Ilhéus: Jerônimo inaugura a 26º Policlínica Regional da Bahia, na segunda-feira (11)

Mais uma Policlínica Regional será entregue aos baianos pelo Governo do Estado, na segunda-feira (11), desta vez no município de Ilhéus. A unidade, localizada na Rodovia Jorge Amado, será inaugurada às 9h, pelo governador Jerônimo Rodrigues, que também entregará seis vans e seis micro-ônibus para atender a população do entorno que utilizará os serviços da policlínica. O investimento é de R$ 35 milhões, entre obra física e equipamentos.
A Policlínica Regional oferece consultas especializadas, pequenos procedimentos cirúrgicos e exames de média e alta complexidade. O equipamento também beneficia moradores das cidades de Canavieiras, Coaraci, Gongogi, Itacaré, Marau, Santa Luzia, Ubaitaba, Una e Uruçuca.
Ainda em Ilhéus, no povoado Banco da Vitória, o governador vai entregar uma Unidade Básica de Saúde, que vai beneficiar cerca de seis mil habitantes da região e disponibilizar consultórios médicos, odontológicos e de enfermagem, além de salas de vacina e de curativos.
Uruçuca: Vereador Niltinho Enfemeiro pede prioridade aos salários dos funcionários em reunião com prefeito Moacy Leite
Em uma demonstração de comprometimento com os trabalhadores do município, o vereador Niltinho Enfemeiro, em reunião com o prefeito Moacy Leite, enfatizou a necessidade de priorizar os salários dos funcionários municipais.
Niltinho Enfemeiro destacou a importância de garantir o pagamento em dia dos servidores, reconhecendo o esforço e a dedicação desses profissionais para o bom funcionamento da cidade de Uruçuca. Ele ressaltou que os trabalhadores municipais enfrentam desafios significativos e que o pagamento pontual é crucial para manter a motivação e o desempenho desses profissionais.

Ele informou a nossa equipe que em 30 de janeiro de 2024, o salário deve está em dia. A atuação incansável de Niltinho Enfemeiro em defesa dos interesses dos trabalhadores é elogiável com a sua postura firme e comprometida cobrando medidas efetivas para garantir o bem-estar e a estabilidade financeira dos servidores públicos de Uruçuca.
Cultura: Ilhéus participa de Fórum Aberto de Cultura da UFSB para discutir ações de fortalecimento do setor

Dando continuidade ao trabalho com foco no fomento à cultura, a Prefeitura de Ilhéus está firmando parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) para estimular o setor e fortalecer as ações da Secretaria de Cultura (Secult).
O convênio tem como principal intenção fortalecer a cadeia produtiva, visto que investir em cultura também é uma forma de gerar emprego e renda.
Representando a gestão municipal, o superintendente da Secult, Reinaldo Soares, participou na última terça-feira (5) do Fórum Aberto de Cultura da UFSB, destacando que as parcerias são fundamentais para impulsionar a atividade cultural, democratizar o acesso e viabilizar iniciativas e ações integradas.
“Por meio desses convênios, queremos garantir que alguns cursos sejam ministrados pela UFSB. Um dos primeiros projetos que iremos desenvolver diz respeito à realização de oficinas, com o intuito de implantar uma escola de música em Ilhéus”.
O Programa de Apoio à Arte e Cultura da UFSB prevê a publicação conjunta de editais e linhas de apoio financeiro destinados a projetos artísticos e culturais, bem como visa potencializar a qualificação dos agentes culturais do Território de Identidade Litoral Sul da Bahia.
Una: Prefeitura combate incêndios, de origens desconhecidas, em várias áreas da cidade

Nos últimos dias, uma situação crítica tem assolado a cidade de Una e a região, devido as altas temperaturas e queimadas e que comprometem o meio ambiente e a saúde pública. Um dos pontos mais afetados foi o aterro de descarte de resíduos de Una, onde um incêndio de origem ainda desconhecida se desencadeou. A Prefeitura de Una, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, tomou medidas imediatas para avaliar a situação e combater as chamas, acionando prontamente o Corpo de Bombeiros. A colaboração da empresa de limpeza urbana ECOMASTER também foi essencial, demonstrando seu comprometimento em momentos de crise.
De acordo com informações, foram empregadas máquinas pesadas, como tratores de esteira e caminhões-pipa, para controlar os focos de incêndio no aterro. A Secretaria de Meio Ambiente permanece em alerta, emitindo orientações à população para evitar atear fogo como método de limpeza de terrenos ou propriedades rurais. Além disso, é enfatizado o cuidado ao descartar bitucas de cigarro, pois essas ações irresponsáveis podem resultar em incêndios de grandes proporções, colocando em risco vidas, saúde pública e a biodiversidade.

