Itabuna: Profissionais da área da saúde relatam cobrança indevida do sindicato
Profissionais da saúde entraram em contato com o site para denunciar cobrança indevida por parte do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Itabuna (SINTESI). De acordo com os relatos, a questão surgiu após a aprovação do reajuste salarial anual da Convenção Coletiva de Trabalho, realizada em 29 de agosto de 2023, segundo documento enviado às empresas, no dia 17 de novembro. No entanto, os funcionários alegam ter tido conhecimento do documento apenas em 20 de novembro.
![]()
No documento enviado aos funcionários, afirmam que durante a convenção, foi mencionada a possibilidade de desconto da contribuição sindical, do valor de 4% do salário de outubro, que seria aplicado aos empregados. Aqueles que se opusessem ao desconto deveriam procurar o órgão para receber instruções. Os trabalhadores alegam ter comparecido ao sindicato em 21 de novembro, apresentando uma carta de próprio punho manifestando a oposição ao desconto. Embora tenham entregue a carta, receberam, em 28 de novembro, a seguinte resposta do sindicato:
“Afirmamos ter recebido oposições ao desconto da taxa assistencial dos trabalhadores, contudo, as mesmas não foram acatadas por terem sido protocoladas na entidade sindical em prazo posterior ao período de oposição estabelecido na convenção coletiva de trabalho.”
Diante desse impasse, os profissionais da saúde agora buscam medidas para reverter a situação. Este espaço fica disponível para o SINTESI se manifestar sobre o assunto.
Itabuna: Ex-Prefeito, José Oduque, morre aos 100 anos

Morreu nesta quarta-feira, 29, José Oduque Teixeira, empresário e ex-prefeito de Itabuna. Reconhecido como um dos indivíduos mais ricos do sul da Bahia, Oduque destacou-se como um visionário corajoso, desempenhando um papel significativo no avanço socioeconômico de Itabuna. Sua influência estendeu-se ao setor de comunicação, sendo um dos responsáveis pelo Diário de Itabuna e pela Rádio Jornal de Itabuna.
Oduque deixa a viúva Amenaide Teixeira e os filhos Geraldo, Fátima e Kátia, além de netos e bisnetos. Os detalhes sobre o local do velório e o horário do sepultamento ainda aguardam divulgação por parte dos familiares.
Bafauê: Filho de vice-prefeito de Ibicui, Caio Cerqueira, é destaque em reality de Carlinhos Maia
Um novo romance está roubando a cena na Casa da Barra, o reality do humorista Carlinhos Maia exibido nos stories do Instagram. Luan Alencar e Caio Cerqueira são os protagonistas desse novo capítulo, trocando beijos e compartilhando momentos juntos nas redes sociais.

Reprodução: Instagram/Salomão Cerqueira
Com 22 anos de idade e 1 milhão de seguidores no Instagram, Caio Iris Cerqueira é conhecido não apenas por sua presença digital, mas também por ser filho do vice-prefeito de Ibicuí, Salomão Brito de Cerqueira. O apoio do pai ao relacionamento de Caio tem sido evidente nas redes sociais.
“O mais bonito é ver que você não perdeu a sua essência e continua sendo aquele garoto que nos dá orgulho, sem passar por cima de ninguém. Eu te amo e estou com você pra tudo!” Escreveu Salomão Cerqueira.
Caio, uma personalidade verificada e criador de conteúdo no TikTok, conquistou mais de 2,3

Reprodução: Instagram/Caio Cerqueira
milhões de seguidores em sua conta na plataforma. Seus vídeos englobam uma ampla variedade de comédia, dublagens e danças colaborativas.
O momento emblemático do casal ocorreu durante um show da cantora Marina Sena, uma das atrações da Casa da Barra. Carlinhos Maia compartilhou o momento nos stories, dando espaço para a revelação de Luan. “Cadê o Luan? Ô Luan, fiquei sabendo que tem uma coisa que você quer contar para alguém, uma coisa que você tem todo o apoio de todos nós aqui, saiba que você pode contar”, declarou o influenciador, confira o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Bahia: Governador sanciona lei que institui o Bahia Sem Fome e anuncia conjunto de ações que fortalecem o programa
O governador Jerônimo Rodrigues sancionou, na tarde desta terça-feira (28), a Lei 25.084 que institui o programa Bahia Sem Fome e cria a Rede de Equipamentos Integrados para o Combate à Fome. O ato solene de assinatura aconteceu no Centro Social Urbano (CSU) de Mussurunga, em Salvador, na presença do vice-governador, Geraldo Júnior, secretários estaduais, demais autoridades, movimentos sociais, empresas, religiosos, povos e comunidades tradicionais, dentre outros convidados. A nova lei, que será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (29), garante o acesso a alimentos em qualidade e quantidade necessárias às pessoas em situação de vulnerabilidade social, além de assegurar o direito humano à alimentação adequada e saudável, bem como promove a segurança alimentar e nutricional.

