Defesa Civil emite alerta de chuvas; previsão aponta 91 milímetros até quinta-feira (21)

Os moradores de Ilhéus devem ficar atentos à possibilidade de chuvas fortes no município. De acordo com comunicado da Defesa Civil, o acumulado de precipitações pode atingir 91 milímetros até a próxima quinta-feira (21). Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do CLIMATEMPO.
A Defesa Civil informa que o volume não é equivalente ao índice pluviométrico registrado nos dois últimos anos, contudo, o estado de atenção refere-se a riscos de deslizamento de terra localizados e alagamentos nos pontos de residências.
A Prefeitura orienta os moradores que se mantenham atentos, observando indícios como desagregação de solos em encostas, sinais sonoros, fissuras e rachaduras em imóveis. Com o objetivo de minimizar os danos causados durante o período chuvoso, a Defesa Civil tem atuado por meio de sistema de monitoramentos constantes, através de um trabalho preventivo, por meio de vistorias, proteção provisória de taludes com lonas, entre outras ações.
Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil, através do número: (73) 97400-7521 (WhatsApp) ou ligar para o Corpo de Bombeiros pela Central 193.
Canavieiras: Prefeitura anuncia primeira atração do Réveillon 2024
Canavieras, uma cidade conhecida por suas belezas naturais e animação, está prestes a receber o ano novo em grande estilo. A Prefeitura anunciou a primeira atração do Réveillon, e a expectativa já está nas alturas com a confirmação da banda “Lá Fúria” para agitar a noite do dia 30 de dezembro.
A banda, conhecida por suas performances eletrizantes e sucessos contagiantes, promete levar muita animação para a festa de final de ano em Canavieras.
O Réveillon de Canavieras está marcado para acontecer nos dias 30 e 31 de dezembro e no dia 1º de janeiro. Com a confirmação de “Lá Fúria” como a primeira atração, a cidade se prepara para receber turistas e moradores em um evento que promete marcar o início de 2024 com muita música, alegria e boas vibrações.
Agentes ambientais do Sul da Bahia participam da Expocatadores em Brasília

Cooperativas de catadores de produtos recicláveis do Sul da Bahia e a Defensoria Pública do Estado/Núcleo Itabuna vão participar da Expocatadores 2023, que acontece em Brasília. O evento tem o objetivo de disseminar de conhecimentos, exposição de projetos sociais, atividades culturais, iniciativas empresariais e tecnologias que visam fortalecer a presença qualificada dos catadores de materiais recicláveis na cadeia da economia circular.
A Expocatadores será aberta no dia 19 de dezembro, com a Marcha Nacional dos Catadores e segue nos dias 20, 21 e 22 com a Feira de Negócios e o Projeto Lixo Zero, com debates e apresentações de projetos bem sucedidos como o Programa Recicla Itabuna. No dia 22, o encontro terá a presença do presidente Lula.
Este é o segundo ano consecutivo que a Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis – AACRRI estará participando do Expocatadores, considerada o maior evento realizado na temática de resíduos sólidos urbanos e educação ambiental do Brasil.
VALORIZAÇÃO E DIGNIDADE
Daniele dos Santos Pereira, diretora da AACRI destaca que “compartilhar conhecimentos, discutir políticas públicas relacionadas à reciclagem, acessar informações sobre novas tecnologias e equipamentos, além de estabelecer contatos comerciais e parcerias, é fundamental para a expansão e valorização dos catadores”. “O mais importante é buscar conhecimento sobre práticas sustentáveis, inovações tecnológicas no setor, pois é uma maneira de melhorar as nossas condições de trabalho”, afirma Daniele.
A novidade deste ano é a participação de mais duas associações de catadores do Sul da Bahia, Deizemeire da Silva Souza da Coolimpa de Ilhéus e Elba Bispo dos Santos, da Reciclar´t de Jussari.
“Agradecemos o Governo do Estado e o Movimento Nacional de Catadores, Grupo Velanes e CVR Costa do Cacau, por estar proporcionando esta ida a Brasília, pois sem esse apoio ficaria muito mais difícil a nossa participação”, ressalta” Andréa Pires dos Reis, assistente social da Defensoria Pública do Estado que estará acompanhado as catadoras no evento.
Bahia: Estado convoca mais 747 professores e coordenadores pedagógicos aprovados em concurso público