O incidente no aterro de Una não foi o único episódio preocupante na região. Recentemente, a área rural de Queimada Grande também enfrentou um incêndio, levando a Secretaria de Meio Ambiente a acionar o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), devido à localização ser uma Unidade de Conservação Federal – REVIS.
A comunidade deve colaborar na prevenção de incêndios e queimadas, uma vez que tais eventos trazem malefícios significativos à saúde pública e resultam na destruição de áreas de vegetação nativa. Canais de denúncia foram disponibilizados, destacando o número de emergência 193 para relatar sinais de incêndio. Além disso, denúncias de queimadas ilegais e outros crimes ambientais podem ser feitas através do telefone 0800 071 1400, do e-mail denuncias@inema.ba.gov.br, nos balcões do Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), na sede ou nas Unidades Regionais do órgão, assim como na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Una.
Saúde: Com investimento do Estado, Itabuna passa a contar com mais 10 leitos de terapia intensiva

O sul do Estado passa a contar a partir desta quarta-feira (6) com mais dez leitos de terapia intensiva. A entrega do novo Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, foi feita pela secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, acompanhada pelo prefeito do município, Augusto Castro. Para a entrega, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 4,4 milhões entre obras e equipamentos.
O CTI é a primeira etapa da ampliação do hospital que terá novas unidades de urgência e emergência adulto e pediátrica; mais 20 leitos de UTI; seis salas de cirurgias; agência transfusional; unidade de apoio ao diagnóstico, que inclui tomografia, ressonância magnética, ultrassonografia, raio-x e endoscopia, além de setores administrativos. A intervenção completa representa um investimento do Governo do Estado de R$ 58,4 milhões apenas em obras.
A secretária Roberta Santana afirmou que esta é a primeira etapa do que será praticamente um novo hospital. “A gente fica feliz em poder colocar à disposição da população uma assistência qualificada. Essa é a regionalização e interiorização dos serviços da saúde. Esse é um pedido do governador Jerônimo. É muito bom caminhar ao lado dos municípios” completou Roberta Santana.
Para o prefeito Augusto Castro, essa é uma importante parceria com o Governo do Estado. “Saúde não se faz sozinho. Este é um equipamento para cuidar e acolher a população”, declarou.
Essa é a primeira vez que o Hospital de Base passa por uma reforma para a modernização de suas instalações desde que foi inaugurada em 27 de setembro de 1998. As obras de ampliação já estão com 22% concluídas, a partir de agora, será iniciada a construção do novo prédio, seguida de reformas pontuais em sua parte interna.
Mesmo com as intervenções, o Hospital de Base, referência no SUS do estado, continua em pleno funcionamento, prestando assistência a população.
Ampliação da assistência
A entrega dos leitos no Hospital de Base é mais uma ação de reforço da assistência na região sul do estado, que recentemente teve um investimento de R$3 milhões para a primeira etapa da requalificação do Hospital São Lucas.
A intervenção aprimorou a infraestrutura e os serviços oferecidos na unidade, com 27 leitos de internação clínica, sendo um de isolamento, e áreas de apoio, como setor de nutrição e a central de material e esterilização. As melhorias, viabilizadas por meio de uma parceria entre o Governo do Estado, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) e a Prefeitura, incluíram a modernização da estrutura, a aquisição de equipamentos médicos de última geração e a implementação de novos protocolos de atendimento. O hospital terá 100% dos serviços destinados aos usuários do SUS.
Cultura: Léo Novais apresenta o projeto “CarNovais” à Deputada Soane Galvão; a parlamentar dará seu apoio
O produtor cultural, Leo Novais, reuniu-se na manhã desta segunda-feira (4), com a Deputada Estadual Soane Galvão, em busca de viabilizar apoio ao evento “CARNOVAIS”, que será realizado em Comandatuba, na cidade de Una, no dia 17 de fevereiro de 2024. O evento já virou tradição no distrito, indo para sua terceira edição.
Reconhecendo a importância cultural e econômica deste evento para a região, Soane se comprometeu em dar seu apoio ao “CARNOVAIS” para o fortalecimento da tradição carnavalesca local.