Fotos: Fernando Vivas/GOVBA
Além de sancionar a lei, Jerônimo autorizou uma série de ações estruturantes em diversos segmentos, nos quais serão aplicados R$ 300 milhões. “O nosso problema não é de produção de alimentos, mas o acesso a eles. Desperdiçamos oito vezes a quantidade que precisamos para matar a fome dos dois milhões de baianos que se encontram nessa condição. Ao mesmo tempo, também não é só desperdício, é acesso a emprego, escola, moradia, lazer e cultura”, declarou o governador.
O programa Bahia Sem Fome passa a contar com o Fundo Estadual de Combate à Fome e com conselhos estaduais e municipais, que vão desenhar as necessidades de cada região, em diálogo com outras ações estaduais, para a redução da insegurança alimentar e nutricional no estado. “A partir de hoje, o Bahia Sem Fome vira uma política pública. Dada a complexidade da situação de vulnerabilidade social no nosso Estado, principalmente das pessoas que vivem em situação de fome, precisamos ter políticas públicas efetivas que alcancem essas pessoas, oportunizando o direito à alimentação”, explicou o coordenador do programa, Tiago Pereira.
Tiago acrescentou que as ações estruturantes vinculadas ao Bahia sem Fome são direcionadas à inclusão produtiva, acesso à água, à geração do trabalho e renda, assessoria técnica continuada. “Para que a gente consiga vencer a fome no nosso estado, nós precisamos produzir alimentos, as pessoas precisam consumir esses alimentos e, ao mesmo tempo, a gente precisa dinamizar os processos econômicos locais”, complementou.
Outras leis e ações
Dentro do pacote de ações apresentadas, o governador sancionou a Lei 25.046 que institui o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf); e a Lei 25.071 que dispõe sobre a Política Estadual de Assistência Social e dá outras providências. Também foi anunciado o investimento de R$ 4 milhões para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), destinado especificamente para as comunidades indígenas. As compras com doação simultânea serão feitas em articulação entre o Governo da Bahia e o Governo Federal.
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) foi autorizada a publicar o edital de licitação para revitalização de sete Centros Sociais Urbanos (CSU) em Salvador. Com o investimento inicial de cerca de R$ 38 milhões, a ação garantirá melhorias estruturais nos equipamentos dos bairros do Nordeste de Amaralina, Liberdade, Narandiba, Valéria, Federação, Castelo Branco e Mussurunga. As obras serão executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder).

Fotos: Fernando Vivas/GOVBA
“Com o CSU nessa nova modelagem, a gente integra os equipamentos do programa Bahia Sem Fome com as várias ações que recebem a nossa juventude, os nossos idosos, as comunidades. É uma iniciativa fundamental, porque a gente dará mais condições de acolhimento e qualidade dos serviços oferecidos”, destacou a titular da Seades, Fabya Reis. A titular da Seades reforçou que sendo o fenômeno da fome um aspecto que envolve várias dimensões, é fundamental atuar em fazer chegar o alimento a quem está em estado grave. “Precisamos também dar todo esse anteparo com processos que estruturam, como infraestrutura, geração de renda e qualidade dos serviços”, concluiu Fabya.
Ainda dentre as medidas, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) foi autorizada, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a emitir ordem de serviço para limpeza de aguada – familiar, em comunidades rurais de 40 municípios, no âmbito do Programa Água para Todos.
Polícia: Adolescente de 15 anos é o responsável por enviar e-mail para a UESC falando de suposto massacre
O indivíduo responsável pelas ameaças de um possível massacre na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) foi identificado em Minas Gerais. O adolescente, com apenas 15 anos, foi apreendido em flagrante e revelou que outra pessoa também estava envolvida, sendo esta última já localizada pelas autoridades.
Segundo relatos, o jovem alegou não conhecer a UESC e afirmou que o único propósito por trás das ameaças era “causar terror nas pessoas”. Durante a busca em seu computador, foi encontrada uma significativa quantidade de material pornográfico. Além disso, a polícia também encontrou os emails enviados à universidade.
1º Emprego: Estado contrata 439 jovens formados pela Rede Estadual de Educação Profissional