O Governo do Estado convocou, nesta quarta-feira (13), mais 747 profissionais da educação aprovados no concurso público do Edital SAEB 03/2022, de 1º de agosto de 2022. São 625 professores, 120 coordenadores pedagógicos e 2 coordenadores pedagógicos indígenas. Vale ressaltar que, na primeira convocação realizada em 23 de maio de 2023, foram convocados 1.379 professores, 184 coordenadores pedagógicos e 16 coordenadores pedagógicos indígenas.
No ato de entrega da documentação, os professores e coordenadores pedagógicos convocados no certame serão agendados para realização de exame pré-admissional na Junta Médica Oficial do Estado. Na ocasião do comparecimento, o candidato convocado deverá apresentar os exames originais. O candidato que não atender a presente convocação, na forma e prazo determinados, seja qualquer o motivo alegado, perderá o direito a nomeação.
Os candidatos Convocados para o interior do estado deverão comparecer na sede do Núcleo Territorial de Educação (NTE) em que foram aprovados, no período de 14 a 28 de dezembro, no horário das 8h30 às 11h e das 14h às 17h, conforme editais de convocação, publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (13).
Já os Convocados no núcleo de Salvador (NTE 26), deverão comparecer, no mesmo período e horários, munido da documentação listada no edital e dos exames médicos discriminados, em original e fotocópia, na sede da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), situada na Avenida Luiz Viana Filho, nº 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia – CAB, 1º andar, sala 121.
Emprego e economia: Ilhéus vai sediar fábrica de empresa canadense para dobrar produção de energia solar na Bahia

Após cumprir agenda de inaugurações em Ilhéus na última segunda-feira (11), o prefeito Mário Alexandre participou da cerimônia de assinatura de acordo entre o Governo da Bahia e a Homerun Brasil Mineração LTDA, cujo propósito é dobrar a produção de energia solar no estado. O encontro aconteceu em Salvador, com as presenças do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Júnior e representantes do setor de mineração.
Subsidiária da empresa canadense Homerun Resources Inc., a Homerun Brasil Mineração vai instalar plantas industriais em áreas da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), com investimentos que podem ultrapassar o valor de R$ 1,5 bilhão.
A técnica consiste na utilização de areia industrial de uma mina da CBPM, no município de Belmonte, transportada para uma primeira unidade de processo fabril, em Ilhéus, para ser transformada em sílica de alta pureza. O material será processado em Aratu, para a produção de um componente da placa solar, que permite dobrar a produção de energia fotovoltaica na Bahia.
“Ilhéus novamente se destaca como um importante polo de desenvolvimento econômico e sustentável da Bahia. Esse investimento vai gerar emprego, renda, garantir qualidade de vida para o nosso povo e aumentar a produção de energia limpa”, disse Mário Alexandre.
Conforme o governo baiano, a implementação de unidades fabris em quatro áreas de titularidade da CBPM resultará na criação de aproximadamente dois mil empregos. Inicialmente, a expectativa é de que sejam investidos R$ 300 milhões.
Bafauê: Tony Salles pode estar de saída do Parangolé e novo vocalista já é cotado, segundo Fábio Silva

Tony Salles, na micareta de Una 2023.
Sob as perspectivas do jornalista Fábio Silva, da Band Bahia, há especulações acerca da possível saída de Tony Salles da liderança do Parangolé. Desde 2014 à frente da banda, ele é reconhecido por atrair multidões durante o Carnaval de Salvador, sendo que em 2019, a música da banda “Abaixa que é Tiro” foi consagrada como a música do carnaval pelo Bahia Folia.

Lincoln Sena, na Micareta de Una 2023.
O jornalista também destaca que Lincoln Sena, ex-vocalista do Duas Medidas, atualmente trilhando uma bem-sucedida carreira solo, é cogitado como potencial substituto de Tony Salles no comando do Parangolé.

Ambos cantores estiveram este ano na Micareta de Una, que teve cobertura de Leo Novais, você pode acompanhar a entrevista em nosso Canal do Youtube.

