conquista”, pontuou Jerônimo.

Segundo a secretária de saúde, Roberta Santana, a promoção terá um impacto financeiro anual de R$ 41,6 milhões, representando um acréscimo de 2,73% do gasto anual com pessoal da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), que foi devidamente tratado e previsto na lei orçamentária. “O decreto já entra em vigência a partir de amanhã [28/12], então os profissionais já podem submeter à avaliação individual. O valor retroativo também está assegurado. Ficamos muito felizes com esse reconhecimento do Governo do Estado em reconhecer os profissionais que estão 24 horas cuidando das pessoas”, explicou.

O ciclo de avaliação de desempenho individual terá duração de seis meses e será constituído por indicadores relacionados a Relacionamento Interpessoal e Engajamento Profissional; Suporte Institucional; Conhecimento Técnico; Suporte a Estudos e Pesquisas. Os dois meses iniciais servirão para observação do desempenho do servidor avaliado, os dois meses seguintes para a avaliação do desempenho do servidor, devendo ser registrado no sistema. Os dois últimos meses servirão para a consolidação e encaminhamento do formulário eletrônico à Unidade de Recursos Humanos do órgão ou entidade onde o servidor desempenha suas funções.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde), Ivanilda Souza Brito, comemorou esse avanço da categoria. “Acredito muito no diálogo e esse encontro é de extrema importância para nós. O Sindsaúde agradece ao governador pela disposição em atender e resolver o nosso pleito. Torcemos para que todos alcancem a progressão”. Participaram também da assinatura representantes de entidades da classe, deputados, secretários estaduais e profissionais da área.

Educação: Matrícula on-line 2024 na rede estadual de ensino requer cadastramento prévio em plataforma do governo

A matrícula da rede estadual de ensino será realizada de 15 a 23 de janeiro. O processo é simples e acontecerá de forma on-line por qualquer aparelho, a exemplo de tabletes e celulares. Basta acessar o Portal do Governo (ba.gov.br) e fazer seu cadastro. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) chama a atenção para que os estudantes ou responsáveis acessem a plataforma antes do prazo oficial da matrícula para o cadastramento, de modo a se familiarizar com a ferramenta, o que tornará o processo da matrícula ainda mais fácil.

Para fazer o cadastramento no Portal do Governo, o primeiro passo é informar o CPF e a data de nascimento. Na próxima etapa, será necessário incluir o endereço residencial, o contato do celular, o e-mail e o gênero. Após ter concluído o cadastro, o usuário vai receber uma mensagem no e-mail que informou, para validar sua inscrição no site.

No período da matrícula, estudantes, pais ou responsáveis cadastrados previamente, devem voltar ao site ba.gov.br para garantir a matrícula nas escolas da rede estadual de ensino.

Confira o calendário:
15 de janeiro – Exclusivamente para Pessoas com Deficiência (PcD).
16 de janeiro – Transferência do estudante que concluiu o ano letivo em 2023 na rede estadual de ensino e que pretende se transferir para outra unidade escolar da própria rede, porque deseja ou porque a unidade escolar onde estudou não oferta a série seguinte.
17 e 18 de janeiro – Concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental que vierem da rede municipal de ensino. Os estudantes que concluíram o 9º ano poderão optar por algum curso técnico de nível médio.
19 de janeiro – Matrícula nova para estudantes do Ensino Fundamental.
22 e 23 de janeiro – Matrícula nova para estudantes do Ensino Médio.

ILHÉUS: FESTA MARCA INAUGURAÇÃO DOS NOVOS ESTÚDIOS DA GABRIELA FM

A Gabriela FM 102,9 está de casa nova. Prestes a completar 32 anos de história, a emissora, que funcionou por três décadas no Banco da Vitória, em Ilhéus, inaugurou seus novos estúdios no Gabriela Center, localizado na Avenida Itabuna. Além da mudança de ares, a rádio ganhou equipamentos de última geração e investiu pesado na expansão da presença na internet.