Foto: Deputada Soane Galvão e Leo Novais.
O “CARNOVAIS” surge como uma iniciativa fundamental para preencher a lacuna de atividades carnavalescas na cidade, proporcionando momentos de alegria, diversão e expressão da rica cultura regional. A Deputada Soane Galvão reconhece a relevância de preservar e promover as manifestações culturais que refletem a identidade única de nossa comunidade.
Além de seu apoio incondicional à preservação cultural, a Deputada destaca a contribuição econômica que eventos como este oferecem à região. O “CARNOVAIS” não apenas fortalece a identidade local, mas também impulsiona a economia de Una, gerando oportunidades de negócios e promovendo o turismo na área.
O CarNovais nasceu da ideia de trazer um evento carnavalesco à cidade de Una, trazendo uma mistura do carnaval tradicional, onde pessoas vão fantasiadas, e também uma pegada mais atual, valorizando artistas da região de diversos segmentos, disse o produtor do evento, Léo Novais.
Ver essa foto no Instagram
Ilhéus: Soane Galvão candidata a prefeita em 2024? Entenda
Soane Galvão, deputada estadual e esposa do atual prefeito de Ilhéus, Mario Alexandre, falou no podcast ElasPod, apresentado por Charliane Sousa e Larissa Araújo, sobre a possibilidade de se candidatar a prefeita nas eleições de 2024, entretanto, enfrenta o desafio da inelegibilidade reflexa, um termo que se refere à ineligibilidade do cônjuge, parentes consanguíneos ou afins até o segundo grau dos chefes do Poder Executivo.
Soane Galvão esclareceu que, de acordo com a legislação, há uma brecha para contornar a inelegibilidade reflexa. Ela citou uma parte da lei que permite ao prefeito se afastar seis meses antes das eleições, possibilitando assim que ela concorra ao cargo sem ferir as restrições legais. No entanto, enfatizou que a decisão sobre esse afastamento é exclusiva de Mario Alexandre, conhecido como Marão, e não dela.
A pergunta é: Marão vai se afastar? quem decide o destino de Ilhéus é o prefeito, ele é quem vai saber o que vai fazer. E hoje, o que ele fala é “eu não vou falar de política, política é ano que vem, vamos trabalhar”.
Confira a fala da deputada:
Ver essa foto no Instagram
Réveillon 2024: Ilhéus está entre os destinos mais procurados pelos brasileiros, segundo a CNN

Foto: Neto Carriço
Com o fim de ano se aproximando, o brasileiro começa a procurar o destino para pular as 7 ondinhas e a cidade de Ilhéus está entre os destinos mais procurados para passar o Réveillon 2024, segundo o site ViajaNet, a notícia foi divulgada pela emissora CNN. A agência fez um levantamento do volume de pacotes de viagens (passagens e hospedagens) entre 23 de dezembro de 2023 a 01 de janeiro de 2024. Os destinos que têm praias dominou a lista. Confira:
Ilhéus (Bahia, Brasil): Conhecida por suas belas praias e cidades históricas, Ilhéus atrai turistas que buscam um Réveillon tranquilo em um cenário tropical.
Porto de Galinhas (Pernambuco, Brasil): Famosa por suas piscinas naturais de águas claras, Porto de Galinhas é uma escolha popular para quem procura praias paradisíacas e uma animada celebração de Ano Novo.
Natal (Rio Grande do Norte, Brasil): A capital potiguar é conhecida por suas dunas, praias encantadoras e clima acolhedor. O Réveillon em Natal geralmente inclui festas à beira-mar.
Nova Iorque (Estados Unidos): A Times Square em Nova Iorque é famosa por sua festa de Ano Novo, com a famosa queda da bola à meia-noite, atraindo milhares de pessoas de todo o mundo.
Gramado (Rio Grande do Sul, Brasil): Conhecida por seu clima europeu e decoração natalina encantadora, Gramado oferece um Réveillon romântico e charmoso, especialmente na famosa Rua Coberta.
Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil): A famosa festa na Praia de Copacabana é uma das mais icônicas do mundo, atraindo multidões para celebrar o Ano Novo com fogos de artifício deslumbrantes.
Punta Cana (República Dominicana): Destino caribenho popular, Punta Cana oferece praias de areia branca, águas cristalinas e resorts luxuosos para uma celebração tropical.
Riviera Maya (México): Conhecida por suas praias deslumbrantes e sítios arqueológicos, a Riviera Maya oferece uma mistura de cultura e relaxamento para os turistas.
Buenos Aires (Argentina): A capital argentina oferece uma atmosfera animada durante as festividades de Ano Novo, com fogos de artifício e festas em diversos pontos da cidade.
Foz do Iguaçu (Paraná, Brasil): Além das famosas Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu também oferece opções de celebração de Réveillon, geralmente com eventos especiais e queima de fogos.
Ilhéus: Mário Alexandre prestigia formatura de nova turma de sargentos da PMBA e recebe homenagem do CPRS