Lembrando que Parangolé estará no BEACH SOUND ILHÉUS no próximo dia 28 de dezembro, e Lincoln no dia 30 de dezembro.
Ilhéus: Governador Jerônimo e prefeito Mário Alexandre entregam Policlínica de Saúde e nova UBS

_A 26ª Policlínica de Saúde será responsável por prestar assistência à população de outros nove municípios_
Inaugurada pelo governador Jerônimo Rodrigues nesta segunda-feira (11), a Policlínica de Saúde de Ilhéus representa mais um avanço no processo de regionalização do atendimento à população. Acompanhado do prefeito Mário Alexandre, do vice-prefeito Bebeto Galvão, de prefeitos dos municípios que integram o Consórcio Interfederativo de Saúde das Terras do Cacau, deputados, vereadores, secretários, autoridades das Forças de Segurança Pública e demais autoridades, o dirigente estadual também realizou a entrega de uma Unidade Básica de Saúde (UBS Tipo III), que funcionará ao lado da policlínica e do Hospital Costa do Cacau (HRCC), no Banco da Vitória.
Para Mário Alexandre, Ilhéus abriga um verdadeiro complexo de saúde. “É mais um sonho que estamos realizando na nossa cidade e para o nosso povo. A minha palavra é de agradecimento. Primeiro a Deus, depois ao meu querido amigo e governador Jerônimo, em nome de todos os prefeitos. Essas unidades de saúde são resultado de muito trabalho e de muita luta. Nós estamos realmente salvando vidas, através de várias especialidades ofertadas e do diagnóstico precoce. Essa união é que faz a diferença. É essa força que nos ajuda a construir uma região cada vez melhor”, ressaltou o prefeito.
Na ocasião, o governador entregou seis vans e seis micro-ônibus para atender a população do entorno que utilizará os serviços da policlínica, bem como duas ambulâncias, frutos de emendas da deputada estadual Soane Galvão e do deputado federal Paulo Magalhães destinadas ao HRCC e ao município de Ilhéus.
“Esta policlínica é para que nenhum baiano ou baiana dessa região precise padecer, em um momento posterior, por não ter feito um exame importante, e quando for fazer, já seja tarde demais. Faremos uma campanha, com as prefeituras, com os veículos de comunicação, para que esta policlínica não fique sem o atendimento necessário, fazendo uma antecipação de tratamentos, e salvando vidas”, afirmou o governador.
Conforme a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a unidade oferece consultas especializadas, pequenos procedimentos cirúrgicos e exames de média e alta complexidade, prestando assistência à população de Canavieiras, Coaraci, Gongogi, Itacaré, Maraú, Santa Luzia, Ubaitaba, Una e Uruçuca, através do Consórcio. O investimento feito pelo Estado soma recursos na ordem de R$ 37,8 milhões, entre obra física e equipamentos.
Todos os exames solicitados pelo SUS estão disponíveis para 370 mil moradores do Sul da Bahia.
“A regulação é um planejamento de atendimento estadual, onde o serviço é ofertado e onde é demandado. Aqui eu sinto muita firmeza no movimento dos prefeitos em querer compartilhar essa responsabilidade”, acrescentou Jerônimo.
Estrutura – A Policlínica oferece consultas especializadas, pequenos procedimentos cirúrgicos e exames de média e alta complexidade. O estabelecimento regional de saúde será mantido pelos municípios consorciados.
A UBS Tipo III, por sua vez, vai beneficiar cerca de seis mil habitantes, disponibilizando consultórios médicos, odontológicos e de enfermagem, além de salas de vacina e de curativos. O investimento do Estado foi de R$ 5,6 milhões.
Avaliação – Para a aposentada Vilma Silva Fonseca, a policlínica representa “um local bonito e organizado para atender aquelas pessoas que mais precisam”, comentou a moradora do Residencial Vilela. Já Mailson Aguiar, morador de Itacaré, destacou que a unidade é fundamental para dar suporte a todos os municípios. “O atendimento ficou mais perto para nós”.
A Policlínica de Ilhéus é a quarta da macrorregião sul, que possui unidades em Valença, Jequié e Itabuna.
Serviços – A nova policlínica oferece consultas especializadas em angiologia, cardiologia, neurologia, endocrinologia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, urologia, ginecologia, pneumologia, dermatologia, reumatologia, anestesia e ortopedia.
A unidade também conta com atendimento em especialidades não médicas: farmácia clínica, enfermagem, psicólogo e nutricionista e exames de mapa, holter, ecocardiograma, ergometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, mamografia, ultrassonografia doppler, raio-X, ressonância magnética e tomografia.
Tiago Birschner: prefeito de Una participa de inauguração da Policlínica ao lado do governador Jerônimo, em Ilhéus

O prefeito da cidade de Una, Tiago Birschner, participou na manhã desta segunda-feira (11), da inauguração da Policlínica Regional de Saúde, em Ilhéus.