A equipe da emissora apresentou suas novas instalações, na quinta-feira (21), em uma festa para convidados, ao som da banda Cacau com Leite e do DJ Neto Nogueira. Marcaram presença os colaboradores da Gabi, ex-funcionários, jornalistas, comunicadores de outras empresas, políticos e representantes de classe.

Presente no evento, o radialista Vila Nova, da Ilhéus FM, ressaltou a relevância da Gabi para o sul da Bahia. “A gente observa o quanto a Rádio Gabriela cresceu, o quanto a Gabriela FM é importante na comunicação, não de Ilhéus, mas de toda a região”, disse. Já o vereador Augustão (PT) destacou o trabalho do diretor-executivo Valderico Junior.

Para o empresário e ex-vice-prefeito Cacá Colchões, além da modernização e da qualidade dos serviços prestados pela emissora, a Gabriela FM mantém e expande seu maior patrimônio: uma legião de ouvintes espalhados por todo o sul-baiano.

EMOÇÃO

Valderico Junior não conseguiu segurar a emoção ao agradecer a presença dos convidados, recordando os momentos difíceis que enfrentou nos últimos meses, quando sua mãe, Fátima Barletta, e seu pai, Valderico Reis, tiveram graves problemas de saúde.

“Esse ano foi de muita prova para mim. Um segundo semestre muito difícil”, disse Junior. Ele fez uma declaração de amor à mãe e agradeceu a Deus por ter a presença de Dona Fátima, como é conhecida, num momento tão significativo para toda a equipe da Gabriela FM.

Coleta de lixo: A prefeitura de Ilhéus divulga os horários de coleta. Fiquem atentos!

_É importante mantermos o município limpo e, para isso, precisamos trabalhar em conjunto, a Prefeitura de Ilhéus se responsabiliza pela coleta, mas a população precisa se atentar aos horários pré-definidos_

A Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb) de Ilhéus divulgou o cronograma da coleta de lixo, informando os horários em que o trabalho é realizado. O serviço acontece tanto no período diurno, das 7h às 14h20, quanto no horário vespertino/noturno, das 16h às 00h20.
A Prefeitura reforça a importância do recolhimento correto do lixo domiciliar, que inclui resíduos comuns e úmidos gerados em cozinhas, banheiros e na limpeza da casa.
Para manter a cidade organizada, é fundamental que a população siga o cronograma de coleta e armazene os resíduos de forma adequada.
COLETA DIURNA
O serviço começa às 7h, nas seguintes localidades:
ROTA 1
– Vila Juerana;
– Vila Brasília;
– Ponta da Tulha;
– Mamoã
ROTA 2
– Salobrinho;
– Vila Cachoeira;
– Banco da Vitória;
– Cidadele;
– Condomínio Morada do Porto;
ROTA 3
– Teotônio Vilela;
– Vila Nazaré;
– Nossa Senhora da Vitória;
– Ilhéus I e II;
ROTA 4
– Jardim Savóia;
– Iguape;
– São Domingos;
– São Miguel
ROTA 5
– Cururupe
ROTA 6
– Hernani Sá
ROTA 7
– Nelson Costa
ROTA 8
– Praia do Sul
COLETA VESPERTINA/NOTURNA
As coletas começam às 16h, nas seguintes localidades:
ROTA 1
– Centro;
– Teresópolis
ROTA 2
– Conquista (na via principal, trecho até o Cemitério da Vitória, a coleta será feita a partir das 10h. Nos demais pontos do bairro o serviço segue no horário habitual)
ROTA 3
– Basílio;
– Esperança
ROTA 4
– Malhado;
– Tapera;
– Pacheco
ROTA 5
– São Sebastião;
– São Francisco;
– Jardim Atlântico
ROTA 6
– Boa Vista;
– Pontal
ROTA 7
– Condomínios;
– Parque Olivença;
– Olivença;
– Mar de Ilhéus I;
– Mar de Ilhéus II
ROTA 8
– Acuípe;
– Condomínios

Atenção! Último dia para a renovação da matrícula dos estudantes da rede estadual de ensino

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realiza, até esta quinta-feira (21), a renovação da matrícula para o ano letivo de 2024 dos estudantes da rede estadual com frequência regular no ano letivo de 2023, conforme prorrogação de prazo publicada no Diário Oficial do Estado, na terça-feira (19). O processo está sendo realizado na própria unidade escolar em que o estudante vai concluir o atual ano letivo.

O superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar da SEC, Ricardo Moraes, explicou que a renovação é muito simples. “Para renovar a matrícula, basta que o estudante que esteja regularmente matriculado no ano letivo em curso se dirija à secretaria escolar para assinar a lista de renovação, dentro do prazo legal, e desde que a unidade escolar ofereça o ano/série subsequente. Vale lembrar que podem assinar a listagem para a renovação os estudantes maiores de 16 anos ou responsáveis legais, quando do seu interesse em renovar a matrícula na mesma unidade escolar”.

Os alunos que desejarem mudar de escola ou a escola onde esteja matriculado não ofereça o ano/série subsequente deverão se ater ao prazo da matrícula oficial na rede estadual de ensino, que será em janeiro, e acontecerá 100% on-line. Quem não cumprir o prazo para a renovação também ficará sujeito a perder a vaga na unidade escolar onde está estudando atualmente.

O superintendente Ricardo Moraes chama a atenção para a necessidade da atualização dos dados dos estudantes no ato da renovação, com a entrega de documentos como CPF e comprovante de endereço dele ou da mãe, pai ou responsável. “Essa atualização é fundamental para que, caso se enquadre nos critérios, o estudante e sua família possam ter acesso a programas de permanência estudantil e de combate à evasão escolar, como é o caso do Bolsa Presença”, acrescentou.

Matrícula – A matrícula da rede estadual de ensino será realizada de 15 a 23 de janeiro. O processo é simples e acontecerá de forma on-line por qualquer aparelho, a exemplo de tabletes e celulares. Basta acessar o Portal do Governo (ba.gov.br). A SEC orienta para que os estudantes, pais, mães ou responsáveis entrem na plataforma de serviços e façam o cadastro previamente. Nos dias da matrícula, após realizar o passo a passo orientado pela plataforma, os estudantes ou os responsáveis deverão comparecer à unidade escolar para o qual foram matriculados para a entrega dos documentos, no prazo estabelecido no comprovante de matrícula.

De acordo com o calendário, a matrícula começa no dia 15 de janeiro para as Pessoas com Deficiência (PcD). O dia 16 de janeiro será dedicado para a transferência do estudante que concluiu o ano letivo em 2023 na rede estadual de ensino e que pretende se transferir para outra unidade escolar da própria rede, porque deseja ou porque a unidade escolar onde estudou não oferta a série seguinte.

Nos dias 17 e 18 de janeiro, a matrícula será direcionada aos concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental para os estudantes regularmente matriculados na rede pública municipal, no ano letivo de 2023, cujas escolas não oferecem o ano ou série subsequente. Para novos alunos do Ensino Fundamental, a matrícula vai acontecer em 19 de janeiro, e para os alunos novos do Ensino Médio e suas modalidades, incluindo Educação Profissional e Tecnológica, será entre os dias 22 e 23 de janeiro.

Canavieiras: Fortes chuvas derrubam portal da entrada da cidade, veja vídeo

Na sequência das intensas chuvas e ventos que assolaram a região, o portal de entrada da cidade de Canavieiras, localizado próximo ao posto policial, desabou, gerando preocupação entre os moradores e autoridades locais.

O incidente ocorreu após clima instável, marcado por precipitações intensas e ventos fortes, que culminaram no desmoronamento do monumento na entrada principal da cidade. Veja o vídeo:

Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a região continua sob ameaça de tempestades. O órgão emitiu um alerta laranja para tempestades, abrangendo o período desta terça-feira (19) até as 10h00 da manhã de quarta-feira (20).