Estudantes recém-formados em cursos técnicos da Rede Estadual de Educação Profissional foram contratados pelo Governo do Estado para atuarem em órgãos e entidades do Executivo baiano. No total, 439 jovens foram convocados para participarem do Projeto Primeiro Emprego (PPE), criado em 2016 pelo Estado para inserir egressos da Educação Profissional no mundo do trabalho, além de estimular uma maior dedicação em sala de aula ao contemplar aqueles com melhores resultados.
“O Estado ampliou a oferta de cursos técnicos, saltando de seis mil para 100 mil vagas e, com isso, precisávamos dar experiência para que esses jovens pudessem ser contratados. Uma política completa, de ponta a ponta, com acolhimento, monitoramento, mais formação e acompanhamento durante os dois anos de emprego, com carteira assinada”, explicou o presidente da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), Rodrigo Hita. A Flem, junto com a Fundação Estatal de Saúde da Família (Fesfsus), é responsável pela execução do PPE a partir de termos de convênio firmados com a Secretaria Estadual de Administração (Saeb).
“É um programa que faz a diferença para os beneficiários, e o governador Jerônimo Rodrigues entende a importância e a diferença que o programa faz na vida dos beneficiários, além da importância para o Estado de trazer melhores práticas de gestão com a participação de pessoas com a mente nova, renovada, com boas práticas de gestão. E esse é o olhar da Saeb: ter a oportunidade de gerar uma melhor gestão pública, através da experiência e participação desses beneficiários”, afirmou Luís Fernando Leite, Superintendente de Gestão e Inovação (SGI) da Secretaria Estadual da Administração (Saeb).
Até fevereiro de 2024, a expectativa é que sejam contratadas duas mil pessoas, com uma média de 500 novos beneficiados por mês. “Uma política pública que garante emprego e renda é, sem dúvida, uma das mais importantes, porque ela garante a efetividade na vida das pessoas, de conseguir alcançar um posto de trabalho e ganhar experiência para alcançar outros espaços. Então, a gente rompe com essa ótica de que a juventude não consegue chegar ao mercado de trabalho porque não tem experiência. E a gente aindagarante que o jovem, que passa pela escola pública, transformado pela educação profissional do nosso Estado, consiga alcançar um lugar de destaque, colaborando com o desenvolvimento da gestão pública”, comemorou Nivaldo Millet, coordenador de Políticas para Juventude da Bahia.
O Projeto Primeiro Emprego já beneficiou mais de 17 mil jovens baianos e para participar, é preciso não só ter concluído o curso de nível médio técnico na rede estadual como ter realizado estágio na área da sua formação. Após a convocação, é verificada a experiência profissional, ficando de fora apenas ex-alunos que tenham atuado profissionalmente na área do curso, com carteira assinada e por mais de 12 meses.
“Estou muito feliz, sempre foi meu sonho. Fui jovem aprendiz na Embasa e estava na expectativa para ser contratada. Quero juntar dinheiro, investir na minha carreira profissional, fazer mais curso, faculdade, e com um salário certinho vou poder ajudar meus pais. Uma grande oportunidade”, afirmou a Valéria Sodré, 20 anos, formada em Técnica em Administração pela Escola Estadual Noêmia Rego, localizada no bairro de Valéria, em Salvador.
Black Friday: adquira seu passaporte para o Beach Sound Ilhéus sem taxa de serviço

O Beach Sound Ilhéus entrou na Black Friday e está disponibilizando ingressos on-line com isenção da taxa de serviço. A oferta é válida tanto para o passaporte para os três dias ou o ingresso individual, em compras realizadas pelo site até às 23:59 deste domingo, dia 26.
O maior festival de música no verão do Sul da Bahia acontece nos dias 28 e 30 de dezembro e no dia 05 de janeiro, no Batuba Beach, em Ilhéus, e conta com grandes nomes da música nacional. Veja programação:
Dia 28/12: Gusttavo Lima e Parangolé
Dia 30/12: Jorge e Mateus, Simone Mendes e Lincoln.
Dia 05/01: Menos é Mais, Léo Santana e Felipe Amorim.
Garanta seu ingresso pelo site https://beachsoundilheus.com.br ou nos pontos de vendas físicos:
ILHÉUS
– Splash bebidas urbanas
– Bazar Freitas
– Stand do Karioka
ITABUNA
– Bigodon Ingressos
– Smart Fit
Ilhéus: Grupo de dança da cidade é classificada para Mundial que acontecerá no México
Após uma emocionante participação na edição de Florianópolis do Universal Dance (UD), o Studio de Dança Eliana Fonseca (Studio E) de Ilhéus, Bahia, brilhou intensamente na competição latino-americana realizada em Córdoba, na Argentina, de 23 a 26 de novembro deste ano. O grupo não apenas representou com maestria a região Nordeste, mas também conquistou o primeiro lugar, demonstrando a excelência e o talento dos dançarinos.
Em Florianópolis, o Studio E já havia deixado sua marca ao ser a única escola de dança da região Nordeste a participar do evento. O grupo foi premiado em 23 coreografias, incluindo solos, duos, trios e conjuntos, recebendo o reconhecimento de melhor performance em palco. Relembre aqui
Durante as comemorações, o grupo mostrou todo o seu gingado baiano, com a música “melô do tchan”, o famoso “segura o tchan, amarra o tchan”, do grupo de axé, É o Tchan, confira:
Ver essa foto no Instagram
Agora, a próxima etapa é o mundial, que ocorrerá em Cancún, no México, em 2024. Todas as coreografias foram classificadas e se apresentarão no mundial. Isso é de grande orgulho para a Bahia, que se vê representada.
Ilhéus: Com foco na sustentabilidade, Plano Inova Cacau 2030 é lançado