Ao lado do governador Jerônimo, Tiago comemora e fala da importância da Policlínica para cidade de Una. Mais conquistas pra nossa cidade. Novo veículo para transportar pacientes da Policlínica Regional de Ilhéus, Consórcio que abriga nossa cidade.
A partir de agora nossa população será atendida na nova unidade da Policlínica de Ilhéus, não mais em Itabuna, reduzindo a distância e o tempo para atendimento, tornando-o mais ágil e eficiente.
Também teremos a oportunidade de ampliar as vagas para procedimentos e consultas, pois o Consórcio abriga uma quantidade menor de municípios e possui a mesma estrutura de Itabuna.
Parabéns ao Governador Jerônimo por mais essa importante entrega, um espaço que receberá nosso povo com carinho, respeito e dignidade. Que Deus continue abençoando nossa gente, disse o prefeito de Una.

O consórcio da nova policlínica será presidida pelo prefeito de Itacaré, Antônio Damasceno, que terá como vice o prefeito de Una, Tiago Birschner.
A policlínica oferece consultas especializadas em angiologia, cardiologia, neurologia, endocrinologia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, urologia, ginecologia, pneumologia, dermatologia, reumatologia, anestesia e ortopedia. A unidade também conta com atendimento em especialidades não médicas: farmácia clínica, enfermagem, psicólogo e nutricionista e exames de mapa, holter, ecocardiograma, ergometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, mamografia, ultrassonografia doppler, raio-X, ressonância magnética e tomografia. Ao todo, a unidade conta com 104 profissionais.
Itabuna: Queda de árvore sobre a rede elétrica no Rio Braço prejudica a captação de água da EMASA

A queda de uma árvore de cerca de 18 metros, no início da manhã de hoje, dia 9, derrubou a fiação e três postes da rede particular de energia elétrica da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA), que atende a Estação de Captação de Água em Rio do Braço, distrito de Ilhéus.
O incidente causou a paralisação do sistema de captação da EMASA. Operários de campo estão trabalhando para recuperar a rede elétrica para retomar a operação da estação, fundamental para a oferta de água.
De acordo com o gerente Técnico da EMASA, João Bitencourt, há um esforço concentrado para recuperar a rede elétrica o quanto antes e retomar a operação em Rio do Braço.
“Estamos com homens e máquinas trabalhando para retomar o mais rápido possível o fornecimento de energia e voltar a bombear água para a Estação de Tratamento de Água (ETA), no São Lourenço e restabelecer o sistema de manobras que já foi afetado com a interrupção de energia na semana passada”, disse Bitencourt.
Ainda segundo ele, desde fevereiro, quando ocorreu o rompimento de uma das principais adutoras da EMASA, no Jardim Vitória, a empresa vinha operando sem problemas e até reduzindo o tempo de manobra em algumas localidades.
“Os eventos negativos das duas últimas semanas, prejudicaram todo o cronograma de operações e, consequentemente, atrasou o fornecimento de água em alguns bairros de Itabuna. Infelizmente, não temos como prever esses tipos de intempéries, como a queda de árvore, mas estamos centrando esforços para normalizar o abastecimento da cidade o quanto antes”, assegurou Bitencourt.
Com o problema na rede elétrica de Rio do Braço a EMASA está captando água bruta na Estação de Nova Ferradas, até a madrugada de hoje, dia 9, espera voltar a contar com a Estação de Rio do Braço, que vem recebendo água de Castelo Novo, devido ao longo período de estiagem.
Por isso, é fundamental que a população de Itabuna faça uso racional da água e evite o desperdício. O restabelecimento do sistema será gradual.