Esporte: Atletas de Ilhéus medalham em competição nacional de Taekwondo

_Com apoio da Prefeitura de Ilhéus, a equipe Leandro Ferreira de Taekwondo, composta de atletas de Ilhéus, participaram de competição em Brasília e fizeram bonito_

Nos dias 13 e 14 de dezembro, aconteceu em Brasília, no SESC Ceilândia, a Copa do Brasil Embaixador da Coreia 2023, uma competição organizada pela Confederação Brasileira de Taekwondo, cujos atletas pontuam no ranking nacional do esporte, em que os mais bem colocados se classificam para o Grand Slam, campeonato que forma a seleção brasileira para as próximas competições.

No torneio, a Associação Leandro Ferreira foi a representante da Bahia, com 20 atletas, de Ilhéus e Uruçuca, que conquistaram dez medalhas, sendo duas de ouro, quatro de prata e quatro de bronze. A Prefeitura de Ilhéus disponibilizou o transporte para os participantes, que os conduziram de Ilhéus a Brasília.

A Associação Leandro Ferreira é uma entidade privada, sem fins lucrativos de Ilhéus, criada em 2011, a fim de desenvolver o esporte na cidade e região. Mas antes mesmo disso, o grupo já oferecia aulas de taekwondo gratuitamente, em parceria com as escolas da Rede Pública de Ensino.

A Associação Leandro Ferreira tem crescido e conquistado grandes resultados e conseguindo participar dos programas de incentivo ao esporte tanto do governo estadual, como do federal, além de já ter integrado, por dois anos consecutivos, vaga na Seleção Brasileira Juvenil, inclusive com atleta classificado para disputar o Campeonato Pan Americano Juvenil no México em 2015 e para o Campeonato Mundial Juvenil em 2016 no Canadá.

Bahia: primeira Casa da Mulher Brasileira é inaugurada no estado

_Equipamento, primeiro no estado, acolhe vítimas da violência de gênero, disponibiliza serviços de apoio psicossocial, DEAM e atendimento jurídico_

Nesta terça-feira (19), a Bahia recebeu um importante equipamento para a proteção e assistência às mulheres vítimas de violência com a inauguração da primeira unidade no estado da Casa da Mulher Brasileira (CMB), localizada na Avenida Tancredo Neves, em Salvador. O evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, da Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e da Secretária da SPM, além de autoridades municipais. Com capacidade para atender 100 mulheres por dia, com funcionamento 24h, durante todos os dias da semana, a CBM inicia atendimento a partir desta quarta-feira (20).

O atendimento é garantido às mulheres residentes em Salvador, sendo os serviços de emergência, segurança e Justiça disponíveis para todas as mulheres, independentemente do município. Durante a cerimônia de inauguração, Jerônimo destacou a importância de investir em equipamentos que oferecem suporte às mulheres em situação de vulnerabilidade. Ele ressaltou a relevância de agregar órgãos estaduais em um mesmo espaço, promovendo uma abordagem integrada para lidar com a violência de gênero.

“É uma ferramenta importante para amplificação da consciência e enfrentamento ao medo. Aqui dentro tem cartório, delegacia e atendimento psicológico. Então, entregamos essa casa com muita alegria, esperando que a gente possa, ainda em 2024, fazer mais entregas como estas em outras cidades”, pontuou o governador.

A Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, enfatizou a importância da Casa da Mulher Brasileira nas ações de enfrentamento à violência de gênero. “São dez serviços de atendimento especializados e o atendimento psicossocial, tudo reunido na Casa da Mulher Brasileira, para que as mulheres possam ser atendidas de uma forma integral, com todos os serviços, sem precisar fazer a rota crítica, que é passar de lugar em lugar”, explicou a ministra.

Cuidado Integral

Dentre os principais serviços oferecidos, além do acolhimento, a CMB disponibiliza apoio psicossocial, atendimento da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAMs), Juizados Especiais, Ministério Público e Defensoria Pública. Há ainda ações voltadas para a promoção de autonomia e emancipação econômica.