A cidade de Ilhéus reuniu na última sexta-feira (24), representantes dos governos municipal, estadual e federal para o lançamento dos planos Inova Cacau 2030, Floresta + Sustentável e do Projeto Rural + Conectado/Bahia. O evento foi realizado no Hotel Aldeia da Praia e marca um novo ciclo para a cacauicultura brasileira.
Iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Plano Inova Cacau 2030 traça metas estratégicas que visam, entre outras coisas, aumentar a renda dos produtores.
Representando o prefeito Mário Alexandre, o secretário de Agricultura e Pesca, Moises Bohana Neto, destacou a relevância social e econômica do projeto. “O Inova Cacau 2030 é um negócio futurista, porque vai potencializar a cadeia produtiva, o trabalho do agricultor e, com certeza, gerar emprego e impulsionar a economia da nossa região. Hoje, a agricultura familiar é um vetor potencializado, mas o agronegócio está crescendo cada vez mais. Nós temos terras férteis e Ilhéus será importante nesse processo. O governo federal e o governo estadual, com apoio da gestão municipal, chegam unidos para fomentar essas ações”.
O Inova Cacau prioriza a promoção do uso sustentável dos recursos naturais nas regiões produtoras, utilizando tecnologias eficientes e de baixo impacto ambiental. Conforme a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (SEAGRI), em 2022, a produção no estado atingiu 139,6 mil toneladas, representando 67,86% do total nacional. O setor gerou aproximadamente R$ 1,8 bilhão, correspondendo a 5% do Valor Bruto da Produção (VBP) das atividades da Bahia.
Durante o evento também foram lançados os Planos Floresta + Sustentável e o Projeto Rural + Conectado/Bahia, que têm como objetivo, respectivamente, impulsionar o desenvolvimento do setor de florestas plantadas no Brasil e expandir a infraestrutura de conectividade em áreas rurais do estado.
“Discutimos temas importantes em relação à sustentabilidade e rastreabilidade da cadeia do cacau. Isso traz benefícios imensuráveis, principalmente porque mudamos a vida de produtores e transformamos aos poucos essa cadeia, valorizando cada vez mais a nossa cultura e a nossa região”, acrescentou Cristiano Villela, diretor científico do Centro de Inovação do Cacau (CIC).
O titular da SEAGRI, Wallison Oliveira, também marcou presença e ressaltou a importância da parceria entre produtores e poder público, explicando que o Governo do Estado tem estreitado os laços para fortalecer os vínculos e garantir o processo de gestão social dos territórios rurais.
O Plano Inova Cacau 2030 também é uma iniciativa da CocoaAction Brasil e da Fundação Mundial do Cacau (WCF), que converge com a elaboração do Plano de Desenvolvimento Agropecuário da Bahia, conduzido pela SEAGRI.
Ilhéus: Beach Sound reúne grandes nomes da música nacional no maior evento musical do verão

O Batuba Beach será palco do maior festival de música no verão do Sul da Bahia. Grandes nomes da música nacional fazem parte da line up do Beach Sound Ilhéus, evento que acontece nos dias 28 e 30 de dezembro e 05 de janeiro.
É pra fechar 2023 e entrar o ano de 2024 com a melhor vibe possível, no espaço de shows mais top da região e com as melhores atrações do Brasil.
Dia 28 de dezembro, Gusttavo Lima e Parangolé chegam chegando para abrir com chave de ouro o primeiro dia do Beach Sound e fazer a alegria de seus milhares de fãs.
Já no dia 30 de dezembro, dando sequência à programação do festival, tem simplesmente, a dupla sertaneja mais querida do Brasil, Jorge e Mateus e, também a voz feminina da música mais ouvida nos últimos meses em todas as plataformas, Simone Mendes. E pra rebater a sofrência, tem a swingueira do cantor Lincoln.
A produção não cansa de surpreender o público e reúne no dia 05 de janeiro, Menos é Mais, Léo Santana e Felipe Amorim. É ritmo para todos os gostos, alegria e diversão garantida.
Adquira seus ingressos os três dias de festival, em passaporte ou individual, pelo site https://beachsoundilheus.com.br ou nos pontos de vendas físicos:
* ILHÉUS
– Splash bebidas urbanas
– Bazar Freitas
– Stand do Karioka
*ITABUNA
– Bigodon Ingressos
– Smart Fit