Na manhã desta quarta-feira (29), o prefeito Mário Alexandre participou da solenidade de formatura do Curso Especial de Formação de Sargentos (CEFS) da PMBA 2023.4. A cerimônia aconteceu no 2º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação, na Barra do Itaípe, com a presença de diversas autoridades, familiares e amigos dos formandos.
O chefe do Executivo destacou a parceria da Polícia Militar nas ações do Município. “Parabenizo os novos sargentos, que com muita dedicação exercem suas atividades sempre em prol do bem-estar da comunidade baiana. Agradeço em especial ao coronel Vanderval, que tem sido um grande parceiro da Prefeitura para garantir a segurança da nossa população e a proteção ao patrimônio público”.

Ao todo se formaram 31 novos sargentos que foram designados para servir na cidade e nas demais localidades que integram a área de responsabilidade da 4ª Região da Polícia Militar (4ª RPM).
Duas décadas do CPRS
Após a formatura dos novos sargentos, o prefeito participou da cerimônia de encerramento das atividades alusivas aos 21 anos de criação do Comando de Policiamento da Região Sul (CPRS), no bairro Iguape. Desde 2021, a unidade é comandada pelo coronel PM Vanderval Menezes.
Durante o evento, Mário Alexandre e a deputada estadual Soane Galvão, que foi representada pelo gestor, receberam homenagens como reconhecimento pelas atividades realizadas em parceria com a instituição.
“Externo minha admiração e gratidão a todos os guerreiros que já passaram e ainda estão prestando serviço para nossa população através do CPRS. Que Deus possa continuar abençoando e protegendo cada um”, disse. Na ocasião, os atletas militares que participaram da 3ª edição da Adventure Race – Meia Maratona do Cacau foram premiados com medalhas.
Feriado: Dia da Consciência Negra torna-se feriado nacional, saiba deputados que votaram contrário
Com 286 votos favoráveis e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (29), um projeto de lei que institui o dia 20 de novembro como feriado nacional para celebrar o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. O Senado já havia aprovado o texto em 2021, e agora ele aguarda a sanção presidencial.
Apenas dois partidos, o Novo e o PL, orientaram suas bancadas a votar contra o projeto.
A aprovação do projeto atende a uma demanda da recém-criada bancada negra da Câmara, que solicitou ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), que colocasse a matéria em votação.
Deputados que votaram contrário a tornar o Dia da Consciência feriado:
1 deputado da Bahia votou contra: Capitão Alden, PL
| Avante | ||
| Greyce Elias | MG | Não |
| Cidadania | ||
| Any Ortiz | RS | Não |
| MDB | ||
| Cobalchini | SC | Não |
| Delegado Palumbo | SP | Não |
| Lucio Mosquini | RO | Não |
| Márcio Biolchi | RS | Não |
| Márcio Correa | GO | Não |
| Marussa Boldrin | GO | Não |
| Otoni de Paula | RJ | Não |
| Pezenti | SC | Não |
| Thiago Flores | RO | Não |
| Novo | ||
| Adriana Ventura | SP | Não |
| Gilson Marques | SC | Não |
| Marcel van Hattem | RS | Não |
| Patriota | ||
| Magda Mofatto | GO | Não |
| PL | ||
| Abilio Brunini | MT | NÃO |
| Adilson Barroso | SP | Não |
| Alberto Fraga | DF | Não |
| Amália Barros | MT | Não |