A CMB conta também com espaços adaptados para o cuidado das crianças, incluindo brinquedoteca e fraldário. A iniciativa considera a condição de vulnerabilidade em que muitas mulheres se encontram, no cuidado solitário de seus filhos. A Casa também oferece um alojamento de passagem, para abrigo de mulheres em situação de violência, acompanhadas ou não de seus filhos, que corram risco iminente de morte, por até 48 horas. Há também o serviço da Central de Transportes, que realiza o deslocamento de mulheres atendidas por outros serviços como atendimento em saúde, rede socioassistencial (Cras e Creas) e medicina legal.

Os investimentos incluem recursos do Governo Federal, com aporte de quase R$ 10,5 milhões. O Governo do Estado investiu na estrutura da Casa, com aplicação anual de R$ 4,5 milhões em pessoal e manutenção, incluindo a oferta dos serviços das DEAMs, Batalhão da Ronda Maria da Penha, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça da Bahia, Ministério Público e com os programas de autonomia. O investimento municipal soma R$ 3,3 milhões.

A secretária de Políticas para as Mulheres, Elisangela Araújo, pontuou a representatividade da Casa da Mulher Brasileira como um espaço seguro e de encorajamento. “Reunimos aqui uma infinidade de iniciativas, que vai se somar para que essa casa não seja só o lugar de acolhimento quando a mulher sofre uma violência, mas que seja também uma casa de acolhimento para informação, capacitação e autonomia. É um espaço para construirmos uma sociedade sem violência de gênero, com equilíbrio e com igualdade de gênero”, destacou.

Expansão da CMB na Bahia

Mais três Casas da Mulher Brasileira serão instaladas no interior do estado, nos municípios de Feira de Santana, Irecê e na região de Itabuna. A ampliação já foi autorizada pelo Ministério das Mulheres, por meio da assinatura do termo de adesão.

Criada em 2013, durante o governo da presidente Dilma Roussef, a Casa da Mulher Brasileira integrou o programa mulher, viver sem violência. A primeira CMB foi inaugurada em 2015 e atualmente existem outras sete unidades em funcionamento no país.

Redução de índices

Conforme a Polícia Civil baiana, a violência de gênero apresentou redução de janeiro a novembro de 2023. Os casos de feminicídio diminuíram 5% no estado, em relação ao mesmo período de 2022. Já os registros de lesão corporal e estupro diminuíram 3,3 e 20%, respectivamente.

A delegada-geral, Heloísa Brito, aponta que a redução dos índices se deve a uma política de proteção executada por diversos órgãos da Secretaria de Segurança Pública. “A redução no número de femicídios em Salvador é de quase 15%, este resultado é fruto de investimentos nas forças policiais e de um trabalho de conscientização. Já inauguramos dez Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher, e até o final do ano serão entregues mais três unidades em Itaberaba, em Santo Estêvão e também em, Serrinha.

Bafauê: festa de 30 anos do É o Tchan faz programa Altas Horas bater recorde de audiência

Segundo o site Notícias da TV, o Altas Horas de sábado (16) teve sua melhor marca dos últimos seis meses em audiência. O programa da Globo fez uma homenagem aos 30 anos do É o Tchan, e convidou os integrantes da formação mais icônica do grupo, com Sheila Mello, Jacaré, Beto Jamaica e Compadre Washington.

De acordo com dados da Kantar Ibope Media, o programa de Serginho Groisman anotou 17,6 pontos de média na Grande São Paulo. O índice é o mais alto desde 10 de junho, quando a atração teve a mesma média.

Se no último sábado o público ficou vidrado por recordar o final dos anos 1990 e início dos anos 2000 com o grupo de axé, no recorde de junho o que prendeu a atenção foi o romance. O programa havia sido uma homenagem ao Dia dos Namorados com duetos de casais no palco do Altas Horas.

Nem a esperada edição de 30 de setembro, quando Sandy e Lucas Lima falaram pela primeira vez publicamente sobre o divórcio, atraiu tanta audiência. A média naquele dia foi de 15,0 pontos.





web