| André Fernandes | CE | Não |
| Bia Kicis | DF | Não |
| Bibo Nunes | RS | Não |
| Cabo Gilberto Silva | PB | Não |
| Capitão Alberto Neto | AM | Não |
| Capitão Alden | BA | Não |
| Carla Zambelli | SP | Não |
| Carlos Jordy | RJ | Não |
| Caroline de Toni | SC | Não |
| Chris Tonietto | RJ | Não |
| Coronel Chrisóstomo | RO | Não |
| Coronel Fernanda | MT | Não |
| Coronel Meira | PE | Não |
| Daniel Freitas | SC | Não |
| Daniela Reinehr | SC | Não |
| Delegado Caveira | PA | Não |
| Delegado Éder Mauro | PA | Não |
| Delegado Paulo Bilynskyj | SP | Não |
| Delegado Ramagem | RJ | Não |
| Domingos Sávio | MG | Não |
| Dr. Jaziel | CE | Não |
| Eros Biondini | MG | Não |
| Fernando Rodolfo | PE | Não |
| Filipe Barros | PR | Não |
| Filipe Martins | TO | Não |
| General Girão | RN | Não |
| General Pazuello | RJ | Não |
| Gilvan da Federal | ES | Não |
| Giovani Cherini | RS | Não |
| Gustavo Gayer | GO | Não |
| Helio Lopes | RJ | Não |
| Icaro de Valmir | SE | Não |
| Jorge Goetten | SC | Não |
| José Medeiros | MT | Não |
| Julia Zanatta | SC | Não |
| Junio Amaral | MG | Não |
| Lincoln Portela | MG | Não |
| Luiz Lima | RJ | Não |
| Luiz Philippe de Orleans e Bragança | SP | Não |
| Marcelo Álvaro Antônio | MG | Não |
| Marcelo Moraes | RS | Não |
| Marcio Alvino | SP | Não |
| Marcos Pollon | MS | Não |
| Mario Frias | SP | Não |
| Nikolas Ferreira | MG | Não |
| Pastor Gil | MA | Não |
| Paulo Freire Costa | SP | Não |
| Professor Alcides | GO | Não |
| Ricardo Salles | SP | Não |
| Roberto Monteiro Pai | RJ | Não |
| Rodolfo Nogueira | MS | Não |
| Rosângela Reis | MG | Não |
| Sargento Gonçalves | RN | Não |
| Silvia Cristina | RO | Não |
| Silvia Waiãpi | AP | Não |
| Sonize Barbosa | AP | Não |
| Vermelho | PR | Não |
| Vinicius Gurgel | AP | Não |
| Wellington Roberto | PB | Não |
| Zé Trovão | SC | Não |
| PODEMOS | ||
| Mauricio Marcon | RS | Não |
| Sargento Portugal | RJ | Não |
| PP | ||
| Clarissa Tércio | PE | Não |
| Coronel Telhada | SP | Não |
| Da Vitoria | ES | Não |
| Dilceu Sperafico | PR | Não |
| Dr. Allan Garcês | MA | Não |
| Dr. Luiz Ovando | MS | Não |
| Evair Vieira de Melo | ES | Não |
| Gerlen Diniz | AC | Não |
| Tião Medeiros | PR | Não |
| PSD | ||
| Diego Andrade | MG | Não |
| Ismael Alexandrino | GO | Não |
| Paulo Litro | PR | Não |
| Reinhold Stephanes | PR | Não |
| Sargento Fahur | PR | Não |
| Sidney Leite | AM | Não |
| PSDB | ||
| Beto Richa | PR | Não |
| Daniel Trzeciak | RS | Não |
| Geovania de Sá | SC | Não |
| Geraldo Resende | MS | Não |
| Lucas Redecker | RS | Não |
| PT | ||
| Carlos Zarattini | SP | Não |
| REPUBLICANOS | ||
| Augusto Coutinho | PE | Não |
| Franciane Bayer | RS | Não |
| Gilberto Abramo | MG | Não |
| Luis Carlos Gomes | RJ | Não |
| Maria Rosas | SP | Não |
| Messias Donato | ES | Não |
| Prof. Paulo Fernando | DF | Não |
| Roberto Duarte | AC | Não |
| Ronaldo Nogueira | RS | Não |
| Silas Câmara | AM | Não |
| Zucco | RS | Não |
| Coronel Assis | MT | Não |
| Delegado Marcelo Freitas | MG | Não |
| Dr. Fernando Máximo | RO | Não |
| Dr. Zacharias Calil | GO | Não |
| Nicoletti | RR | Não |
| Padovani | PR | Não |
| Pastor Diniz | RR | Não |
| Rosângela Moro | SP | Não |













